quinta-feira, 2 de maio de 2013

PROJETO: Porque Reciclar


PROFESSORAS: ANDRÉIA, JULIANA E VÂNIA.

TÍTULO: Porque Reciclar.

Problema: Quais os materiais que vão para o lixo e que poderiam ser reciclados?

Justificativa:
Entendendo que a educação infantil desenvolve o papel de complementar a função da família, vimos à necessidade de as crianças terem contato com a reciclagem. Elas possuem contato no dia a dia com esses materiais se transformam em lixo e que acabam poluindo o meio ambiente. A reciclagem é um modo muito válido para combater o crescimento do lixo produzido pelo homem, com isso acreditamos na importância da criação de brinquedos confeccionados com o lixo não mais útil para o homem fazendo as crianças mais conscientes da importância de se recicla.
Como diz a lei no art. 53 “que toda criança e o adolescente têm direito à Educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania” (ECA). Assim justifica-se a importância de trabalhar a reciclagem como alternativa para o desenvolvimento sustentável ainda na primeira infância buscando a formação integral do individuo, para uma sociedade em continua mudança.

Objetivo Geral:
Confeccionar brinquedos através de materiais não úteis para o homem, possibilitando as crianças o manuseio do lixo reciclável para a transformação em brinquedos, fazendo com que o material usado (lixo reciclável) se torne uma brincadeira divertida e diferente.

Objetivo Específicos:
·         Disponibilizar de diferentes materiais recicláveis ou não;
·         Valorizar o ato de reciclagem, e a necessidade da reutilização do lixo;
·         Possibilitar a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a curiosidade a experimentação;
·         Desenvolver atividades com os brinquedos confeccionados pelas crianças e pais;
·         Estimular os sentidos através dos materiais transformados em brinquedos.

Conteúdos:
  • Identidade e Autonomia;
  • Artes visuais
  • Musicas;
  • Natureza e sociedade;
  • Corpo e movimento;
  • Matemática

Metodologia:
  • Coordenaçao motora, rasgar e amassar vários tipos de papel;
  • Roda de conversa;
  • Pintura com tinta guache em vários materiais recicláveis;
  • Decoração com os materiais recicláveis (garrafa pet, rolos de papel higiênico, tampas de garrafas pet, etc)
  • Participação na confecção de brinquedos pelos pais (dia do brinquedo reciclável);
  • Confecção de brinquedos para a sala (puff, sofá, carrinhos, etc)

Avaliação:
Experimenta diferentes materiais;
Explora com prazer materiais variados;
Fala sobre os brinquedos confeccionados;
Demonstra coordenação motora ampla e fina;
Participa de brincadeiras musicais;
Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive.

Duração: 2 meses.

Avaliação projeto.
       Neste projeto as crianças tiveram contado com vários materiais que estão em seu dia a dia. Com a intervenção das professoras as crianças do Maternal II B puderam descobrir que esses materiais podem ser reutilizados de várias formas.
      Desde modo buscamos a participação da família, onde junto com as crianças os pais confeccionaram brinquedos para diversão na sala, como  um trem feito com caixa de leite do Renan, carrinho de com rolo de papel do Nicolas, uma caixa de jogos de cores feito com tampinha de garrafa pet da Eloisa, Vai e vem do Yuri e Cauã, o carro de garrafa pet trazido pela Helena, o monstro de garrafa de amaciante da Brenda, entre outros. Todos ficaram muito legais fazendo com que as crianças usando a imaginação brincassem entre elas.
     Dentro do projeto buscamos trabalhar a coordenação motora fina e noção de quantidade, amassando, rasgando jornal para encher a caixas de leite para a confecção do sofá, enchendo as garrafas pets com britas para a confecção da poltrona.
    Com tudo o conceito mais importante neste projeto foi que as crianças iniciaram sua conscientização em relação ao lixo que está no seu dia a dia percebendo que ele pode ser reutilizado de forma divertida e educativa .













Nenhum comentário:

Postar um comentário