PROFESSORA:
ELENISI
PROJETO:
“UMA JOANINHA DIFERENTE”
PROBLEMÁTICA:
Que cor é
essa? Nossas diferenças.
CRONOGRAMA:
2 semanas
JUSTIFICATIVA:
Partindo
da história “Uma joaninha diferente”, buscamos trabalhar a questão das
diferenças entre as pessoas, animais, plantas, cores, etc.... Somos todos
diferentes, com necessidades diferentes e estas devem ser respeitadas. Nossos
alunos irão aprender através de histórias e brincadeiras que podemos ser amigos
uns dos outros independente das diferenças de cada um.
OBJETIVO
GERAL: Reconhecer e respeitar as diferenças e as necessidades de cada um.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Conhecer melhor o grupo, suas necessidades e
respeitá-las;
Reconhecer as cores;
Entrar em contato com a joaninha e com suas
características;
Entender a importância deste animal na natureza;
Conhecer o corpo da joaninha;
Construir a escrita da palavra em estudo
Produzir textos informativos coletivamente;
CONTEÚDOS
Seres
vivos
Desenho
Literatura
infantil
Manipulação
de materiais diversos
Recorte
e colagem
Sensações
Produção
textual coletiva
Formação
de palavras
Exploração
dos sons das letras
Contato
com a leitura e escrita
Fazer
artístico
Noções
de tempo
Números
e operações
Raciocínio
lógico.
Gráfico
Expressão
corporal
Contagem
oral
Conto
e reconto de histórias
Poesias
Agrupamento
Observação
e análises de imagens e objetos
METODOLOGIA:
Leitura da história “uma joaninha diferente”
Discussão
e reconto da história
Dramatização
da história
Interpretação
oral e escrita da história
Aula
passeio por jardins e bosques para procurar as joaninhas em seu habitat
Pesquisa
na internet, livros e revistas sobre a joaninha
Listagem
das cores das joaninhas
Brincar
de misturar cores
Construir
uma joaninha de sucata para que cada criança possa levá-la para sua casa e
registrar o que fez com ela
Pesquisa
sobre pessoas com necessidades especiais
Contagem
das pintas das joaninhas
Confecção
de joaninhas para a formação dos números que ficarão expostos na sala para
pesquisa
Poesia
“A joaninha” de Elias José
Recorte
e colagem de diferentes espécies de joaninhas
Escrita
espontânea
Procurar
palavras que iniciam com a letra j
Desenhar
outros objetos que iniciem com a letra estudada
Construir
joaninhas utilizando pedras
Quebra-cabeça
da palavra joaninha
Jogo
dos sete erros
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante o processo,
observando a construção da ideia de cada criança na escrita das palavras e na
noção de palavras durante o recorte destas dentro de textos. Também a
participação da criança na construção dos trabalhos, no reconhecimento das
cores, bem como no respeito às regras combinadas em grupo.
Neste projeto, “uma joaninha diferente”, as crianças discutiram e
opinaram sobre as nossas diferenças e dificuldades. Achei muito interessante
que todas mencionaram a questão do respeito aos amigos, principalmente aos
amigos que tem mais limites. Pude perceber que eles gostam de serem solicitados
a ajudarem quando necessário.
Durante o projeto, pesquisamos sobre a joaninha, suas características,
habitat, cores e sua função na natureza.
A parte que as crianças se divertiram muito
foi quando fomos buscar pedras em um material de construção. Como havíamos
conversado em sala, que escolheríamos uma pedra para pintar e fazer uma
joaninha para enfeitar o nosso jardim, na hora da escolha das pedras, cada
criança analisava muito até escolher a pedra ideal.
Concluo que este projeto trouxe
benefícios para melhorar a questão do respeito mútuo, bem como para a
aprendizagem da escrita e da leitura.
PARABÉNS!!Lindo Projeto!!
ResponderExcluirPARABÉNS!!Lindo Projeto!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirLindo!Parabéns!
ResponderExcluir