terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: AMIGOS


Professora: Suellin
Turma: Pré I A matutino

PROJETO: AMIGOS

Problemática: Qual a importância de um amigo?

Justificativa: Observando a turma do pré I”A”, notei dificuldade em relação ao relacionamento entre as crianças, onde estão ocorrendo alguns conflitos. As crianças hora estão brincando, hora estão brigando, necessitando da minha intervenção  nestes momentos.  Com este projeto, pretende-se construir regras com as crianças, bem como fazer com que passem a ver os amigos como alguém especial, e que contribua para um melhor convívio entre eles.

Objetivo Geral: Incentivar o bom relacionamento e comportamento, com ênfase na importância em ter um amigo.

Objetivos Específicos:
Aprender a conviver na escola, utilizando as regras construídas pelo grupo;
Identificar situações de conflito utilizando os argumentos das crianças para a resolução de problemas;
Utilizar gestos que demonstrem atitudes de respeito aos colegas, às professoras e demais pessoas, a fim de valorizar ações de cooperação e solidariedade.
Fazer a leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Reconhecer seu nome em diversas situações.
Criar bons hábitos de respeito às regras e ao grupo no qual está inserido.
Descobrir e distinguir características, semelhanças e diferenças.
Apropriar-se da imagem global do corpo, desenvolvendo atitudes de interesse e cuidado com o seu corpo.
Apreciar a literatura infantil nos mais variados gêneros através da escuta, interpretação, encenação.
Compreender o valor da amizade, através de atividades lúdicas e atividades concretas.
Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos.

Conteúdos:


Corpo humano;
Eu e o outro;
Valores;
Convívio social;
Expressividade;
Apreciação de obras de arte;
Contato com a escrita;
Escola;
Raciocínio lógico;
Autoconhecimento;
Gêneros literários;
Parlendas, adivinhas rimas, letras de música e receitas;
Fazer artístico;
Leitura de obras de arte;
Contagem oral;
Noções de tamanho, diferenças...



Metodologia:
Ao sair da sala utilizar a forma de fila;
Brincadeiras dirigidas e livres;
Construção dos combinados;
Teatros;
Rodas de conversa;
Organização dos brinquedos;
Músicas de saudação, músicas que envolvam o tema;
Releituras de obras de arte;
Chamadinha;
Atividades de tentativas de escrita do nome;
Alfabeto móvel;
Trabalhos com fotografias, autorretrato;
Utilização do espelho para observação de si e do colega;
Todo mundo na janelinha: Em uma cartolina, desenho de um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendurar o cartaz na parede da sala. No dia da brincadeira, pedir aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Pedir aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chamar as crianças pelo nome. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe-as apreciarem. Inclua uma foto sua também;
Cadê minha foto: Encapar as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as em algum lugar. Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar? Devem estar em algum lugar na escola...” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens, deixando o tanque de areia por último. Se a foto encontrada não for à da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las novamente no painel, ressaltar o respeito mútuo na hora da brincadeira;
Cada um é do seu jeito: Papel Kraft, tesoura, canetas hidro cor e fita adesiva. Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a autoestima. Cada criança deita sobre uma folha de papel para desenhar a silhueta dela, fazer em um só papel, depois pedir que desenhem o que falta. Nesse momento, incentivar a criança a observar o próprio corpo. Quando todos concluírem o trabalho, colar na parede e estimular a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da autoimagem e da autoestima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa;
Atividade completar o rosto de uma menina ou menino;
As crianças em dupla pedir que se observem por um tempo, em seguida dar papel para que desenhem o amiguinho, depois socializar, pedir que destaquem o que mais gosta nele e o que menos gosta.
Histórias que envolvam o tema: O besouro invejoso, mamãe botou um ovo, aprendendo com os amigos, a onça e o saci, Amigos, Ana e Ana, Valores para a vida toda;
Encenar situações que ocorrem dentro da sala, questionar se é legal ou não, questionar bastante o ato que eles têm perante o amigo, frisando o quanto é triste ou feliz, a ação deles frente aos coleguinhas;
Mostrar imagens de crianças realizando diferentes ações, questionar e debater as imagens;
Atividades de impressão;
Brincadeiras;
Confecção de um boneco feito de material reciclável onde uma criança por dia o levará para casa;
Recorte e colagem de diferentes materiais;
Em uma cartolina, desenho com tinta e pincel o que mais gosta (quando fica feliz) e o que menos gosta (quando fica triste), socializar;
Atividade referente a história Mamãe botou um ovo, debater sobre a história e depois pedir que desenhem o que entenderam;
Enfeite da palavra amigos e tentativa de escrita da mesma, ver as palavrinhas que forma a palavra;
Procurar em revistas as palavras que formam a palavra amigo;
Desenho dos amigos;
Atividade: recortar e colar o que daria de presente a um amigo;
Vídeos: Boom e reds, Aprendendo a desenhar;
Atividade referente a  história Aprendendo com os amigos;
Atividade A onça e o saci;
Alfabeto móvel;
Cartaz o que podemos fazer com nossas mãos, carimbar e em uma roda de conversa o que podemos e o que não podemos.

Cronograma: 04 de março a 19 de abril

Avaliação:
Considera as regras de convívio social construídas no grupo.
Utiliza argumentos na resolução de conflitos.
Apresenta atitudes de solidariedade e cooperação.
Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
Reconhece seu nome escrito.
Respeita as regras de boa convivência;
Reconhece e distingue semelhanças e diferenças.
Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelo professor: histórias, poesias, quadrinhos entre outros.
Compreende o objetivo do projeto, a fim de mudar sua conduta perante seus amigos.

A turma teve grande evolução, pois a cada atividade demonstravam o quanto estavam compreendendo a importância de se ter um amigo, o quanto gostavam dos mesmos. De modo que diminuíram significamente os conflitos, ocasionando mudanças no comportamento individual e do grupo.
Sempre que alguém fazia ou faz algo de errado, as crianças estão lembrando e reforçando o que vimos no projeto: Nossas mãos servem para fazer coisas boas e não ruins como bater, beliscar...
Esta experiência foi de grande proveito, pois assim como as crianças passaram a ver os amiguinhos de maneiras diferentes.












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