segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PROJETO: O MUNDO DAS SENSAÇÕES

TÍTULO: O MUNDO DAS SENSAÇÕES
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: LEIDIMARA, CARLA F, SIMONE

JUSTIFICATIVA: Na faixa etária na qual as crianças do berçário II se encontram a fase da curiosidade está cada vez mais aflorada, desta forma, trabalhamos durante os meses de julho e agosto o projeto das sensações. Que tem por objetivo disponibilizar a consciência do corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulos do olfato, visão, tato, paladar e audição. Além de, abordar a importância do estímulo dos sentidos sensoriais na aprendizagem como parte fundamental do desenvolvimento da criança e a utilização dos sentidos no envolvimento com o mundo e na construção de experiências. Para tanto, estaremos realizando atividades que visem abordar a importância dos sentidos na construção de conhecimentos e novas experiências, fazendo com que estas aprendizagens sejam significativas para os bebês.

OBJETIVO GERAL: Disponibilizar recursos para que as crianças descubram a importância e a utilização dos sentidos sensoriais para a vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidade de manuseio;
- Observar imagens diversas a fim de identifica-las;
- Interagir com brinquedos e materiais sonoros a fim de perceber os diferentes sons;
- Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos);
-Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;

 CONTEÚDOS:
- Conhecimento e possibilidades do corpo;
- Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas...);
- Observação e conversação de imagens e objetos;
- Sons e Ritmos;
- Diversidades sonoras;
- Coordenação motora ampla e fina;

METODOLOGIA: 
- Brincar e interagir com a maleta das sensações do CEI, nesta atividade utilizei a maleta com livros de histórias, que trazem pequenos textos e ilustrações sobre os 5 sentidos, realizei uma roda de conversa e falei sobre os sentidos, mesmo sendo bebês prestaram a atenção, observavam  e imitavam  para qual parte do corpo eu apontava e explicava, boca, orelha, mão, olhos e nariz.
- Interagir com o tapete sensorial confeccionado com materiais do dia a dia e com o tapete do CEI, desafiando e instigando as crianças a sentir e tocar os materiais. Em um primeiro momento disponibilizamos o tapete do CEI, que é feito com material de napa preenchido com espuma, nesta atividade as crianças interagiram, e tocaram o tapete, este possui materiais com aspectos liso, áspero, e macio, o tapete possui também blocos de formas geométricas, que podem ser retirados e encaixados, algumas crianças conseguiram colocar de maneira correta, outras, no entanto, brincaram de forma mais livre, e no segundo momento apresentamos para as crianças um tapete sensorial com materiais do dia a dia, como: algodão., grãos, lixa, farinha grossa, etc..., a proposta era deixar as crianças tocarem e sentirem os materiais, de início sentiram-se tímidas, porém logo sentiam, tocavam , puxavam enfim exploraram com prazer o tapete.
- Realizar a caixa surpresa, para colocar materiais diferenciados, esta caixa era toda encapada e havia nela apenas uma abertura na parte de cima, que era por onde as crianças tocavam o objeto, disponibilizei alguns materiais como: algodão, celofone, esponja, lixa,etc. Esta atividade era realizada em uma roda de conversa, e instigou a curiosidade das crianças, pois queriam saber todo o tempo o que havia na caixa, e a alegria que as mesmas sentiam em ver o objeto era radiante.
- Realizar com as crianças a massinha caseira comestível, nesta atividade levamos as crianças para uma mesa no pátio do CEI, para realizar a preparação da massinha com as crianças, elas acompanharam todo o processo até a mistura ficar consistente, em forma de massinha, logo depois deixamos as crianças brincarem, e interagirem com a mesma, a fim de dar forma para a massinha, disponibilizamos também alguns brinquedos que servem para criar formas, e modelar a massinha. Algumas crianças tiveram a curiosidade de experimentar, porém como era comestível deixamos as crianças bem a vontade.
-Apresentar para as crianças imagens de animais e seus sons. Nesta atividade selecionei sons e imagens de vários animais e passei na televisão para desafiar as crianças a descobrirem o som, a imagem e reconhecer os animais, com o objetivo de trabalhar a audição e visão.
- Oferecer para as crianças gelatina, para que elas possam tocar, cheirar, experimentar.
 Nesta atividade disponibilizei a gelatina pronta e na consistência dentro de uma recipiente para observar o que as crianças fariam. Algumas ficaram com medo, ou nojo e não colocaram a mão, outras, porém, pegaram, comeram, cheiraram, jogaram no chão, ou seja, interagiram e utilizaram os sentidos para realizar esta atividade proposta.
- Oferecer para as crianças o plástico bolha, para que possam sentir e escutar as bolinhas estourarem, em uma roda de conversa todas as crianças puderam sentir e mexer o plástico.
- Brincar na trilha sensorial do Bosque, o CEI possui uma trilha sensorial com diversos materiais, deixamos as crianças explorarem descalças a trilha, a alegria de correr, caminhar, tocar e pegar os materiais foi instigante para as crianças.

CRONOGRAMA: Este projeto aconteceu do dia 18 de julho ao dia 31 de agosto de 2016.

AVALIAÇÃO:
- Reconhece sua imagem no espelho ou em fotos;
- Experimenta e explora diferentes materiais;
- Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
- Identificam imagens nos mais diversos contextos;
- Manipula brinquedos e materiais sonoros;
- Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
- Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.

Durante a realização do projeto foi possível observar todos os tópicos que foram elencados a cima. As crianças já se reconhecem em fotos e principalmente em frente ao espelho, sendo que além de se reconhecerem, reconhecem também os colegas e professoras. Mesmo sendo crianças curiosas demonstram certa timidez inicial em explorar e experimentar diferentes materiais e texturas. Porém logo se soltam e quanto mais instigadas são, mais querem explorar os materiais e objetos oferecidos. Diante dos brinquedos e materiais sonoros dispostos a elas, exploram e brincam espontaneamente, usufruindo da imaginação e nestes momentos a socialização e a interação entre os colegas aparecem, assim é possível observar como cada criança se comporta diante destas situações, e a disputa por brinquedos aparece, e cabe a nós professoras interagir nestes momentos de conflitos. As crianças reconhecem os sons do dia a dia, porém como são pequenos a fala ainda está em constante aperfeiçoamento, e desta forma, é difícil para as mesmas se expressarem, porém quando questionadas, respondem sim ou não. Diante da espontaneidade em movimentar o corpo, a turma sempre se mostrou bem ativa, correr, pular, subir, descer são exercícios que fazem parte do dia a dia das crianças.
Ao concluir este projeto, posso destacar a importância que ele teve na aprendizagem das crianças. Durante a realização do mesmo foi possível observar que sendo crianças pequenas sua maneira de ver e interpretar o mundo a sua volta acontece de forma natural e sempre com muita curiosidade em relação aos acontecimentos a sua volta. Este projeto teve como metodologia atividades concretas, onde as crianças puderam a todo o momento serem protagonistas das mesmas, ou seja disponibilizávamos a atividade e mesmo tendo objetivos, o mais importante era ver  a reação das crianças diante da atividade e de como reagiam quando eram instigadas.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário