segunda-feira, 15 de agosto de 2016

PROJETO: LITERATURA INFANTIL


TURMA: BERÇÁRIO I A VESPERTINO
PROFESSORAS: TATIANI E SUZANA

Título: LITERATURA INFANTIL NO BERÇÁRIO

PROBLEMA: Como levar a criança de berçário ao mundo da literatura infantil?

JUSTIFICATIVA: A literatura infantil esta presente no ano inteiro letivo na educação infantil sendo uma ferramenta muito presente com as crianças. A literatura infantil é um caminho muito presente e positivo na vida das crianças, faz a mesma levar ao caminho da imaginação descobrindo assim sozinha o novo e inusitado. Na educação infantil é muito importante a contação de histórias pois a criança aprende a ouvir e recontar as histórias, esta forma também leva a criança ser no futuro um adulto pensante e leitor. Desta forma é que queremos trazer para nossas crianças a literatura de uma forma mais focada para nossas crianças.

OBJETIVO GERAL: Estimular as crianças através da literatura o mundo da imaginação e ao mesmo tempo fazer as crianças descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Observar imagens diversas a fim de identificá-las;
·         Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturais e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
·         Identificar personagens e cenários.

CONTEÚDOS:
·         Exploração de diferentes materiais (formas, cores e texturas); ARTES VISUAIS;
·         Observar imagens diversas a fim de identifica-las; ARTES VISUAIS;
·         Literatura Infantil; LINGUAGEM ORAL;
·         Expressividade; LINGUAGEM ORAL;

METODOLOGIA:
·         Diariamente realizar a hora da contação de histórias, com histórias curtas e bem ilustradas que chamem a atenção das crianças;
·         Materiais que auxiliem na contação de histórias como fantoches, aventais, dedoches, fantasiais e utilizar também a janela da história;
·         Sacola da literatura decorada para levar livros para as famílias das crianças participarem do projeto em casa;
·         Festival da literatura no CEI, assistir com as crianças, 30 e 31/05;
·         Baú de livros diversos disponível no CEI, deixar as crianças explorar;
·         Sala da videoteca, ir na sala com as crianças e explorar as fantasias contando histórias;
·         Porta enfeitada com o tema do sítio do pica-pau amarelo com o personagem QUINDIM;
·         Cds com músicas do sítio do pica-pau amarelo;
·         Móbile com livros diversos;

CRONOGRAMA: Mês de maio.

AVALIAÇÃO:
·         Experimenta e explora diferentes materiais;
·         Reagi a imagens que vê;
·         Explora sons, texturas e imagens que vê;
·         Imita sons, ações e gestos (palmas e acenos).
Um projeto que despertou em nossas crianças a curiosidade do novo e inusitado. Os livros, fantoches, as histórias contadas de diferentes formas trouxeram para a nossa sala um mundo novo, diferente para a nossa rotina.
A atividade que demonstrou chamar mais a atenção das crianças foi a história contado com fantoche, que deixou a turma muito feliz, todos queriam pegar os fantoches e manipular.
Os livros de texturas chamou muito a atenção as crianças, todos queriam manipular, explorar os livros diferentes. A literatura trouxe ao nosso berçário mais alegria e entusiasmo diante das histórias contadas e das formas como trouxemos elas para a turma.













3 comentários: