APRENDENDO
A EQUILIBRAR-SE
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Professora: Carina
Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA
Como
melhorar o equilíbrio brincando nas aulas de educação física?
JUSTIFICATIVA
Durante as brincadeiras nas aulas de educação física,
observou-se que a maioria das crianças do pré-escolar apresentava bastante
dificuldade em equilibrar-se. Então, foi pensado em trabalhar várias atividades
físico-motoras, que pudessem melhorar o equilíbrio das crianças e que as mesmas
fizessem isso brincando.
OBJETIVO
GERAL
Realizar atividades de coordenação, a fim de melhorar o
equilíbrio, brincando nas aulas de educação física.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ensinar as crianças passarem em cima da
corda;
Treinar o equilíbrio com a ajuda de
materiais: cone e bola;
Trabalhar o equilíbrio e a concentração
equilibrando materiais;
Aprender equilibrar o próprio corpo saltando
com um pé no chão;
Desenvolver noções espaciais e equilíbrio
utilizando o banco.
CONTEÚDOS
Capacidades físico-motoras:
Equilíbrio dinâmico;
Equilíbrio de materiais;
Equilíbrio de olhos fechados.
METODOLOGIA
Colocar uma corda no chão em linha reta e
outra corda fazendo curvas e cada criança passará com o pé em cima da corda,
com os braços abertos;
Andar segurando um cone pequeno (linha), com
uma bola equilibrando em cima;
Percorrer no caminho indicado pela
professora, segurando o martelo de madeira, equilibrando peças, dificultando,
de acordo com o nível de cada criança;
Realizar saltos com a perna direita em
deslocamento e também com a perna esquerda;
Passar por cima do banco de madeira, de
várias maneiras: de frente, de lado, de costas e com os olhos fechados, sempre com
os braços abertos.
CRONOGRAMA
As atividades foram realizadas nos meses de abril e maio
de dois mil e dezesseis.
ITENS
AVALIADOS
Participa e desenvolve as atividades
propostas;
Apresenta noções de lateralidade;
Apresenta facilidade em equilibrar-se;
Apresenta facilidade em saltar;
Aguarda sua vez na fila.
COMO
FOI O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto foi desenvolvido para suprir algumas
deficiências encontradas no início do ano. Foi muito gratificante ver a melhora
em algumas crianças, porém, sabemos que elas estão em processo de aprendizagem
e ainda não conseguem fazer todas as atividades com perfeição. A função do
professor e esta, proporcionar desafios para instigar o aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário