sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO: Eu e a minha família e meus amigos.


PROFESSORAS: Dolarice, Denise, Leidimara e Clarice.

TÍTULO: Eu e a minha família e meus amigos

PROBLEMA: Quem são a minha família e amigos?

JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. Há momentos em que as crianças imitam o outro, outras situações mostram o que elas são.  A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de pensar e da história pessoal. (Referencial Curricular para Educação Infantil).
Juntamente com o tema identidade é importante mencionar sobre família, sua importância e que devemos valorizá-la e respeitá-la.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer sobre sua história de vida e família e de seus amigos a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades e habilidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
è Promover a socialização;
è Compreender que cada criança possui uma identidade;
è Favorecer o reconhecimento da própria imagem e do colega;
è Entender que cada família tem suas características, maneiras diferentes de ser e de viver;
è Valorizar e respeitar a família ;
è Compreender porque fazemos parte de uma família (construção social);
è Organizar momentos de fala e de escuta;
è Oportunizar interação entre crianças e professoras;
è  Conhecer a identidade (dados pessoais);
è Estimular o raciocínio lógico, a comunicação, a corporeidade e a coordenação motora;                   

CONTEÚDOS:
Eu e o outro (identidade e autonomia)
Família (natureza e sociedade)
Desenho, pintura, colagem, (artes visuais)
Canções e música (música)
Coordenação motora (movimento);
Conto e reconto de histórias (linguagem e comunicação)

METODOLOGIA:
Roda de conversa, dialogar com as crianças que cada um tem uma família e que fazemos parte da mesma; que vivemos em uma sociedade onde existe o outro;
Contação de histórias;
Entrevista com os pais: pesquisa sobre a árvore genealógica, escolha do nome da criança;
Desenho do corpo da criança em um papel, decoração do desenho pela família;
Atividade de pintura, colagem e recorte sobre a família;
Pintura da mão e em cada dedo desenho de um membro da família;
Colagem fotos das crianças da turma ao redor do espelho para identificação dos amigos;
Estimulo às crianças para que aconteça a divisão dos brinquedos de forma mais tranquila.

AVALIAÇÃO:
Reconhece pessoas do seu convívio;
Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
Reconhece seus colegas de sala e professores;
Interage com seres vivos apresentados;
Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
Identifica sua própria imagem;
Reconhece imagens;
Explora sons texturas e imagens dos livros.
Direciona os utensílios de alimentação, utilizando de forma autônoma;
Brinca com outras crianças;
Reconhece o ambiente.

Neste projeto as crianças comunicaram – se com expressões e sentimentos através de diferentes linguagens. Por isso buscamos a participação da família, que junto com as crianças realizaram a atividade da árvore genealógica e colocaram roupa no desenho, onde nós professoras deitamos as crianças no papel e as contornamos desenhando um boneco de cada um.
Dentro do projeto procuramos trabalhar a própria imagem, a família e amigos, percebemos que todos reconhecem pessoas do seu convívio, interagem com seres vivos apresentados, brincam conhecendo a natureza e a sociedade onde vivem, exploram sons texturas e imagens de livros.
Percebemos também que nossas crianças desenvolvem uma imagem positiva de si e são confiantes em suas capacidades e habilidades.











5 comentários:

  1. Lindo seu projeto gostei das ideias,tirei umas para partilhar com meus alunos obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, o foco, as ações são claras e práticas parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, o foco, as ações são claras e práticas parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, parabéns o foco esta bem claro voltando as aulas irei colocar em prática esse projeto com meus alunos. Amei essa com criancinhas.

    ResponderExcluir