TÍTULO:
BRINCANDO COM OS SONS
TURMA:
BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS:
DENISE E TÂNIA
Problema:
Que som é esse?
Justificativa:
Através do projeto “Brincando com os sons”, queremos oferecer ás crianças do
berçário a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, força
física e a possibilidade de novas experiências, permitindo-lhes conhecer
funções de seu corpo, explorando as diversas formas sonoras de expressar e
comunicar sensações.
Segundo o
R.C.N. da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se
destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas
creches. “As crianças interagem com a música. As brincadeiras e aos jogos;
cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam
e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e
significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.”
O ambiente
sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do
cotidiano fazem com que os bebês iniciem seu processo de musicalização de forma
intuitiva. Encantados com o que ouvem, os bebês tentam imitar e responder,
criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo,
responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música.
Sabemos que
brincar é, certamente a maior atração para a criança e musicalizar brincando,
torna-se um processo que completa o desenvolvimento da criança, pois vai de
encontro aos seus interesses proporcionando benefícios que ela própria não
consegue avaliar, mas consegue sentir e vivenciar.
Objetivo
geral:
Oportunizar
o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as
sensações do corpo proporcionando momentos de alegria que possibilitem um
melhor desenvolvimento da criança.
Objetivos
específicos:
·
Manipular diferentes objetos e
materiais;
·
Realizar diferentes movimentos gestuais,
visando à produção de marcas gráficas;
·
Interagir com brinquedos sonoros;
·
Explorar o corpo com voz, mãos, pés,
produzindo música;
·
Explorar diferentes sons, gêneros e
ritmos musicais;
·
Cantar, brincar e interpretar diversas
músicas a fim de desenvolver a memória musical;
Conteúdos:
·
Comunicação e expressão (linguagem
oral);
·
Fazer artístico (artes visuais);
·
Expressão oral e corporal (música);
·
Linguagem musical (música);
·
Ritmo e gêneros musicais (músicas);
Metodologia:
·
Gravação de um CD ou DVD de músicas
infantis para cada criança;
·
Cantar músicas com gestos (bater palmas,
pés, mexer a cabeça...);
·
Manipulação de instrumentos musicais;
·
Confecção de instrumento musical pela família;
·
Estimulação com músicas (rolar,
balançar);
·
Música relaxante na hora do soninho;
·
DVD musical (galinha pintadinha);
·
Utilização
da música onde seja possível incluir o nome das crianças;
·
Produção de sons com diferentes
materiais (chocalhos, copos descartáveis, garrafas pet);
·
Utilização de brinquedos que emitem som;
·
Exploração de sons altos e baixos;
·
Produção de músicas utilizando as partes
do corpo (palmas, boca, etc);
Cronograma:
Esse projeto tem
duração de 30 dias.
Avaliação:
·
Manipula brinquedos e materiais sonoros;
·
Bate palminhas;
·
Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·
Percebe variações sonoras;
·
Demonstra prazer em ouvir diferentes
músicas;
·
Reconhece, imita e reproduz sons
diferenciados;
Ao
desenvolver o projeto as crianças demonstraram interesse sobre o tema, pois
interagiam ao ouvirem sons diferenciados, perceberam os sons produzidos de
diferentes brinquedos como chocalho, pandeiro, brinquedos sonoros e outros.
Demonstravam prazer em ouvir as cantigas e assistindo DVDs musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário