TURMA: JARDIM A VESPERTINO
PROFESSORAS: LIANA E SUSANE
JUSTIFICATIVA: Neste ano teremos um evento histórico
para o nosso país, pois, será sede dos jogos olímpicos. Este assunto está explícito
na mídia brasileira. Por isso é natural que as crianças se interessem em conhecer
e compreender os jogos, um pouco de sua história símbolos e os esportes. Além
disso, nossa cidade também receberá a passagem da tocha olímpica no dia 13 de
julho, onde as crianças também irão acompanhar. Sendo assim é de fundamental
importância que as crianças passem a conhecer e participar mesmo que de forma
indireta e lúdica dos jogos Olímpicos.
Conforme Rizzi e Haydt (2004, p. 5):
Jogar é uma atividade natural do
ser humano. Ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvida com o que está
fazendo, que coloca na ação seu sentimento e emoção. O jogo, assim como a
atividade artística, é um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos
e sociais. Por isso, partimos do pressuposto de que é brincando e jogando que a
criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências e informações e,
sobre tudo, incorporando atividade e valores.
OBJETIVO GERAL: Ampliar o conhecimento sobre os jogos
olímpicos, proporcionando a interação entre as crianças com atividades lúdicas
que estimulem o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer um pouco da história dos jogos olímpicos.
- Expressar utilizando seus argumentos, desejos
pensamentos e necessidades a fim de desenvolver sua autonomia.
- Promover o contato direto e indireto das crianças
com algumas modalidades de esportes olímpicos.
- Brincar com outras crianças da instituição a fim de
interagir e socializar-se.
- Desenvolver novos conceitos de textura, ampliando as
possibilidades de manuseio com argila;
- Observar diferentes tipos de bolas indicando suas
características.
- Estimular a coordenação motora ampla e fina,
percebendo assim as potencialidades e limites do corpo.
- Deslocar-se com segurança e destreza no espaço
desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades;
- Utilizar a linguagem oral e corporal para expressar
desejos e necessidades, opiniões, ideias e conhecimentos prévios;
- Realizar contagem oral de objetos.
CONTEÚDOS:
·
Identidade e autonomia:
-Iniciativa para fazer escolhas e comunicação por expressão oral,
escrita ou corporal.
- Interação.
·
Artes Visuais:
- Manipulação e exploração de diferentes materiais.
·
Corpo e movimento:
- Potencialidades e limites do corpo.
- Deslocamento
·
Linguagem:
- Linguagem oral e corporal.
·
Matemática:
- Contagem oral.
METODOLOGIA:
- Roda de
conversa com o tema: Um pouco da História Olímpica.
-
Auxiliar na decoração do C.E.I. Com bandeirinhas e bambolês.
- Jogos
olímpicos do Jardim com os jogos: Chute a gol, basquete no latão, salto em
altura e corrida com obstáculos. (Com a participação do Jardim B no circuito de
jogos). Com medalha de participação para as crianças.
- Observação de imagens dos símbolos
olímpicos: Tocha, anéis, mascotes e medalhas;
- Pintura
vertical dos anéis olímpicos; observando e utilizando as cores: Azul, preto,
vermelho, amarelo e verde.
- Fazer
bolinhas de papel crepom e realizar a colagem nos anéis olímpicos nas cores
correspondentes.
-
Confeccionar a tocha olímpica com papel cartão, TNT e pintura com tinta guache
para que as crianças levem para casa no dia 13 de julho. (dia da passagem da
tocha em nosso munícipio).
- Roda de
conversa sobre os mascotes olímpicos “Vinicius (representa a fauna) e Tom
(representa a flora)”
-
Assistir desenhos animados com os mascotes das olimpíadas, observando as cores
e suas características.
- Pintar um desenho impresso dos mascotes,
tentando utilizar as cores originais.
-
Realizar a colagem de diferentes materiais (folhas, casca de arvore, papel
picado...) nos desenhos em papel Kraft do mascotes.
-
Identificar e circular imagens de esportes.
-
Labirinto olímpico.
- Quadro
de medalhas. (realizar a contagem de medalhas correspondente no quadro
magnético).
-
Observar diferentes tipos de bolas esportivas utilizadas nos jogos olímpicos
indicando suas características (pequena, grande, leve, pesada...).
-
Possibilitar a modelagem com argila uma miniatura de alguma bola esportiva que
a criança tenha por optar e colorir com tinta guache.
-
Proporcionar o contato com uma modalidade de esporte olímpico de Luta (tae-kwon-do).
Observando e reproduzindo os movimentos e manipulando os acessórios utilizados
no esporte.
AVALIAÇÃO:
- Comunica ideias e sentimentos através das diferentes
linguagens.
- Brinca com outras crianças.
- Explora as possibilidades de transformação e
manipulação e transformação dos materiais;
- Respeita o seu trabalho e o do colega;
- Utiliza suas habilidades para realizar as atividades
propostas.
- Demostra habilidades em manusear os materiais
utilizados realizando as atividades propostas;
-Utiliza a linguagem oral para conversar e se
comunicar.
- Realiza contagem oral.
CRONOGRAMA: 11 de julho a 14 de agosto.
Avaliação: Por ser um tema que está explicito na mídia
e que despertou a curiosidade nas crianças, obteve-se ampla participação da
turma nas atividades propostas, onde demostraram interesse e satisfação em
realizá-las. É possível perceber o envolvimento de cada criança nas atividades
de jogos, e como ficam felizes ao serem premiadas por sua participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário