quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PROJETO OLIMPÍADAS: O JARDIM É OURO.


TURMA: JARDIM A VESPERTINO
PROFESSORAS: LIANA E SUSANE

JUSTIFICATIVA: Neste ano teremos um evento histórico para o nosso país, pois, será sede dos jogos olímpicos. Este assunto está explícito na mídia brasileira. Por isso é natural que as crianças se interessem em conhecer e compreender os jogos, um pouco de sua história símbolos e os esportes. Além disso, nossa cidade também receberá a passagem da tocha olímpica no dia 13 de julho, onde as crianças também irão acompanhar. Sendo assim é de fundamental importância que as crianças passem a conhecer e participar mesmo que de forma indireta e lúdica dos jogos Olímpicos.

Conforme Rizzi e Haydt (2004, p. 5):

 Jogar é uma atividade natural do ser humano. Ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvida com o que está fazendo, que coloca na ação seu sentimento e emoção. O jogo, assim como a atividade artística, é um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos e sociais. Por isso, partimos do pressuposto de que é brincando e jogando que a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências e informações e, sobre tudo, incorporando atividade e valores.

OBJETIVO GERAL: Ampliar o conhecimento sobre os jogos olímpicos, proporcionando a interação entre as crianças com atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer um pouco da história dos jogos olímpicos.
- Expressar utilizando seus argumentos, desejos pensamentos e necessidades a fim de desenvolver sua autonomia.
- Promover o contato direto e indireto das crianças com algumas modalidades de esportes olímpicos.
- Brincar com outras crianças da instituição a fim de interagir e socializar-se.
- Desenvolver novos conceitos de textura, ampliando as possibilidades de manuseio com argila;
- Observar diferentes tipos de bolas indicando suas características.
- Estimular a coordenação motora ampla e fina, percebendo assim as potencialidades e limites do corpo.
- Deslocar-se com segurança e destreza no espaço desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades;
- Utilizar a linguagem oral e corporal para expressar desejos e necessidades, opiniões, ideias e conhecimentos prévios;
- Realizar contagem oral de objetos.

CONTEÚDOS:

·        Identidade e autonomia:
-Iniciativa para fazer escolhas e comunicação por expressão oral, escrita ou corporal.
- Interação.
·        Artes Visuais:
- Manipulação e exploração de diferentes materiais.
·        Corpo e movimento:
- Potencialidades e limites do corpo.
- Deslocamento
·        Linguagem:
- Linguagem oral e corporal.
·        Matemática:
- Contagem oral.

METODOLOGIA:
- Roda de conversa com o tema: Um pouco da História Olímpica.
- Auxiliar na decoração do C.E.I. Com bandeirinhas e bambolês.
- Jogos olímpicos do Jardim com os jogos: Chute a gol, basquete no latão, salto em altura e corrida com obstáculos. (Com a participação do Jardim B no circuito de jogos). Com medalha de participação para as crianças.
 - Observação de imagens dos símbolos olímpicos: Tocha, anéis, mascotes e medalhas;
- Pintura vertical dos anéis olímpicos; observando e utilizando as cores: Azul, preto, vermelho, amarelo e verde.
- Fazer bolinhas de papel crepom e realizar a colagem nos anéis olímpicos nas cores correspondentes.
- Confeccionar a tocha olímpica com papel cartão, TNT e pintura com tinta guache para que as crianças levem para casa no dia 13 de julho. (dia da passagem da tocha em nosso munícipio).
- Roda de conversa sobre os mascotes olímpicos “Vinicius (representa a fauna) e Tom (representa a flora)”
- Assistir desenhos animados com os mascotes das olimpíadas, observando as cores e suas características.
 - Pintar um desenho impresso dos mascotes, tentando utilizar as cores originais.
- Realizar a colagem de diferentes materiais (folhas, casca de arvore, papel picado...) nos desenhos em papel Kraft do mascotes.
- Identificar e circular imagens de esportes.
- Labirinto olímpico.
- Quadro de medalhas. (realizar a contagem de medalhas correspondente no quadro magnético).
- Observar diferentes tipos de bolas esportivas utilizadas nos jogos olímpicos indicando suas características (pequena, grande, leve, pesada...).
- Possibilitar a modelagem com argila uma miniatura de alguma bola esportiva que a criança tenha por optar e colorir com tinta guache.
- Proporcionar o contato com uma modalidade de esporte olímpico de Luta (tae-kwon-do). Observando e reproduzindo os movimentos e manipulando os acessórios utilizados no esporte.

AVALIAÇÃO:
- Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
- Brinca com outras crianças.
- Explora as possibilidades de transformação e manipulação e transformação dos materiais;
- Respeita o seu trabalho e o do colega;
- Utiliza suas habilidades para realizar as atividades propostas.
- Demostra habilidades em manusear os materiais utilizados realizando as atividades propostas;
-Utiliza a linguagem oral para conversar e se comunicar.
- Realiza contagem oral.

CRONOGRAMA: 11 de julho a 14 de agosto.


Avaliação: Por ser um tema que está explicito na mídia e que despertou a curiosidade nas crianças, obteve-se ampla participação da turma nas atividades propostas, onde demostraram interesse e satisfação em realizá-las. É possível perceber o envolvimento de cada criança nas atividades de jogos, e como ficam felizes ao serem premiadas por sua participação.  


























Nenhum comentário:

Postar um comentário