TURMA:
BERÇÁRIO I A VESPERTINO
PROFESSORAS:
TATIANI E SUZANA
Título:
LITERATURA INFANTIL NO BERÇÁRIO
PROBLEMA:
Como levar a criança de berçário ao mundo da literatura infantil?
JUSTIFICATIVA:
A literatura infantil esta presente no ano inteiro letivo na educação infantil
sendo uma ferramenta muito presente com as crianças. A literatura infantil é um
caminho muito presente e positivo na vida das crianças, faz a mesma levar ao
caminho da imaginação descobrindo assim sozinha o novo e inusitado. Na educação
infantil é muito importante a contação de histórias pois a criança aprende a
ouvir e recontar as histórias, esta forma também leva a criança ser no futuro
um adulto pensante e leitor. Desta forma é que queremos trazer para nossas
crianças a literatura de uma forma mais focada para nossas crianças.
OBJETIVO
GERAL: Estimular as crianças através da literatura o mundo da imaginação e ao
mesmo tempo fazer as crianças descobrirem o maravilhoso universo da literatura
infantil.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Manipular diferentes objetos e
materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio;
·
Observar imagens diversas a fim de identificá-las;
·
Escolher livros para leitura e
apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura
infantil;
·
Expressar sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturais e da linguagem oral para ampliar suas
formas de expressão;
·
Identificar personagens e cenários.
CONTEÚDOS:
·
Exploração de diferentes materiais
(formas, cores e texturas); ARTES VISUAIS;
·
Observar imagens diversas a fim de identifica-las;
ARTES VISUAIS;
·
Literatura Infantil; LINGUAGEM ORAL;
·
Expressividade; LINGUAGEM ORAL;
METODOLOGIA:
·
Diariamente realizar a hora da
contação de histórias, com histórias curtas e bem ilustradas que chamem a
atenção das crianças;
·
Materiais que auxiliem na contação
de histórias como fantoches, aventais, dedoches, fantasiais e utilizar também a
janela da história;
·
Sacola da literatura decorada para
levar livros para as famílias das crianças participarem do projeto em casa;
·
Festival da literatura no CEI,
assistir com as crianças, 30 e 31/05;
·
Baú de livros diversos disponível no
CEI, deixar as crianças explorar;
·
Sala da videoteca, ir na sala com as
crianças e explorar as fantasias contando histórias;
·
Porta enfeitada com o tema do sítio
do pica-pau amarelo com o personagem QUINDIM;
·
Cds com músicas do sítio do pica-pau
amarelo;
·
Móbile com livros diversos;
CRONOGRAMA:
Mês de maio.
AVALIAÇÃO:
·
Experimenta e explora diferentes
materiais;
·
Reagi a imagens que vê;
·
Explora sons, texturas e imagens que
vê;
·
Imita sons, ações e gestos (palmas e
acenos).
Um projeto que despertou em nossas crianças a
curiosidade do novo e inusitado. Os livros, fantoches, as histórias contadas de
diferentes formas trouxeram para a nossa sala um mundo novo, diferente para a
nossa rotina.
A atividade que demonstrou chamar mais a atenção
das crianças foi a história contado com fantoche, que deixou a turma muito
feliz, todos queriam pegar os fantoches e manipular.
Os livros de texturas chamou muito a atenção as
crianças, todos queriam manipular, explorar os livros diferentes. A literatura
trouxe ao nosso berçário mais alegria e entusiasmo diante das histórias
contadas e das formas como trouxemos elas para a turma.
otimo projeto
ResponderExcluirotimo projeto
ResponderExcluirMuito interessante e possível para faixa etária
ResponderExcluir