segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PROJETO OS TRÊS PORQUINHOS - LITERATURA INFANTIL


TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ALINE, JENIFER E ISOLDE

JUSTIFICATIVA:Sabemos que quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dessa criança tornar-se um adulto leitor. Desta forma, sentimos a necessidade de trabalhar o clássico infantil “Os três porquinhos” a fim de despertar o gosto e o prazer pela leitura, estimulando a criatividade, curiosidade e imaginação das crianças. 

OBJETIVO GERAL: Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Estimular o gosto pelas histórias;
·         Estimular a imaginação das crianças;
·         Estimular a linguagem oral;
·         Desenvolver a atenção;
·         Oportunizar novos conhecimentos, habilidades, pensamentos lógicos através do reconto da história, dramatização e música;

CONTEÚDOS:
·         Brincar com as demais crianças do grupo, a fim de interagir e socializar-se.( Identidade e Autonomia)
·         Exploração de diferentes materiais. (Artes Visuais)
·         Observação e conversação de diferentes imagens e objetos. (Artes visuais)
·         Interpretação e dramatização musical. (música)
·         Coordenação motora. (movimento)
·         Comunicação. (linguagem)
·         Noções de espaço. ( matemática)

METODOLOGIA:
·         Contação da história “OS TRÊS PORQUINHOS” através de livros, avental literário e fantoches.
·         Confecção do livro com a família;
·         Vídeo e música sobre a história;
·         Arte e pintura (confeccionar o porquinho para exposição do mural) com carimbo de mãos e pintura em prato de papelão;
·         Expressão corporal através da música dos três porquinhos;
·         Explorar gravuras da história.

AVALIAÇÃO:
·         Brinca com outras crianças ( de seu grupo e de outras salas);
·         Experimenta e explora diferentes materiais;
·         Identifica imagens nos mais diversos contextos como: DVD,desenhos, livros e histórias;
·         Participa de brincadeiras musicais;
·         Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora ampla e fina;
·         Demonstra expressão facial,imita sons,palavras, balbucia, estabelece relação entre palavra e sentido;
·         Apresenta primeiras noções espaciais em brincadeiras que solicitem ordens como: pegue o brinquedo dentro da caixa;


CRONOGRAMA  20 dias








































Um comentário: