terça-feira, 30 de agosto de 2016

PROJETO BRINCANDO COM CORES E FORMAS


TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: DILVA, ROSELI, VALMIRA, KÁTIA

PROBLEMA: Como posso conhecer as cores e formas?

JUSTIFICATIVA: As cores e as formas fazem parte do nosso dia a dia. As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos bem como objetos de várias formas. É importante trabalhar cores e formas com as crianças, pois a faixa etária do maternal II é marcada pelas experiências sensoriais. Neste sentido, oportunizar para as crianças momentos significativos de aprendizagem através do lúdico explorando e propiciando o contato de diferentes materiais existentes na sala e no ambiente do CEI é fundamental para que as crianças tenham momentos agradáveis que resultarão em aprendizagem significativa.

OBJETIVO GERAL: Propiciar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identificá-la.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Conhecer as cores: amarelo, azul, verde e vermelho, e as formas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
*Desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil;
*Criar trabalhos de artes utilizando a linguagem dos desenhos, da pintura da colagem e da construção;
*Ampliar o vocabulário;
*Organizar momentos de fala e de escuta;
               
CONTEÚDOS:
Exploração de espaços, iniciativa para fazer escolhas, família. (Identidade e Autonomia)
Exploração de diferentes materiais; fazer artístico, modelagem objetos com as mãos utilizando massa de modelar, argila, areia molhada, papel picado. (artes visuais)
Linguagem musical; expressão oral e corporal. (Música)
Comunicação; gênero e formas de expressão; contação de história. (linguagem)
Escola, família e comunidade. (natureza e sociedade)
Formas geométricas, classificação, comparação, cores. (matemática)
Percepção do ritmo, corpo humano. (corpo e movimento)

METODOLOGIA:
*Desenhar em papel Kraft as formas geométricas;
*Recortar e colar no chão da sala as formas geométricas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) cada qual com cores diferentes e cobrir com papel contacti transparente. Obs: a partir desta atividade explorar com as crianças os nomes  e as formas do desenho: Davi vai dentro do círculo vermelho e assim sucessivamente.
*Pedir para as crianças colocarem objetos da mesma cor que está pintada a forma no chão;
*Jogar a bola no cesto pedir para as crianças jogar, por exemplo, a bola verde no cesto;
*Confeccionar um quebra cabeça com as formas geométricas;
*Confeccionar um jogo da memória com as cores que serão trabalhadas;
*Identificar na sala onde podemos encontrar as formas geométricas;
*Confeccionar um porta-lápis utilizando rolos de papéis higiênicos os mesmos serão pintados com as cores que serão trabalhadas no projeto;
*Encapar diversas caixas de leite e pintá-las das cores que serão trabalhadas, verde, amarelo e vermelho (com estas caixas poderão ser trabalhadas atividades de empilhar, seriação e classificação);
*Confeccionar um palhaço com as formas;
*Passeio até o semáforo para identificar as cores;
* Pintar folhas brancas com lápis de cor e giz de cera;
*Confeccionar um mural com figuras geométricas e fixar na sala;
*Brincar com massinha de modelar nomeando as cores e pedindo para que façam as formas geométricas;
*Confeccionar um arco íris com as crianças;
*Ouvir música “Aquarela”. Registrar usando lápis de cor;
*Fazer um piquenique no bosque e realizar a degustação de frutas e outros alimentos instigando as crianças a falar o nome das cores;
*Brincar de bolinha de sabão e enfatizar o seu colorido;
*Contar histórias relacionadas ao tema/projeto. (flicts de Ziraldo);
*Trabalhar as músicas: meu pintinho amarelinho; tomatinho vermelho e se eu fosse um peixinho;
*Trabalhar as cores com gelatina;
*Conhecendo as cores no plástico zíper.

AVALIAÇÃO:
*Experimenta e explora com prazer diferentes materiais;
*Identificar e falar sobre as imagens que vê;
*Brinca e reconhece as formas e cores;
*Observa e relaciona as imagens;
*Memoriza canções ou versos reproduzindo parte dele;
*Nomeia e identifica objetos;
*Demonstra coordenação motora fina (encaixar, empilhar e manusear);
*Demonstra capacidade de memorização;
*Organiza objetos de diferentes cores e formas;

CRONOGRAMA: 18 de julho a 12 agosto.

Avaliação:

As cores e formas fazem parte do nosso dia a dia, com este projeto oportunizamos as crianças momentos de aprendizagem sempre através do lúdico. Às atividades propostas foram bem aceitas pelas nossas crianças, mas a que mais atraiu a atenção de todos foi conhecendo as cores onde cada criança escolhia três cores que foram colocadas dentro do plástico de zíper onde depois eles brincaram misturando as cores e desenhando.









Nenhum comentário:

Postar um comentário