terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: LÁ VEM CHUVA!


PROJETO: LÁ VEM CHUVA!

Professora Elenisi

PROBLEMÁTICA: Tenho medo de trovoada                         
CONOGRAMA: 2 semanas
JUSTIFICATIVA: Estamos na época do verão e as trovoadas são constantes. Algumas crianças da turma choram e se assustam com os trovões e relâmpagos. Em um dia destes, na hora da trovoada, para distrair as crianças, paramos para discutir sobre este assunto e as crianças elencaram várias dúvidas e hipóteses sobre este fenômeno: Porque quando chove dá relâmpago? Como acontecem os trovões? É verdade que não pode sair de casa quando têm raios? Não podemos ficar na água quando chove!
OJETIVO GERAL: Conhecer o fenômeno da chuva e os cuidados que devemos ter para não acontecer acidentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer como acontece o fenômeno: chuva, trovão, raios.
Entrar em contato com conhecimentos científicos sobre o assunto
Entender e elencar alguns cuidados principais para proteger-se deste fenômeno
CONTEÚDOS

Fenômenos naturais
Desenho
Literatura infantil
Manipulação de materiais diversos
Recorte e colagem
Sensações
Produção textual coletiva
Formação de palavras
Exploração dos sons das letras
Contato com a leitura e escrita
Fazer artístico
Noções de tempo
Números e quantidades
Raciocínio lógico.
Gráfico
Expressão corporal
Contagem oral
Conto, reconto e interpretação de histórias
Poesias
Agrupamento
Observação e análises de imagens e objetos
METODOLOGIA:
         Roda de conversa:
         O que são os raios?
         Por que acontecem as descargas elétricas?
Leitura de histórias
Discussão e reconto da história
Dramatização da história “ A gotinha Plim-Plim”
Interpretação oral e escrita da história
Pesquisa na internet, livros e revistas sobre o fenômeno da tempestade
Vídeo: De onde vêm os raios?
Ilustração e interpretação do fenômeno-tempestade/raios
Listagem dos cuidados que devemos ter quando acontecem as trovoadas
Pesquisa sobre acidentes que acontecem quando não são tomados os devidos cuidados
Pesquisar sobre a previsão do tempo
Construção do gráfico de quantos dias choveram no mês
Confecionar o ciclo da água ( sol, evaporação, chuva)
Desenho dos medos de cada um
Música: “ Se os pingos de chuva...”
Coreografia e apresentação de canto e dança
Confecção de um monstro
Poesia
Recorte e colagem de diferentes materiais
Escrita espontânea
Procurar palavras que iniciam com a letra t
Desenhar outros objetos que iniciem com a letra estudada
Quebra-cabeça da palavra tempestade
AVALIAÇÃO:
          Ocorrerá durante o processo, observando a construção das ideias de cada criança na escrita das palavras, nos textos coletivos, na coordenação motora durante as atividades de recorte e colagem,também na participação e interesse de cada um durante o projeto.
O projeto “Lá vem chuva” surgiu do desespero que algumas crianças sentiam na hora da trovoada, busquei informações que mostrassem como esses fenômenos acontecem na natureza e alguns cuidados que devemos ter para nos protegermos. As crianças gostaram de pesquisar a previsão do tempo, pois perceberam que muitos destes fenômenos são percebidos antes mesmos de acontecer e ficaram ansiosos para comprovar se a previsão que fizeram para o final de semana, realmente daria certo.
Um momento muito agradável foi confeccionar um barquinho para soltar nas poças de água, depois de uma tempestade. As crianças aproveitaram para tirar seus calçados e andar na água. Foi uma festa!
Ao final deste projeto, percebi que as crianças estão mais seguras e não entram em desespero cada vez que ouvem trovões ou percebem que uma trovoada se aproxima. Também este projeto acrescentou na aprendizagem da escrita e da leitura.












Um comentário: