terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: “UMA JOANINHA DIFERENTE”


PROFESSORA: ELENISI

PROJETO: “UMA JOANINHA DIFERENTE”

PROBLEMÁTICA: Que cor é essa? Nossas diferenças.
CRONOGRAMA: 2 semanas
JUSTIFICATIVA: Partindo da história “Uma joaninha diferente”, buscamos trabalhar a questão das diferenças entre as pessoas, animais, plantas, cores, etc.... Somos todos diferentes, com necessidades diferentes e estas devem ser respeitadas. Nossos alunos irão aprender através de histórias e brincadeiras que podemos ser amigos uns dos outros independente das diferenças de cada um.
OBJETIVO GERAL: Reconhecer e respeitar as diferenças e as necessidades de cada um.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer melhor o grupo, suas necessidades e respeitá-las;
Reconhecer as cores;
Entrar em contato com a joaninha e com suas características;
Entender a importância deste animal na natureza;
Conhecer o corpo da joaninha;
Construir a escrita da palavra em estudo
Produzir textos informativos coletivamente;
CONTEÚDOS

Seres vivos
Desenho
Literatura infantil
Manipulação de materiais diversos
Recorte e colagem
Sensações
Produção textual coletiva
Formação de palavras
Exploração dos sons das letras
Contato com a leitura e escrita
Fazer artístico
Noções de tempo
Números e operações
Raciocínio lógico.
Gráfico
Expressão corporal
Contagem oral
Conto e reconto de histórias
Poesias
Agrupamento
Observação e análises de imagens e objetos
METODOLOGIA:
 Leitura da história “uma joaninha diferente”
Discussão e reconto da história
Dramatização da história
Interpretação oral e escrita da história
Aula passeio por jardins e bosques para procurar as   joaninhas em seu habitat
Pesquisa na internet, livros e revistas sobre a joaninha
Listagem das cores das joaninhas
Brincar de misturar cores
Construir uma joaninha de sucata para que cada criança possa levá-la para sua casa e registrar o que fez com ela
Pesquisa sobre pessoas com necessidades especiais
Contagem das pintas das joaninhas
Confecção de joaninhas para a formação dos números que ficarão expostos na sala para pesquisa
Poesia “A joaninha” de Elias José
Recorte e colagem de diferentes espécies de joaninhas
Escrita espontânea
Procurar palavras que iniciam com a letra j
Desenhar outros objetos que iniciem com a letra estudada
Construir joaninhas utilizando pedras
Quebra-cabeça da palavra joaninha
Jogo dos sete erros
AVALIAÇÃO:
      Ocorrerá durante o processo, observando a construção da ideia de cada criança na escrita das palavras e na noção de palavras durante o recorte destas dentro de textos. Também a participação da criança na construção dos trabalhos, no reconhecimento das cores, bem como no respeito às regras combinadas em grupo.
      
      Neste projeto, “uma joaninha diferente”, as crianças discutiram e opinaram sobre as nossas diferenças e dificuldades. Achei muito interessante que todas mencionaram a questão do respeito aos amigos, principalmente aos amigos que tem mais limites. Pude perceber que eles gostam de serem solicitados a ajudarem quando necessário.
    Durante o projeto, pesquisamos sobre a joaninha, suas características, habitat, cores e sua função na natureza.
A parte que as crianças se divertiram muito foi quando fomos buscar pedras em um material de construção. Como havíamos conversado em sala, que escolheríamos uma pedra para pintar e fazer uma joaninha para enfeitar o nosso jardim, na hora da escolha das pedras, cada criança analisava muito até escolher a pedra ideal.
     Concluo que este projeto trouxe benefícios para melhorar a questão do respeito mútuo, bem como para a aprendizagem da escrita e da leitura.












4 comentários: