segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PROJETO: APRENDENDO A EQUILIBRAR-SE

APRENDENDO A EQUILIBRAR-SE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora: Carina Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA
Como melhorar o equilíbrio brincando nas aulas de educação física?

JUSTIFICATIVA
            Durante as brincadeiras nas aulas de educação física, observou-se que a maioria das crianças do pré-escolar apresentava bastante dificuldade em equilibrar-se. Então, foi pensado em trabalhar várias atividades físico-motoras, que pudessem melhorar o equilíbrio das crianças e que as mesmas fizessem isso brincando.

OBJETIVO GERAL
            Realizar atividades de coordenação, a fim de melhorar o equilíbrio, brincando nas aulas de educação física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*      Ensinar as crianças passarem em cima da corda;
*      Treinar o equilíbrio com a ajuda de materiais: cone e bola;
*      Trabalhar o equilíbrio e a concentração equilibrando materiais;
*      Aprender equilibrar o próprio corpo saltando com um pé no chão;
*      Desenvolver noções espaciais e equilíbrio utilizando o banco.

CONTEÚDOS
Capacidades físico-motoras:
*      Equilíbrio dinâmico;
*      Equilíbrio de materiais;
*      Equilíbrio de olhos fechados.

METODOLOGIA
*      Colocar uma corda no chão em linha reta e outra corda fazendo curvas e cada criança passará com o pé em cima da corda, com os braços abertos;
*      Andar segurando um cone pequeno (linha), com uma bola equilibrando em cima;
*      Percorrer no caminho indicado pela professora, segurando o martelo de madeira, equilibrando peças, dificultando, de acordo com o nível de cada criança;
*      Realizar saltos com a perna direita em deslocamento e também com a perna esquerda;
*      Passar por cima do banco de madeira, de várias maneiras: de frente, de lado, de costas e com os olhos fechados, sempre com os braços abertos.

CRONOGRAMA
            As atividades foram realizadas nos meses de abril e maio de dois mil e dezesseis.

ITENS AVALIADOS
*      Participa e desenvolve as atividades propostas;
*      Apresenta noções de lateralidade;
*      Apresenta facilidade em equilibrar-se;
*      Apresenta facilidade em saltar;
*      Aguarda sua vez na fila.

COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

            O projeto foi desenvolvido para suprir algumas deficiências encontradas no início do ano. Foi muito gratificante ver a melhora em algumas crianças, porém, sabemos que elas estão em processo de aprendizagem e ainda não conseguem fazer todas as atividades com perfeição. A função do professor e esta, proporcionar desafios para instigar o aprendizado.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário