PROJETO: LÁ VEM CHUVA!
Professora
Elenisi
PROBLEMÁTICA:
Tenho
medo de trovoada
CONOGRAMA:
2 semanas
JUSTIFICATIVA:
Estamos
na época do verão e as trovoadas são constantes. Algumas crianças da turma
choram e se assustam com os trovões e relâmpagos. Em um dia destes, na hora da
trovoada, para distrair as crianças, paramos para discutir sobre este assunto e
as crianças elencaram várias dúvidas e hipóteses sobre este fenômeno: Porque
quando chove dá relâmpago? Como acontecem os trovões? É verdade que não pode
sair de casa quando têm raios? Não podemos ficar na água quando chove!
OJETIVO
GERAL: Conhecer o fenômeno da chuva e os cuidados que devemos ter para não
acontecer acidentes.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Conhecer como acontece o fenômeno: chuva, trovão, raios.
Entrar em contato com conhecimentos científicos
sobre o assunto
Entender e elencar alguns cuidados principais para
proteger-se deste fenômeno
CONTEÚDOS
Fenômenos
naturais
Desenho
Literatura
infantil
Manipulação
de materiais diversos
Recorte
e colagem
Sensações
Produção
textual coletiva
Formação
de palavras
Exploração
dos sons das letras
Contato
com a leitura e escrita
Fazer
artístico
Noções
de tempo
Números
e quantidades
Raciocínio
lógico.
Gráfico
Expressão
corporal
Contagem
oral
Conto,
reconto e interpretação de histórias
Poesias
Agrupamento
Observação
e análises de imagens e objetos
METODOLOGIA:
Roda de conversa:
O que são
os raios?
Por que
acontecem as descargas elétricas?
Leitura
de histórias
Discussão
e reconto da história
Dramatização
da história “ A gotinha Plim-Plim”
Interpretação
oral e escrita da história
Pesquisa
na internet, livros e revistas sobre o fenômeno da tempestade
Vídeo:
De onde vêm os raios?
Ilustração
e interpretação do fenômeno-tempestade/raios
Listagem
dos cuidados que devemos ter quando acontecem as trovoadas
Pesquisa
sobre acidentes que acontecem quando não são tomados os devidos cuidados
Pesquisar
sobre a previsão do tempo
Construção
do gráfico de quantos dias choveram no mês
Confecionar
o ciclo da água ( sol, evaporação, chuva)
Desenho
dos medos de cada um
Música:
“ Se os pingos de chuva...”
Coreografia
e apresentação de canto e dança
Confecção
de um monstro
Poesia
Recorte
e colagem de diferentes materiais
Escrita
espontânea
Procurar
palavras que iniciam com a letra t
Desenhar
outros objetos que iniciem com a letra estudada
Quebra-cabeça
da palavra tempestade
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante o processo,
observando a construção das ideias de cada criança na escrita das palavras, nos
textos coletivos, na coordenação motora durante as atividades de recorte e
colagem,também na participação e interesse de cada um durante o projeto.
O projeto “Lá vem chuva” surgiu
do desespero que algumas crianças sentiam na hora da trovoada, busquei
informações que mostrassem como esses fenômenos acontecem na natureza e alguns
cuidados que devemos ter para nos protegermos. As crianças gostaram de
pesquisar a previsão do tempo, pois perceberam que muitos destes fenômenos são
percebidos antes mesmos de acontecer e ficaram ansiosos para comprovar se a
previsão que fizeram para o final de semana, realmente daria certo.
Um momento muito agradável
foi confeccionar um barquinho para soltar nas poças de água, depois de uma
tempestade. As crianças aproveitaram para tirar seus calçados e andar na água.
Foi uma festa!
Ao final deste projeto,
percebi que as crianças estão mais seguras e não entram em desespero cada vez
que ouvem trovões ou percebem que uma trovoada se aproxima. Também este projeto
acrescentou na aprendizagem da escrita e da leitura.
Excelente projeto! Parabéns.
ResponderExcluir