TURMA: MATERNAL I A
PROFESSORAS: CHEILA, ANDRESSA E CERLI
PROBLEMA: O QUE POSSO APRENDER ATRAVÉS DA
LITERATURA INFANTIL?
JUSTIFICATIVA: As crianças no maternal I demonstram
gostar muito de manusear livros e ouvir histórias contadas pela professora. As
crianças que conseguem se expressar através da fala identificam diversas imagens nos livros. É necessário oferecer ás crianças os mais
variados materiais de leitura, mesmo que ainda não saibam ler ou falar.
Observar, falar sobre as imagens que vê, brincar de contar histórias imitando
as professoras, faz com que a criança ingresse no mundo letrado. Através da
relação prazerosa como os livros infantis a criança mistura o sonho, a fantasia
e a imaginação com a realidade e vivência muitas emoções como medo, alegria;
ela sorri, e logo entristece , conforme a história é contada pelo professor. De
acordo com Abramovich (1995, p. 17 ):
[...] é ouvindo histórias que se pode sentir (também)
emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o
medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais,
e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com
toda amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não)
brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginativo.
A literatura infantil influência a criança na sua
aprendizagem tornando-a leitora de sua realidade. Este projeto será trabalhado o ano todo com
ênfase no mês d maio.
OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com a
literatura infantil, a fim de despertar nas crianças o interesse e gosto pela
leitura bem como ampliar suas experiências de letramento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Expressar suas
necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos,
para desenvolver sua autonomia;
Participar de
brincadeiras musicais;
Utilizar sua
linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões, ideias,
preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de
interação com o grupo;
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou outra criança;
Estabelecer contato
com diferentes gêneros textuais como trava línguas, poemas, parlendas e canções
a fim de estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
Possibilitar o
contato com o universo letrado através da literatura infantil, revistas a fim
de ampliar suas experiências de letramento;
Escolher livros
para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
Utilizar a
contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
Identificar o
lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto,
longe...);
Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
para ampliar suas formas de expressão;
Brincar com
diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.
CONTEÚDOS:
Comunicação e
expressão: oral e corporal (Identidade e
autonomia);
Brincadeiras
musicais (Música);
Comunicação e
expressão, linguagem oral e corporal, gêneros textuais, contato com a linguagem
escrita, apreciação da literatura infantil (Linguagem);
Contagem oral,
noções de espaço (dentro, fora, perto, longe,...) (Matemática);
Expressividade,
sensações, brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e movimento).
METODOLOGIA:
Construir e
organizar um cantinho da literatura
utilizando tiras de tnt, almofadas, tapete e bambolê;
Contações de
histórias utilizando diversos tipos de livros como sonoros, pop-up, com
texturas, de pano, plástico;
Assistir
apresentações de teatros;
Contar histórias
utilizando fantoches, dedoches, janelinha de contar histórias;
Manusear diversos
livros e revistas, observando e identificando imagens;
Confecção da
sacola literária, esta, será mandada para casa onde cada criança levará em dias
alternados. Os pais terão que contar as histórias que serão mandadas junto com
a sacola descrevendo em uma ficha a reação da criança e, se possível também registrar através de fotos. Será
exposto em um mural.
Contar histórias
utilizando fantasias;
Assistir
histórias na tv;
No decorrer do
projeto confeccionar um personagem que as crianças demonstraram gostar muito.
Visitar a
biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo.
CRONOGRAMA: Será trabalhado o ano todo com ênfase no mês de maio.
AVALIAÇÃO:
Comunica
ideias e sentimentos através de
diferentes linguagens;
Participa de
brincadeiras musicais;
Participa de
momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
Nomeia e
identifica objetos;
Responde algumas perguntas
dirigidas;
Repete palavras;
Demonstra
compreensão do uso de novas palavras
(amplia vocabulário);
Combina
substantivos e adjetivos em frases de 2 palavras (minha bola, meu livro, carro
grande, cachorro bravo,...);
Mantem contato
com a escrita em diferentes manifestações na sociedade com livros, revistas,
cartazes, jornais,...;
Manuseia livros
folheando-os demonstrando cuidado;
Reconhece imagens
e expressa este conhecimento;
Durante a realização do projeto as crianças viajaram
no mundo da imaginação e da fantasia.
Contamos muitas histórias, dentre elas a história dos três porquinhos.
Construímos junto com as crianças, as
casinhas dos porquinhos utilizando materiais mais próximos possíveis da
realidade. Para a casinha de palha utilizamos palha de milho, para a casinha de
madeira, palitos de picolé e para a casinha de tijolos foi utilizado pedaços de
tijolos de verdade, onde as professoras coloram com cola quente. Fizemos uma
visita à biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo onde
as crianças puderam manusear diversos livros interessantes. Construímos na sala
o cantinho da literatura utilizando almofadas, tapete e tnt. As crianças
demonstraram gostar muito do cantinho e acabaram utilizando ele para outras
diversas brincadeiras. Contamos histórias utilizando fantoches e fantasias. No
início do projeto algumas crianças demonstraram um pouco de receio de algumas
fantasias e fantoches. Mas, de decorrer do trabalho acabaram se
acostumando com tais fantasias e
fantoches onde queriam também colocar em sua s mãos e contar histórias. Este
projeto também estimulou a linguagem oral das crianças, ensinamos a música dos
três porquinhos, as crianças que não conseguiam cantar faziam os gestos. Desta
forma podemos dizer que todos participaram ativamente deste projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário