Turma:
Pré II B vesp.
Professora:
Suellin
PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO
Problema: Como
tornar a aula mais atrativa e dinâmica a partir deste conto clássico?
Justificativa: O
trabalho com contos clássicos aguça o interesse da criança pela leitura, ainda
que não seja de forma convencional, onde desperta cada vez mais a curiosidade.
Também valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão, abrangendo o
desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Objetivo
Geral: Tornar a aula mais atrativa e dinâmica a partir do conto
Chapeuzinho Vermelho, de forma que amplie sua visão de mundo em relação à
linguagem, leitura e escrita.
Objetivos
Específicos:
Fazer leitura de imagens,
obras, figuras, a partir da observação, narração, descrição e interpretação;
Ampliar e compartilhar o
repertório de canções a fim de desenvolver memória musical;
Elaborar textos
individuais e/ou coletivos, orais ou escritos, demonstrando sequencia de
pensamento;
Apreciar a literatura
infantil através da escuta das leituras feita pelo professor e por sua escolha
para o manuseio;
Familiarizar-se com a
escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
Interessa-se por escrever
ainda que não seja de forma convencional;
Criar bons hábitos de
respeito às regras e ao grupo no qual está inserido: família, escola,
comunidade;
Relacionar a ideia de
número à quantidade;
Utilizar o corpo para
acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade;
Desenvolver noções de
lateralidade, identificando direita, esquerda, frente e atrás.
Expressar necessidades,
desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demonstrando
iniciativa.
Conteúdos:
Comunicação e expressão de desejos e sentimentos.
Observação e discussão de imagens.
Ritmo.
Conto e reconto de histórias.
Gêneros literários.
Contato com a leitura e escrita.
Lugares e paisagens.
Noção de tempo.
Coordenação motora fina e ampla.
Expressividade.
Metodologia:
Apresentação do livro:
capa, material, título, editora, ilustrações.
Leitura da história toda e
observação das figuras.
Observação das cenas da
história, recontá-las oralmente, desenhar, escrever pequenas frases.
Roda de conversa: O que
aconteceu na história? A partir deste questionamento desencadear as outras
perguntas;
Música: “pela estrada a
fora, eu vou bem sozinha, Levar estes doces para a vovozinha, Ela mora longe, o
caminho é deserto, E o lobo mau passeia aqui por perto, Mas à tardinha, ao sol
poente, Junto à mamãezinha dormirei contente.”
CD clássicos
inesquecíveis.
Interpretação oral: as
cças irão contar a história, identificando os personagens, o tempo, o espaço
que acontece a história (Onde? Quando?).
Texto coletivo, mudando o
rumo da história.
Tarefa: com a ajuda dos
pais, irão montar outra versão de chapeuzinho vermelho, montando um livrinho,
um cartaz, enfim, como quiserem, para socializar na sala.
Contação de diferentes
obras de diversos autores realizando a comparação.
Dramatização: apresentação
para os outros prés.
Atividades orais e/ou
escritas como: escrita de palavras com letras móveis, caça-palavras, cruzadinha,
Receita.
Roda de conversa: Você já
desobedeceu sua mãe? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém
que já tenha desobedecido.
Roda de conversa em torno
do texto, fazer questionamentos de várias situações que ocorreram na história.
Culinária: Fazer o bolo que
a Chapeuzinho levou para sua vovó.
Escrever a receita no
caderno.
Brincar de encenar,
envolvendo direita e esquerda, frente e atrás. Ex: Uma criança é o lobo e a
outra é a chapeuzinho, pedir que pegue o lobo a sua direita, o lobo está atrás
dela ou na frente, questionar em torno disso.
Confecção de um cartaz com
as características do lobo: Feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, manso, corpo
coberto de pelos, destacar mais características.
Roda de conversa: O que o
lobo come? Onde ele mora? Como ele dorme?...
Dedoches dos personagens.
História sequenciada.
Confecção de máscaras:
chapeuzinho e do lobo.
Atividade: se você fosse o
autor da história, que cor seria a chapeuzinho e que animal seria no lugar do
lobo, pintar a chapéu e desenhar o animal.
Cada criança irá colorir
um lobo, recortar e colar em uma folha mais resistente, depois esconder pelo
CEI, para que elas procurem.
Histórias que serão
contadas: Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque); Chapeuzinho vermelho (João de
Barro); Chapeuzinho Vermelho a verdadeira história (A.R. Almódovar e Mare
Taeger).
Piquenique no bosque, onde
cada criança irá trazer algo que goste de comer, para assim montar a nossa
cesta.
Montar uma história em
quadrinhos, desenhando, socializar.
Avaliação:
Faz leitura de obras, imagens a partir da
observação, narração, descrição, e interpretação.
Narra fatos em sequencia temporal e causal.
Reconta historias com aproximação da original.
Reconhece seu nome escrito.
Participa de situações de leitura de diferentes
gêneros.
Produz textos individuais e/ou coletivos.
Utiliza contagem oral nas brincadeiras.
Expressa-se corporalmente por meio da dança,
brincadeiras e outros movimentos.
Reconhece a função da escrita.
Explicita e/ou representa posição de pessoas e
objetos (direita, esquerda)...
Demonstra atitudes de iniciativa.
Avaliação: O projeto Chapeuzinho vermelho, teve
como objetivo tornar a aula mais atrativa e dinâmica, de modo que a leitura,
escrita e a linguagem, fizessem parte do dia a dia das crianças, sendo assim,
proporcionei muitas atividades dentro desse contexto.
Foi de
grande valia, pois a todo o momento as crianças demonstravam um grande
interesse, pois partia da história pela qual elas admiram e apreciam.
Notei que passaram a observar mais as imagens que
eram apresentadas, bem como fazer releituras maravilhosas e instigantes. Aprenderam
algumas músicas envolvendo o tema, até fizemos apresentação de uma dança no
Festival de Literatura. Foi fantástico, as crianças demonstraram um interesse
imenso em dançar e cantar.
Conheceram
palavrinhas novas, como LOBO, BOLO, CHAPEUZINHO VERMELHO, DOCES, FRUTAS, enfim,
palavras que se destacavam nas histórias. Também fizemos um bolo e copiamos a
receita, onde as crianças participaram ativamente, sempre deixando nítido o
entusiasmo com esta atividade.
Muitas
coisas foram desenvolvidas, com resultados satisfatórios, a turma toda
interagiu e participou de tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário