segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PROJETO: BRINCANDO COM OS SONS

TÍTULO: BRINCANDO COM OS SONS
TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: DENISE E TÂNIA

Problema: Que som é esse?

Justificativa: Através do projeto “Brincando com os sons”, queremos oferecer ás crianças do berçário a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de novas experiências, permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo, explorando as diversas formas sonoras de expressar e comunicar sensações.
   Segundo o R.C.N. da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “As crianças interagem com a música. As brincadeiras e aos jogos; cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.”
   O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Encantados com o que ouvem, os bebês tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música.
   Sabemos que brincar é, certamente a maior atração para a criança e musicalizar brincando, torna-se um processo que completa o desenvolvimento da criança, pois vai de encontro aos seus interesses proporcionando benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas consegue sentir e vivenciar.

Objetivo geral:
      Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo proporcionando momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.

Objetivos específicos:
·         Manipular diferentes objetos e materiais;
·         Realizar diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
·         Interagir com brinquedos sonoros;
·         Explorar o corpo com voz, mãos, pés, produzindo música;
·         Explorar diferentes sons, gêneros e ritmos musicais;
·         Cantar, brincar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;

Conteúdos:
·         Comunicação e expressão (linguagem oral);
·         Fazer artístico (artes visuais);
·         Expressão oral e corporal (música);
·         Linguagem musical (música);
·         Ritmo e gêneros musicais (músicas);

Metodologia:
·         Gravação de um CD ou DVD de músicas infantis para cada criança;
·         Cantar músicas com gestos (bater palmas, pés, mexer a cabeça...);
·         Manipulação de instrumentos musicais;
·         Confecção de instrumento musical  pela família;
·         Estimulação com músicas (rolar, balançar);
·         Música relaxante na hora do soninho;
·         DVD musical (galinha pintadinha);
·          Utilização da música onde seja possível incluir o nome das crianças;
·         Produção de sons com diferentes materiais (chocalhos, copos descartáveis, garrafas pet);
·         Utilização de brinquedos que emitem som;
·         Exploração de sons altos e baixos;
·         Produção de músicas utilizando as partes do corpo (palmas, boca, etc);

Cronograma:
Esse projeto tem duração de 30 dias.

Avaliação:
·         Manipula brinquedos e materiais sonoros;
·         Bate palminhas;
·         Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·         Percebe variações sonoras;
·         Demonstra prazer em ouvir diferentes músicas;
·         Reconhece, imita e reproduz sons diferenciados;


        Ao desenvolver o projeto as crianças demonstraram interesse sobre o tema, pois interagiam ao ouvirem sons diferenciados, perceberam os sons produzidos de diferentes brinquedos como chocalho, pandeiro, brinquedos sonoros e outros. Demonstravam prazer em ouvir as cantigas e assistindo DVDs musicais.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário