PROFESSORAS: Dolarice, Denise, Leidimara e Clarice.
TÍTULO: Eu e a minha família e meus
amigos
PROBLEMA: Quem são a minha família e amigos?
JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade se
manifesta através das interações com o outro. Há momentos em que as crianças
imitam o outro, outras situações mostram o que elas são. A identidade é um conceito do qual faz parte
a ideia de distinção, de uma marca de, de diferença entre as pessoas, a começar
pelo nome seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de
pensar e da história pessoal. (Referencial Curricular para Educação Infantil).
Juntamente com o tema identidade é
importante mencionar sobre família, sua importância e que devemos valorizá-la e
respeitá-la.
OBJETIVO
GERAL:
Conhecer sobre sua história de vida e
família e de seus amigos a fim de desenvolver uma imagem positiva de si,
atuando de forma independente, confiante em suas capacidades e habilidades.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
è
Promover
a socialização;
è
Compreender
que cada criança possui uma identidade;
è
Favorecer
o reconhecimento da própria imagem e do colega;
è
Entender
que cada família tem suas características, maneiras diferentes de ser e de
viver;
è
Valorizar
e respeitar a família ;
è
Compreender
porque fazemos parte de uma família (construção social);
è
Organizar
momentos de fala e de escuta;
è
Oportunizar
interação entre crianças e professoras;
è
Conhecer a identidade (dados pessoais);
è
Estimular
o raciocínio lógico, a comunicação, a corporeidade e a coordenação motora;
CONTEÚDOS:
Eu e o outro (identidade e autonomia)
Família (natureza e sociedade)
Desenho, pintura, colagem, (artes
visuais)
Canções e música (música)
Coordenação motora (movimento);
Conto e reconto de histórias
(linguagem e comunicação)
METODOLOGIA:
Roda de conversa, dialogar com as
crianças que cada um tem uma família e que fazemos parte da mesma; que vivemos
em uma sociedade onde existe o outro;
Contação de histórias;
Entrevista com os pais: pesquisa sobre
a árvore genealógica, escolha do nome da criança;
Desenho do corpo da criança em um
papel, decoração do desenho pela família;
Atividade de pintura, colagem e
recorte sobre a família;
Pintura da mão e em cada dedo desenho
de um membro da família;
Colagem fotos das crianças da turma ao
redor do espelho para identificação dos amigos;
Estimulo às crianças para que aconteça
a divisão dos brinquedos de forma mais tranquila.
AVALIAÇÃO:
Reconhece pessoas do seu convívio;
Comunica ideias e sentimentos através
de diferentes linguagens;
Reconhece seus colegas de sala e professores;
Interage com seres vivos apresentados;
Brinca conhecendo a natureza e a
sociedade em que vive;
Identifica sua própria imagem;
Reconhece imagens;
Explora sons texturas e imagens dos
livros.
Direciona os utensílios de
alimentação, utilizando de forma autônoma;
Brinca com outras crianças;
Reconhece o ambiente.
Neste
projeto as crianças comunicaram – se com expressões e sentimentos através de
diferentes linguagens. Por isso buscamos a participação da família, que junto
com as crianças realizaram a atividade da árvore genealógica e colocaram roupa
no desenho, onde nós professoras deitamos as crianças no papel e as contornamos
desenhando um boneco de cada um.
Dentro
do projeto procuramos trabalhar a própria imagem, a família e amigos,
percebemos que todos reconhecem pessoas do seu convívio, interagem com seres
vivos apresentados, brincam conhecendo a natureza e a sociedade onde vivem,
exploram sons texturas e imagens de livros.
Percebemos
também que nossas crianças desenvolvem uma imagem positiva de si e são
confiantes em suas capacidades e habilidades.
Lindo seu projeto gostei das ideias,tirei umas para partilhar com meus alunos obrigada.
ResponderExcluirPerfeito, o foco, as ações são claras e práticas parabéns!
ResponderExcluirPerfeito, o foco, as ações são claras e práticas parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPerfeito, parabéns o foco esta bem claro voltando as aulas irei colocar em prática esse projeto com meus alunos. Amei essa com criancinhas.
ResponderExcluir