HORA ATIVIDADE
PROFESSORAS: JOSIANE E JULIANE
PROBLEMA: De que maneira podemos resgatar as brincadeiras
antigas?
JUSTIFICATIVA: Acreditamos que o
brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e
para um aprendizado significativo, já que brincar estimula o desenvolvimento
intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu
crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável,
amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui
sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o
meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando
brincadeiras, jogos e cantigas de roda.
OBJETIVO GERAL: Resgatar e
conhecer culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos, tornando
assim parte do universo das crianças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Usar a linguagem oral para conversar e expressar
ideias e opiniões;
·
Resgatar jogos, canções, danças de rodas e
brincadeiras de antigamente;
·
Propiciar com as brincadeiras, momentos afetivos
de interação entre as crianças, estimulando a participação e o trabalho em
equipe;
CONTEÚDOS:
·
Linguagem oral, escrita e corporal ( linguagem)
·
Eu e o outro ( identidade e autonomia)
·
Raciocínio lógico ( matemática)
·
Valores ( identidade e autonomia)
·
Contagem oral ( matemática)
·
Velocidade ( movimento )
·
Tradições e diversidades socioculturais (
natureza e sociedade)
METODOLOGIA:
·
Toda semana será realizada uma brincadeira nas
salas da hora atividade: sendo elas
BERCÁRIO I, BERÇÁRIO II, MATERNAL I, MATERNAL MISTO,MATERNAL II, JARDIM.
·
Realizar leitura de pequenos textos como: Trava-
línguas, Parlendas, Canções;
·
Brincadeira de roda;
·
Brincar de cabana;
·
Passar no túnel ou rolo;
·
Esconde- esconde;
·
Passar em baixo e em cima da corda;
·
Pular no bambolê;
·
Circuito de obstáculos;
·
Jogar bola no cesto;
·
Massagem shantala para os bebês;
·
Morto vivo;
·
Dança da cadeira;
·
Cabo de guerra;
·
Amarelinha;
·
Cantigas de roda ( se eu fosse um peixinho;
ciranda cirandinha; caranguejo não é peixe; uma casinha bem fechada; a canoa
virou, etc);
·
Passar anel;
·
Pula corda;
·
Batata quente;
·
Boliche;
·
Bolinha na boca do palhaço;
·
Ovo choco;
·
Tiro ao alvo;
·
Circuito com pneus;
·
Escravos de Jó;
·
Brincar no colchão;
·
Cama de gato;
AVALIAÇÃO:
·
Escolhe os brinquedos que quer brincar;
·
Comunica ideias e sentimentos através das
diferentes linguagens;
·
Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·
Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
·
Brinca com outras crianças;
·
Identifica imagens;
·
Produz música utilizando as partes do corpo;
·
Participa de brincadeiras musicais;
·
Conhece e reproduz oralmente jogos verbais:
trava- línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções;
·
Manuseia livros, folheando-os;
·
Realiza contagem oral;
·
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu
próprio corpo;
·
Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
CRONOGRAMA:
Durante todo o ano, com maior
ênfase no período de fevereiro a abril de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário