TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: DILVA, ROSELI, VALMIRA, KÁTIA
PROBLEMA: Como posso conhecer as
cores e formas?
JUSTIFICATIVA: As cores e as
formas fazem parte do nosso dia a dia. As crianças pequenas são sempre atraídas
por objetos coloridos bem como objetos de várias formas. É importante trabalhar
cores e formas com as crianças, pois a faixa etária do maternal II é marcada
pelas experiências sensoriais. Neste sentido, oportunizar para as crianças
momentos significativos de aprendizagem através do lúdico explorando e
propiciando o contato de diferentes materiais existentes na sala e no ambiente
do CEI é fundamental para que as crianças tenham momentos agradáveis que
resultarão em aprendizagem significativa.
OBJETIVO GERAL: Propiciar a
criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que
compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identificá-la.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Conhecer as cores: amarelo,
azul, verde e vermelho, e as formas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
*Desenvolver a percepção visual,
auditiva e tátil;
*Criar trabalhos de artes
utilizando a linguagem dos desenhos, da pintura da colagem e da construção;
*Ampliar o vocabulário;
*Organizar momentos de fala e de
escuta;
CONTEÚDOS:
Exploração de espaços, iniciativa
para fazer escolhas, família. (Identidade e Autonomia)
Exploração de diferentes
materiais; fazer artístico, modelagem objetos com as mãos utilizando massa de
modelar, argila, areia molhada, papel picado. (artes visuais)
Linguagem musical; expressão oral
e corporal. (Música)
Comunicação; gênero e formas de
expressão; contação de história. (linguagem)
Escola, família e comunidade. (natureza
e sociedade)
Formas geométricas,
classificação, comparação, cores. (matemática)
Percepção do ritmo, corpo humano.
(corpo e movimento)
METODOLOGIA:
*Desenhar em papel Kraft as
formas geométricas;
*Recortar e colar no chão da sala
as formas geométricas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) cada qual com
cores diferentes e cobrir com papel contacti transparente. Obs: a partir desta
atividade explorar com as crianças os nomes
e as formas do desenho: Davi vai dentro do círculo vermelho e assim
sucessivamente.
*Pedir para as crianças colocarem
objetos da mesma cor que está pintada a forma no chão;
*Jogar a bola no cesto pedir para
as crianças jogar, por exemplo, a bola verde no cesto;
*Confeccionar um quebra cabeça
com as formas geométricas;
*Confeccionar um jogo da memória
com as cores que serão trabalhadas;
*Identificar na sala onde podemos
encontrar as formas geométricas;
*Confeccionar um porta-lápis
utilizando rolos de papéis higiênicos os mesmos serão pintados com as cores que
serão trabalhadas no projeto;
*Encapar diversas caixas de leite
e pintá-las das cores que serão trabalhadas, verde, amarelo e vermelho (com
estas caixas poderão ser trabalhadas atividades de empilhar, seriação e
classificação);
*Confeccionar um palhaço com as
formas;
*Passeio até o semáforo para
identificar as cores;
* Pintar folhas brancas com lápis
de cor e giz de cera;
*Confeccionar um mural com figuras
geométricas e fixar na sala;
*Brincar com massinha de modelar
nomeando as cores e pedindo para que façam as formas geométricas;
*Confeccionar um arco íris com as
crianças;
*Ouvir música “Aquarela”.
Registrar usando lápis de cor;
*Fazer um piquenique no bosque e
realizar a degustação de frutas e outros alimentos instigando as crianças a
falar o nome das cores;
*Brincar de bolinha de sabão e
enfatizar o seu colorido;
*Contar histórias relacionadas ao
tema/projeto. (flicts de Ziraldo);
*Trabalhar as músicas: meu
pintinho amarelinho; tomatinho vermelho e se eu fosse um peixinho;
*Trabalhar as cores com gelatina;
*Conhecendo as cores no plástico
zíper.
AVALIAÇÃO:
*Experimenta e explora com prazer
diferentes materiais;
*Identificar e falar sobre as
imagens que vê;
*Brinca e reconhece as formas e
cores;
*Observa e relaciona as imagens;
*Memoriza canções ou versos
reproduzindo parte dele;
*Nomeia e identifica objetos;
*Demonstra coordenação motora
fina (encaixar, empilhar e manusear);
*Demonstra capacidade de
memorização;
*Organiza objetos de diferentes
cores e formas;
CRONOGRAMA: 18 de julho a 12
agosto.
Avaliação:
As cores e formas fazem parte do
nosso dia a dia, com este projeto oportunizamos as crianças momentos de
aprendizagem sempre através do lúdico. Às atividades propostas foram bem
aceitas pelas nossas crianças, mas a que mais atraiu a atenção de todos foi
conhecendo as cores onde cada criança escolhia três cores que foram colocadas
dentro do plástico de zíper onde depois eles brincaram misturando as cores e
desenhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário