terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO


Turma: Pré II B vesp.
Professora: Suellin

PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO

Problema: Como tornar a aula mais atrativa e dinâmica a partir deste conto clássico?

Justificativa: O trabalho com contos clássicos aguça o interesse da criança pela leitura, ainda que não seja de forma convencional, onde desperta cada vez mais a curiosidade. Também valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

Objetivo Geral: Tornar a aula mais atrativa e dinâmica a partir do conto Chapeuzinho Vermelho, de forma que amplie sua visão de mundo em relação à linguagem, leitura e escrita.

Objetivos Específicos:
Fazer leitura de imagens, obras, figuras, a partir da observação, narração, descrição e interpretação;
Ampliar e compartilhar o repertório de canções a fim de desenvolver memória musical;
Elaborar textos individuais e/ou coletivos, orais ou escritos, demonstrando sequencia de pensamento;
Apreciar a literatura infantil através da escuta das leituras feita pelo professor e por sua escolha para o manuseio;
Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
Interessa-se por escrever ainda que não seja de forma convencional;
Criar bons hábitos de respeito às regras e ao grupo no qual está inserido: família, escola, comunidade;
Relacionar a ideia de número à quantidade;
Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade;
Desenvolver noções de lateralidade, identificando direita, esquerda, frente e atrás.
Expressar necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demonstrando iniciativa.

Conteúdos:
Comunicação e expressão de desejos e sentimentos.
Observação e discussão de imagens.
Ritmo.
Conto e reconto de histórias.
Gêneros literários.
Contato com a leitura e escrita.
Lugares e paisagens.
Noção de tempo.
Coordenação motora fina e ampla.
Expressividade.

Metodologia:
Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
Leitura da história toda e observação das figuras.
Observação das cenas da história, recontá-las oralmente, desenhar, escrever pequenas frases.
Roda de conversa: O que aconteceu na história? A partir deste questionamento desencadear as outras perguntas;
Música: “pela estrada a fora, eu vou bem sozinha, Levar estes doces para a vovozinha, Ela mora longe, o caminho é deserto, E o lobo mau passeia aqui por perto, Mas à tardinha, ao sol poente, Junto à mamãezinha dormirei contente.”
CD clássicos inesquecíveis.
Interpretação oral: as cças irão contar a história, identificando os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
Texto coletivo, mudando o rumo da história.
Tarefa: com a ajuda dos pais, irão montar outra versão de chapeuzinho vermelho, montando um livrinho, um cartaz, enfim, como quiserem, para socializar na sala.
Contação de diferentes obras de diversos autores realizando a comparação.
Dramatização: apresentação para os outros prés.
Atividades orais e/ou escritas como: escrita de palavras com letras móveis, caça-palavras, cruzadinha, Receita.
Roda de conversa: Você já desobedeceu sua mãe? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
Roda de conversa em torno do texto, fazer questionamentos de várias situações que ocorreram na história.
Culinária: Fazer o bolo que a Chapeuzinho levou para sua vovó.
Escrever a receita no caderno.
Brincar de encenar, envolvendo direita e esquerda, frente e atrás. Ex: Uma criança é o lobo e a outra é a chapeuzinho, pedir que pegue o lobo a sua direita, o lobo está atrás dela ou na frente, questionar em torno disso.
Confecção de um cartaz com as características do lobo: Feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, manso, corpo coberto de pelos, destacar mais características.
Roda de conversa: O que o lobo come? Onde ele mora? Como ele dorme?...
Dedoches dos personagens.
História sequenciada.
Confecção de máscaras: chapeuzinho e do lobo.
Atividade: se você fosse o autor da história, que cor seria a chapeuzinho e que animal seria no lugar do lobo, pintar a chapéu e desenhar o animal.
Cada criança irá colorir um lobo, recortar e colar em uma folha mais resistente, depois esconder pelo CEI, para que elas procurem.
Histórias que serão contadas: Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque); Chapeuzinho vermelho (João de Barro); Chapeuzinho Vermelho a verdadeira história (A.R. Almódovar e Mare Taeger).
Piquenique no bosque, onde cada criança irá trazer algo que goste de comer, para assim montar a nossa cesta.
Montar uma história em quadrinhos, desenhando, socializar.

Cronograma: 04 de março a 19 de abril.

Avaliação:
Faz leitura de obras, imagens a partir da observação, narração, descrição, e interpretação.
Narra fatos em sequencia temporal e causal.
Reconta historias com aproximação da original.
Reconhece seu nome escrito.
Participa de situações de leitura de diferentes gêneros.
Produz textos individuais e/ou coletivos.
Utiliza contagem oral nas brincadeiras.
Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos.
Reconhece a função da escrita.
Explicita e/ou representa posição de pessoas e objetos (direita, esquerda)...
Demonstra atitudes de iniciativa.

Avaliação: O projeto Chapeuzinho vermelho, teve como objetivo tornar a aula mais atrativa e dinâmica, de modo que a leitura, escrita e a linguagem, fizessem parte do dia a dia das crianças, sendo assim, proporcionei muitas atividades dentro desse contexto.
 Foi de grande valia, pois a todo o momento as crianças demonstravam um grande interesse, pois partia da história pela qual elas admiram e apreciam.
Notei que passaram a observar mais as imagens que eram apresentadas, bem como fazer releituras maravilhosas e instigantes. Aprenderam algumas músicas envolvendo o tema, até fizemos apresentação de uma dança no Festival de Literatura. Foi fantástico, as crianças demonstraram um interesse imenso em dançar e cantar.
Conheceram palavrinhas novas, como LOBO, BOLO, CHAPEUZINHO VERMELHO, DOCES, FRUTAS, enfim, palavras que se destacavam nas histórias. Também fizemos um bolo e copiamos a receita, onde as crianças participaram ativamente, sempre deixando nítido o entusiasmo com esta atividade.
Muitas coisas foram desenvolvidas, com resultados satisfatórios, a turma toda interagiu e participou de tudo. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário