terça-feira, 30 de agosto de 2016

PROJETO: LITERATURA INFANTIL: UM MUNDO DE IMAGINAÇÃO, SONHOS E FANTASIAS.


TURMA: MATERNAL I A
PROFESSORAS: CHEILA, ANDRESSA E CERLI

PROBLEMA: O QUE POSSO APRENDER ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL?

JUSTIFICATIVA: As crianças no maternal I demonstram gostar muito de manusear livros e ouvir histórias contadas pela professora. As crianças que conseguem se expressar através da fala identificam diversas imagens nos livros.  É necessário oferecer ás crianças os mais variados materiais de leitura, mesmo que ainda não saibam ler ou falar. Observar, falar sobre as imagens que vê, brincar de contar histórias imitando as professoras, faz com que a criança ingresse no mundo letrado. Através da relação prazerosa como os livros infantis a criança mistura o sonho, a fantasia e a imaginação com a realidade e vivência muitas emoções como medo, alegria; ela sorri, e logo entristece , conforme a história é contada pelo professor. De acordo com Abramovich (1995, p. 17 ):
[...] é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginativo.
A literatura infantil influência a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de sua realidade.  Este projeto será trabalhado o ano todo com ênfase no mês d maio.

OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura bem como ampliar suas experiências de letramento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
*      Participar de brincadeiras musicais;
*      Utilizar sua linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
*      Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou outra criança;
*      Estabelecer contato com diferentes gêneros textuais como trava línguas, poemas, parlendas e canções a fim de estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*      Possibilitar o contato com o universo letrado através da literatura infantil, revistas a fim de ampliar suas experiências de letramento;
*      Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
*      Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
*      Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...);
*      Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
*      Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.

CONTEÚDOS:
*      Comunicação e expressão: oral e corporal (Identidade e autonomia);
*      Brincadeiras musicais (Música);
*      Comunicação e expressão, linguagem oral e corporal, gêneros textuais, contato com a linguagem escrita, apreciação da literatura infantil (Linguagem);
*      Contagem oral, noções de espaço (dentro, fora, perto, longe,...)  (Matemática);
*      Expressividade, sensações, brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e movimento).

METODOLOGIA:
*      Construir e organizar um cantinho da literatura utilizando tiras de tnt, almofadas, tapete e bambolê;
*      Contações de histórias utilizando diversos tipos de livros como sonoros, pop-up, com texturas, de pano, plástico;
*      Assistir apresentações de teatros;
*      Contar histórias utilizando fantoches, dedoches, janelinha de contar histórias;
*      Manusear diversos livros e revistas, observando e identificando imagens;
*      Confecção da sacola literária, esta, será mandada para casa onde cada criança levará em dias alternados. Os pais terão que contar as histórias que serão mandadas junto com a sacola descrevendo em uma ficha a reação da criança e, se possível  também registrar através de fotos. Será exposto em um mural.
*      Contar histórias utilizando fantasias;
*      Assistir histórias na tv;
*      No decorrer do projeto confeccionar um personagem que as crianças demonstraram gostar muito.
*      Visitar a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro  Pedro Aleixo.

CRONOGRAMA: Será trabalhado o ano todo com ênfase no mês de maio.

AVALIAÇÃO:
*      Comunica ideias  e sentimentos através de diferentes linguagens;
*      Participa de brincadeiras musicais;
*      Participa de momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
*      Nomeia e identifica objetos;
*      Responde algumas perguntas dirigidas;
*      Repete palavras;
*      Demonstra compreensão  do uso de novas palavras (amplia vocabulário);
*      Combina substantivos e adjetivos em frases de 2 palavras (minha bola, meu livro, carro grande, cachorro bravo,...);
*      Mantem contato com a escrita em diferentes manifestações na sociedade com livros, revistas, cartazes, jornais,...;
*      Manuseia livros folheando-os  demonstrando cuidado;
*      Reconhece imagens e expressa este conhecimento;



Durante a realização do projeto as crianças viajaram no mundo da imaginação e  da fantasia. Contamos muitas histórias, dentre elas a história dos três porquinhos. Construímos junto com as crianças,  as casinhas dos porquinhos utilizando materiais mais próximos possíveis da realidade. Para a casinha de palha utilizamos palha de milho, para a casinha de madeira, palitos de picolé e para a casinha de tijolos foi utilizado pedaços de tijolos de verdade, onde as professoras coloram com cola quente. Fizemos uma visita à biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo onde as crianças puderam manusear diversos livros interessantes. Construímos na sala o cantinho da literatura utilizando almofadas, tapete e tnt. As crianças demonstraram gostar muito do cantinho e acabaram utilizando ele para outras diversas brincadeiras. Contamos histórias utilizando fantoches e fantasias. No início do projeto algumas crianças demonstraram um pouco de receio de algumas fantasias e fantoches. Mas, de decorrer do trabalho acabaram se acostumando  com tais fantasias e fantoches onde queriam também colocar em sua s mãos e contar histórias. Este projeto também estimulou a linguagem oral das crianças, ensinamos a música dos três porquinhos, as crianças que não conseguiam cantar faziam os gestos. Desta forma podemos dizer que todos participaram ativamente deste projeto.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário