terça-feira, 30 de agosto de 2016

PROJETO MEIO AMBIENTE: DESCOBRINDO, BRINCANDO, RECICLANDO E PRESERVANDO.


TURMA: JARDIM A MATUTINO
PROFESSORAS: FRANCIELE WULF E SUSANE LUBAWSKI

Problema: O que é meio ambiente e como preservá-lo?

Justificativa: Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. Por isso, parte do C.E.I. juntamente com as professoras a ideia de desenvolver um projeto abordando o meio ambiente. Para que as crianças conheçam a importância de preservar, reciclar e diminuir desperdícios. Além disso, dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveitando a data abordaremos o tema com as crianças. Meio ambiente é um tema que chama atenção das crianças, pois envolve os elementos da natureza, os animais, flora, etc. Com a iniciativa do projeto pode surgir novas ideias e curiosidades para aprofundarmos em outra oportunidade.

Objetivo Geral: Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

Objetivos Específicos:
·         Valorizar o meio ambiente;
·         Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
·         Se reconhecer como agente transformador do meio ambiente;
·         Perceber os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente;
·         Trabalhar o respeito com a natureza;
·         Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;

Conteúdos:
·         Comunicação e expressão: Oral, corporal, escrita, exploração do espaço (Identidade e Autonomia);
·         Manipulação e exploração de materiais, fazer artístico (Artes Visuais);
·         Expressão oral e corporal, brincadeiras e cantigas musicais (Música);
·         Linguagem oral e corporal, comunicação, literatura infantil (Linguagem);
·         Seres vivos, consciência ecológica, comunidade, meio ambiente (Natureza e Sociedade);
·         Noções de espaço (Matemática);
·         Coordenação motora fina e ampla, expressividade (Corpo e Movimento)

Metodologia:
·         Roda de conversa sobre o meio ambiente: o que é meio ambiente? Quem faz parte do meio ambiente? Porque será que ele é importante?
·         Roda de conversa sobre reciclagem: você sabe o que é reciclagem? Porque reciclar é importante?
·         Conhecer as cores das lixeiras e sua classificação (amarelo metal, azul papel, verde vidro, marrom material orgânico);
·         Criar um mural com as cores das lixeiras;
·         Passear pelos arredores do C.E.I. procurando lixeiras, observando suas cores. No passeio, procurar lixos jogados, propor as crianças que recolham e coloquem em suas devidas lixeiras;
·         Confeccionar cartazes com alguns cuidados que devemos ter com as plantas, elencados pelas crianças;
·         Passear pelos arredores do C.E.I. recolhendo e coletando folhas para confecção de um mural do Dia Mundial do Meio Ambiente;
·         Confeccionar o livro do meio ambiente;
·         Atividade recorte e colagem: procurar em revistas elementos da natureza e elementos que não são da natureza;
·         Realizar a atividade “arte com Folhas”;
·         Exploração da trilha sensorial no bosque do C.E.I;
·         Incentivar as crianças a ter mais cuidados com as plantas, árvores e jardim do C.E.I.;
·         Confecção de atividades diversas utilizando materiais reciclados: peixes com tampinhas, árvore de caixa de ovo, brinquedo com litro de amaciante, etc;
·         Confecção de um cartaz utilizando carimbo de dedos;
·         Manusear massinha de modelar;
·         Atividades impressas sobre preservação;
·         Atividade impressa da plantinha: levar a gota da água até a plantinha;
·         Contação de histórias com o tema meio ambiente;
·         Visualizar vídeos sobre preservação do meio ambiente;
·         Assistir filmes com o tema preservação e meio ambiente;
·         Cantar músicas envolvendo o tema meio ambiente;
·         Brincar nos espaços externos do C.E.I. preservando o mesmo;
·         Brincadeiras de faz de conta, brincadeiras livres, brincadeiras dirigidas.

Cronograma: 06/06 à 29/07

Avaliação:
A avaliação aconteceu no decorrer do projeto, mediante acompanhamento e registro dos seguintes itens:
·         Manipula e explora com prazer materiais variados;
·         Cria trabalhos de arte;
·         Participa de brincadeiras e cantigas musicais;
·         Utiliza a linguagem oral para conversar e expressar suas ideias, desejos, opiniões, preferências e relatar fatos;
·         Responde a perguntas dirigidas;
·         Interage com seres vivos apresentados;
·         Nomeia e reconhece alguns animais e plantas;
·         Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
·         Brinca reconhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
·         Demonstra coordenação motora fina e ampla;

Durante o projeto percebemos que as crianças se interessam por tudo o que está relacionado à natureza: fauna, flora e demais elementos da natureza. Algumas crianças já apresentavam noção de preservação ambiental, já sabiam que não devíamos jogar lixo no chão, que os rios não podiam ser poluídos e que devíamos economizar a água. Com o decorrer do projeto, instigamos ainda mais esse cuidado nas crianças. Procuramos mostrar como se separa o lixo nas lixeiras corretas, como agimos diante das plantas do C.E.I. e também nos demais espaços, como utilizamos a água ao escovar os dentes e lavar as mãos. No meio desse processo, observamos que as crianças já comentavam com os colegas: “Fecha a torneira”, “Não arranca folhas da plantinha”, “Joga seu papel no lixo”. Acreditamos que essas atitudes são muito importantes e que serão levadas para a vida toda, pois preservar o ambiente em que vivemos é fundamental. Além disso, percebemos que as crianças ficaram mais cuidadosas com o espaço do C.E.I. Consideramos que o projeto foi muito proveitoso e importante para as crianças e também para a comunidade em geral.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário