TURMA: JARDIM A MATUTINO
PROFESSORAS: FRANCIELE WULF E SUSANE LUBAWSKI
Problema: O que é meio ambiente e como preservá-lo?
Justificativa: Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de
forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e
valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos
recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. Por isso, parte do
C.E.I. juntamente com as professoras a ideia de desenvolver um projeto
abordando o meio ambiente. Para que as crianças conheçam a importância de
preservar, reciclar e diminuir desperdícios. Além disso, dia 5 de junho
comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveitando a data abordaremos o
tema com as crianças. Meio ambiente é um tema que chama atenção das crianças,
pois envolve os elementos da natureza, os animais, flora, etc. Com a iniciativa
do projeto pode surgir novas ideias e curiosidades para aprofundarmos em outra
oportunidade.
Objetivo Geral: Perceber-se integrante, dependente e agente
transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre
eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
Objetivos Específicos:
·
Valorizar o meio ambiente;
·
Identificar-se como parte integrante do meio
ambiente;
·
Se reconhecer como agente transformador do meio
ambiente;
·
Perceber os cuidados necessários para a
preservação do meio ambiente;
·
Trabalhar o respeito com a natureza;
·
Trabalhar as diversas formas de vida existentes
no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
Conteúdos:
·
Comunicação e expressão: Oral, corporal,
escrita, exploração do espaço (Identidade e Autonomia);
·
Manipulação e exploração de materiais, fazer
artístico (Artes Visuais);
·
Expressão oral e corporal, brincadeiras e
cantigas musicais (Música);
·
Linguagem oral e corporal, comunicação,
literatura infantil (Linguagem);
·
Seres vivos, consciência ecológica, comunidade,
meio ambiente (Natureza e Sociedade);
·
Noções de espaço (Matemática);
·
Coordenação motora fina e ampla, expressividade
(Corpo e Movimento)
Metodologia:
·
Roda de conversa sobre o meio ambiente: o que é
meio ambiente? Quem faz parte do meio ambiente? Porque será que ele é
importante?
·
Roda de conversa sobre reciclagem: você sabe o
que é reciclagem? Porque reciclar é importante?
·
Conhecer as cores das lixeiras e sua
classificação (amarelo metal, azul papel, verde vidro, marrom material
orgânico);
·
Criar um mural com as cores das lixeiras;
·
Passear pelos arredores do C.E.I. procurando
lixeiras, observando suas cores. No passeio, procurar lixos jogados, propor as
crianças que recolham e coloquem em suas devidas lixeiras;
·
Confeccionar cartazes com alguns cuidados que
devemos ter com as plantas, elencados pelas crianças;
·
Passear pelos arredores do C.E.I. recolhendo e
coletando folhas para confecção de um mural do Dia Mundial do Meio Ambiente;
·
Confeccionar o livro do meio ambiente;
·
Atividade recorte e colagem: procurar em
revistas elementos da natureza e elementos que não são da natureza;
·
Realizar a atividade “arte com Folhas”;
·
Exploração da trilha sensorial no bosque do
C.E.I;
·
Incentivar as crianças a ter mais cuidados com
as plantas, árvores e jardim do C.E.I.;
·
Confecção de atividades diversas utilizando
materiais reciclados: peixes com tampinhas, árvore de caixa de ovo, brinquedo
com litro de amaciante, etc;
·
Confecção de um cartaz utilizando carimbo de
dedos;
·
Manusear massinha de modelar;
·
Atividades impressas sobre preservação;
·
Atividade impressa da plantinha: levar a gota da
água até a plantinha;
·
Contação de histórias com o tema meio ambiente;
·
Visualizar vídeos sobre preservação do meio
ambiente;
·
Assistir filmes com o tema preservação e meio
ambiente;
·
Cantar músicas envolvendo o tema meio ambiente;
·
Brincar nos espaços externos do C.E.I.
preservando o mesmo;
·
Brincadeiras de faz de conta, brincadeiras
livres, brincadeiras dirigidas.
Cronograma: 06/06 à 29/07
Avaliação:
A avaliação aconteceu no decorrer
do projeto, mediante acompanhamento e registro dos seguintes itens:
·
Manipula e explora com prazer materiais
variados;
·
Cria trabalhos de arte;
·
Participa de brincadeiras e cantigas musicais;
·
Utiliza a linguagem oral para conversar e
expressar suas ideias, desejos, opiniões, preferências e relatar fatos;
·
Responde a perguntas dirigidas;
·
Interage com seres vivos apresentados;
·
Nomeia e reconhece alguns animais e plantas;
·
Demonstra interesse em preservar o meio ambiente
e o espaço onde vive;
·
Brinca reconhecendo a natureza e a sociedade em
que vive;
·
Demonstra coordenação motora fina e ampla;
Durante o projeto percebemos que
as crianças se interessam por tudo o que está relacionado à natureza: fauna,
flora e demais elementos da natureza. Algumas crianças já apresentavam noção de
preservação ambiental, já sabiam que não devíamos jogar lixo no chão, que os
rios não podiam ser poluídos e que devíamos economizar a água. Com o decorrer
do projeto, instigamos ainda mais esse cuidado nas crianças. Procuramos mostrar
como se separa o lixo nas lixeiras corretas, como agimos diante das plantas do
C.E.I. e também nos demais espaços, como utilizamos a água ao escovar os dentes
e lavar as mãos. No meio desse processo, observamos que as crianças já
comentavam com os colegas: “Fecha a torneira”, “Não arranca folhas da
plantinha”, “Joga seu papel no lixo”. Acreditamos que essas atitudes são muito
importantes e que serão levadas para a vida toda, pois preservar o ambiente em
que vivemos é fundamental. Além disso, percebemos que as crianças ficaram mais
cuidadosas com o espaço do C.E.I. Consideramos que o projeto foi muito
proveitoso e importante para as crianças e também para a comunidade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário