quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PROJETO: BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE ONTEM E HOJE


HORA ATIVIDADE
PROFESSORAS: JOSIANE E JULIANE

PROBLEMA: De que maneira podemos resgatar as brincadeiras antigas?

JUSTIFICATIVA: Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.

OBJETIVO GERAL: Resgatar e conhecer culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos, tornando assim parte do universo das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Usar a linguagem oral para conversar e expressar ideias e opiniões;
·         Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente;
·         Propiciar com as brincadeiras, momentos afetivos de interação entre as crianças, estimulando a participação e o trabalho em equipe;

CONTEÚDOS:
·         Linguagem oral, escrita e corporal ( linguagem)
·         Eu e o outro ( identidade e autonomia)
·         Raciocínio lógico ( matemática)
·         Valores ( identidade e autonomia)
·         Contagem oral ( matemática)
·         Velocidade ( movimento )
·         Tradições e diversidades socioculturais ( natureza e sociedade)

METODOLOGIA:

·         Toda semana será realizada uma brincadeira nas salas da hora atividade: sendo elas  BERCÁRIO I, BERÇÁRIO II, MATERNAL I, MATERNAL MISTO,MATERNAL II, JARDIM.
·         Realizar leitura de pequenos textos como: Trava- línguas, Parlendas, Canções;
·         Brincadeira de roda;
·         Brincar de cabana;
·         Passar no túnel ou rolo;
·         Esconde- esconde;
·         Passar em baixo e em cima da corda;
·         Pular no bambolê;
·         Circuito de obstáculos;
·         Jogar bola no cesto;
·         Massagem shantala para os bebês;
·         Morto vivo;
·         Dança da cadeira;
·         Cabo de guerra;
·         Amarelinha;
·         Cantigas de roda ( se eu fosse um peixinho; ciranda cirandinha; caranguejo não é peixe; uma casinha bem fechada; a canoa virou, etc);
·         Passar anel;
·         Pula corda;
·         Batata quente;
·         Boliche;
·         Bolinha na boca do palhaço;
·         Ovo choco;
·         Tiro ao alvo;
·         Circuito com pneus;
·         Escravos de Jó;
·         Brincar no colchão;
·         Cama de gato;

AVALIAÇÃO:
·         Escolhe os brinquedos que quer brincar;
·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·         Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
·         Brinca com outras crianças;
·         Identifica imagens;
·         Produz música utilizando as partes do corpo;
·         Participa de brincadeiras musicais;
·         Conhece e reproduz oralmente jogos verbais: trava- línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções;
·         Manuseia livros, folheando-os;
·         Realiza contagem oral;
·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·         Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;

CRONOGRAMA:

Durante todo o ano, com maior ênfase no período de fevereiro a abril de 2016.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário