TÍTULO: O
MUNDO DAS SENSAÇÕES
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: LEIDIMARA, CARLA F, SIMONE
JUSTIFICATIVA: Na faixa etária na qual
as crianças do berçário II se encontram a fase da curiosidade está cada vez
mais aflorada, desta forma, trabalhamos durante os meses de julho e agosto o
projeto das sensações. Que tem por objetivo disponibilizar a consciência do
corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulos do olfato, visão,
tato, paladar e audição. Além de, abordar a importância do estímulo dos sentidos
sensoriais na aprendizagem como parte fundamental do desenvolvimento da criança
e a utilização dos sentidos no envolvimento com o mundo e na construção de
experiências. Para tanto, estaremos realizando atividades que visem abordar a
importância dos sentidos na construção de conhecimentos e novas experiências,
fazendo com que estas aprendizagens sejam significativas para os bebês.
OBJETIVO GERAL: Disponibilizar recursos
para que as crianças descubram a importância e a utilização dos sentidos
sensoriais para a vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
- Manipular diferentes objetos e
materiais, explorando características, propriedades e possibilidade de
manuseio;
- Observar imagens diversas a fim de
identifica-las;
- Interagir com brinquedos e materiais
sonoros a fim de perceber os diferentes sons;
- Explorar as diversidades sonoras (sons
de animais, do corpo, de instrumentos);
-Brincar com diferentes situações de
movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
CONTEÚDOS:
- Conhecimento e possibilidades do
corpo;
- Exploração de diferentes materiais
(formas, cores, texturas...);
- Observação e conversação de imagens e
objetos;
- Sons e Ritmos;
- Diversidades sonoras;
- Coordenação motora ampla e fina;
METODOLOGIA:
- Brincar e interagir com a maleta das
sensações do CEI, nesta atividade utilizei a maleta com livros de histórias,
que trazem pequenos textos e ilustrações sobre os 5 sentidos, realizei uma roda
de conversa e falei sobre os sentidos, mesmo sendo bebês prestaram a atenção,
observavam e imitavam para qual parte do corpo eu apontava e
explicava, boca, orelha, mão, olhos e nariz.
- Interagir com o tapete sensorial
confeccionado com materiais do dia a dia e com o tapete do CEI, desafiando e
instigando as crianças a sentir e tocar os materiais. Em um primeiro momento
disponibilizamos o tapete do CEI, que é feito com material de napa preenchido
com espuma, nesta atividade as crianças interagiram, e tocaram o tapete, este
possui materiais com aspectos liso, áspero, e macio, o tapete possui também
blocos de formas geométricas, que podem ser retirados e encaixados, algumas
crianças conseguiram colocar de maneira correta, outras, no entanto, brincaram
de forma mais livre, e no segundo momento apresentamos para as crianças um
tapete sensorial com materiais do dia a dia, como: algodão., grãos, lixa,
farinha grossa, etc..., a proposta era deixar as crianças tocarem e sentirem os
materiais, de início sentiram-se tímidas, porém logo sentiam, tocavam , puxavam
enfim exploraram com prazer o tapete.
- Realizar a caixa surpresa, para
colocar materiais diferenciados, esta caixa era toda encapada e havia nela
apenas uma abertura na parte de cima, que era por onde as crianças tocavam o
objeto, disponibilizei alguns materiais como: algodão, celofone, esponja,
lixa,etc. Esta atividade era realizada em uma roda de conversa, e instigou a
curiosidade das crianças, pois queriam saber todo o tempo o que havia na caixa,
e a alegria que as mesmas sentiam em ver o objeto era radiante.
- Realizar com as crianças a massinha
caseira comestível, nesta atividade levamos as crianças para uma mesa no pátio
do CEI, para realizar a preparação da massinha com as crianças, elas
acompanharam todo o processo até a mistura ficar consistente, em forma de
massinha, logo depois deixamos as crianças brincarem, e interagirem com a
mesma, a fim de dar forma para a massinha, disponibilizamos também alguns
brinquedos que servem para criar formas, e modelar a massinha. Algumas crianças
tiveram a curiosidade de experimentar, porém como era comestível deixamos as
crianças bem a vontade.
-Apresentar para as crianças imagens de
animais e seus sons. Nesta atividade selecionei sons e imagens de vários
animais e passei na televisão para desafiar as crianças a descobrirem o som, a
imagem e reconhecer os animais, com o objetivo de trabalhar a audição e visão.
- Oferecer para as crianças gelatina,
para que elas possam tocar, cheirar, experimentar.
Nesta atividade disponibilizei a gelatina
pronta e na consistência dentro de uma recipiente para observar o que as
crianças fariam. Algumas ficaram com medo, ou nojo e não colocaram a mão,
outras, porém, pegaram, comeram, cheiraram, jogaram no chão, ou seja,
interagiram e utilizaram os sentidos para realizar esta atividade proposta.
- Oferecer para as crianças o plástico
bolha, para que possam sentir e escutar as bolinhas estourarem, em uma roda de
conversa todas as crianças puderam sentir e mexer o plástico.
- Brincar na trilha sensorial do Bosque,
o CEI possui uma trilha sensorial com diversos materiais, deixamos as crianças
explorarem descalças a trilha, a alegria de correr, caminhar, tocar e pegar os
materiais foi instigante para as crianças.
CRONOGRAMA: Este projeto aconteceu
do dia 18 de julho ao dia 31 de agosto de 2016.
AVALIAÇÃO:
- Reconhece sua imagem no espelho ou em
fotos;
- Experimenta e explora diferentes
materiais;
- Explora com prazer materiais variados
de diferentes formas e texturas;
- Identificam imagens nos mais diversos
contextos;
- Manipula brinquedos e materiais
sonoros;
- Reconhece, produz e imita sons
diferenciados;
- Demonstra espontaneidade ao movimentar
seu próprio corpo.
Durante a realização do projeto foi
possível observar todos os tópicos que foram elencados a cima. As crianças já
se reconhecem em fotos e principalmente em frente ao espelho, sendo que além de
se reconhecerem, reconhecem também os colegas e professoras. Mesmo sendo
crianças curiosas demonstram certa timidez inicial em explorar e experimentar
diferentes materiais e texturas. Porém logo se soltam e quanto mais instigadas
são, mais querem explorar os materiais e objetos oferecidos. Diante dos
brinquedos e materiais sonoros dispostos a elas, exploram e brincam
espontaneamente, usufruindo da imaginação e nestes momentos a socialização e a
interação entre os colegas aparecem, assim é possível observar como cada
criança se comporta diante destas situações, e a disputa por brinquedos
aparece, e cabe a nós professoras interagir nestes momentos de conflitos. As
crianças reconhecem os sons do dia a dia, porém como são pequenos a fala ainda
está em constante aperfeiçoamento, e desta forma, é difícil para as mesmas se
expressarem, porém quando questionadas, respondem sim ou não. Diante da
espontaneidade em movimentar o corpo, a turma sempre se mostrou bem ativa,
correr, pular, subir, descer são exercícios que fazem parte do dia a dia das
crianças.
Ao concluir este projeto, posso destacar
a importância que ele teve na aprendizagem das crianças. Durante a realização
do mesmo foi possível observar que sendo crianças pequenas sua maneira de ver e
interpretar o mundo a sua volta acontece de forma natural e sempre com muita
curiosidade em relação aos acontecimentos a sua volta. Este projeto teve como
metodologia atividades concretas, onde as crianças puderam a todo o momento
serem protagonistas das mesmas, ou seja disponibilizávamos a atividade e mesmo
tendo objetivos, o mais importante era ver
a reação das crianças diante da atividade e de como reagiam quando eram
instigadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário