Professora: Suellin
Turma: Pré I A matutino
PROJETO: AMIGOS
Problemática:
Qual a importância de um amigo?
Justificativa:
Observando a turma do pré I”A”, notei dificuldade em relação ao relacionamento
entre as crianças, onde estão ocorrendo alguns conflitos. As crianças hora
estão brincando, hora estão brigando, necessitando da minha intervenção nestes momentos. Com este projeto, pretende-se construir
regras com as crianças, bem como fazer com que passem a ver os amigos como
alguém especial, e que contribua para um melhor convívio entre eles.
Objetivo
Geral: Incentivar o bom relacionamento e comportamento, com
ênfase na importância em ter um amigo.
Objetivos
Específicos:
Aprender a conviver
na escola, utilizando as regras construídas pelo grupo;
Identificar situações
de conflito utilizando os argumentos das crianças para a resolução de
problemas;
Utilizar gestos que
demonstrem atitudes de respeito aos colegas, às professoras e demais pessoas, a
fim de valorizar ações de cooperação e solidariedade.
Fazer a leitura de
obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de
imagens e objetos.
Reconhecer seu nome
em diversas situações.
Criar bons hábitos de
respeito às regras e ao grupo no qual está inserido.
Descobrir e
distinguir características, semelhanças e diferenças.
Apropriar-se da
imagem global do corpo, desenvolvendo atitudes de interesse e cuidado com o seu
corpo.
Apreciar a literatura
infantil nos mais variados gêneros através da escuta, interpretação, encenação.
Compreender o valor
da amizade, através de atividades lúdicas e atividades concretas.
Experimentar e
explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e
fantasia na construção de trabalhos artísticos.
Conteúdos:
Corpo humano;
Eu e o outro;
Valores;
Convívio social;
Expressividade;
Apreciação de obras
de arte;
Contato com a
escrita;
Escola;
Raciocínio lógico;
Autoconhecimento;
Gêneros literários;
Parlendas, adivinhas
rimas, letras de música e receitas;
Fazer artístico;
Leitura de obras de
arte;
Contagem oral;
Noções de tamanho,
diferenças...
Metodologia:
Ao sair da sala
utilizar a forma de fila;
Brincadeiras
dirigidas e livres;
Construção dos
combinados;
Teatros;
Rodas de conversa;
Organização dos
brinquedos;
Músicas de saudação,
músicas que envolvam o tema;
Releituras de obras
de arte;
Chamadinha;
Atividades de
tentativas de escrita do nome;
Alfabeto móvel;
Trabalhos com
fotografias, autorretrato;
Utilização do espelho
para observação de si e do colega;
Todo mundo na
janelinha: Em uma cartolina, desenho de um trenzinho
com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendurar o
cartaz na parede da sala. No dia da brincadeira, pedir aos pais que mandem uma
foto do filho ou da filha. Pedir aos pequenos que sentem em roda e coloquem a
foto no meio do círculo. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga:
“Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era
azul?”, “Quem já foi à praia?” Chamar as crianças pelo nome. Depois dos
comentários, cole as fotos nos vagões e deixe-as apreciarem. Inclua uma foto
sua também;
Cadê minha foto: Encapar as fotos com o plástico adesivo para que não
estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade
Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as em algum lugar. Quando as crianças entrarem
na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não?
Vamos procurar? Devem estar em algum lugar na escola...” Indique alguns espaços
para elas procurarem as imagens, deixando o tanque de areia por último. Se a
foto encontrada não for à da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando
todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las
novamente no painel, ressaltar o respeito mútuo na hora da brincadeira;
Cada um é
do seu jeito: Papel Kraft, tesoura, canetas hidro cor e fita adesiva. Construir
a imagem do próprio corpo e trabalhar a autoestima. Cada criança deita sobre
uma folha de papel para desenhar a silhueta dela, fazer em um só papel, depois
pedir que desenhem o que falta. Nesse momento, incentivar a criança a observar
o próprio corpo. Quando todos concluírem o trabalho, colar na parede e
estimular a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse
bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a
construção da autoimagem e da autoestima, pois a criança interioriza o afeto
que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa;
Atividade
completar o rosto de uma menina ou menino;
As
crianças em dupla pedir que se observem por um tempo, em seguida dar papel para
que desenhem o amiguinho, depois socializar, pedir que destaquem o que mais gosta
nele e o que menos gosta.
Histórias que envolvam
o tema: O besouro invejoso, mamãe botou um ovo, aprendendo com os amigos, a
onça e o saci, Amigos, Ana e Ana, Valores para a vida toda;
Encenar situações que
ocorrem dentro da sala, questionar se é legal ou não, questionar bastante o ato
que eles têm perante o amigo, frisando o quanto é triste ou feliz, a ação deles
frente aos coleguinhas;
Mostrar imagens de
crianças realizando diferentes ações, questionar e debater as imagens;
Atividades de
impressão;
Brincadeiras;
Confecção de um
boneco feito de material reciclável onde uma criança por dia o levará para
casa;
Recorte e colagem de
diferentes materiais;
Em uma cartolina,
desenho com tinta e pincel o que mais gosta (quando fica feliz) e o que menos
gosta (quando fica triste), socializar;
Atividade referente a
história Mamãe botou um ovo, debater sobre a história e depois pedir que
desenhem o que entenderam;
Enfeite da palavra
amigos e tentativa de escrita da mesma, ver as palavrinhas que forma a palavra;
Procurar em revistas
as palavras que formam a palavra amigo;
Desenho dos amigos;
Atividade: recortar e
colar o que daria de presente a um amigo;
Vídeos: Boom e reds,
Aprendendo a desenhar;
Atividade referente a
história Aprendendo com os amigos;
Atividade A onça e o
saci;
Alfabeto móvel;
Cartaz o que podemos
fazer com nossas mãos, carimbar e em uma roda de conversa o que podemos e o que
não podemos.
Cronograma: 04
de março a 19 de abril
Considera as regras
de convívio social construídas no grupo.
Utiliza argumentos na
resolução de conflitos.
Apresenta atitudes de
solidariedade e cooperação.
Produz trabalhos de
arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem,
da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção
e criação.
Reconhece seu nome
escrito.
Respeita as regras de
boa convivência;
Reconhece e distingue
semelhanças e diferenças.
Percebe as sensações,
limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Participa de
situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo professor: histórias, poesias,
quadrinhos entre outros.
Compreende o objetivo
do projeto, a fim de mudar sua conduta perante seus amigos.
A turma teve grande evolução, pois a cada
atividade demonstravam o quanto estavam compreendendo a importância de se ter
um amigo, o quanto gostavam dos mesmos. De modo que diminuíram significamente
os conflitos, ocasionando mudanças no comportamento individual e do grupo.
Sempre que alguém fazia ou faz algo de
errado, as crianças estão lembrando e reforçando o que vimos no projeto: Nossas
mãos servem para fazer coisas boas e não ruins como bater, beliscar...
Esta experiência foi de grande proveito, pois
assim como as crianças passaram a ver os amiguinhos de maneiras diferentes.
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