PROFESSORES: DILVA, ISOLDE, ROZANA E
VANDERLÉIA.
TITULO: A descoberta de um novo canto.
PROBLEMA: Porque os diferentes espaços,
cantinhos são importantes para os bebês?
JUSTIFICATIVA: O berçário precisa ter espaços
programados para dar aos bebês oportunidades de se movimentar, interagindo
tanto com objetos, como com outros bebês. Deve oferecer ao bebê situações
desafiadoras, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades. A partir
disso, resolvemos criar diferentes cantinhos dentro da sala, a fim de que os
bebês possam vivenciar diferentes situações de aprendizagens, exercitando a
autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos
ligados a construção do conhecimento e relacionamento.
Os
espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebês. Portanto eles
devem ser observados, avaliados e mudados pelos educadores na medida em que
eles desenvolvem e se interessam por coisas novas. (Maria Clotilde
Rossetti-Ferreira)
Os bebês procuram, pegam e compartilham
objetos com os colegas, isso os leva a se arrastarem, rolarem, mudarem de
posição e conquistarem espaços. Os espaços e objetos precisam estar a favor do
desenvolvimento sadio dos bebês, proporcionando-lhes experiências novas e
desafiadoras.
OBJETIVO GERAL: Organizar o espaço em forma de
cantinhos, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Promover espaços-situações
para que o bebê possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades,
desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
Propiciar um
ambiente seguro para o bebê, possibilitando um pleno desenvolvimento físico,
emocional e social;
Relacionar-se
com outros amigos demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e
preferências;
Realizar atividades
sozinhas, ou com pouca ajuda da professora;
Ampliar
progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço(engatinhar, andar, rolar);
Estimular a emissão de
sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias.
CONTEÚDOS:
Eu e outro; exploração do
espaço; iniciativa para fazer escolha(Identidade e autonomia)
Exploração de
diferentes materiais(Artes visuais)
Canto(Música)
Comunicação(Linguagem)
Equilíbrio;
coordenação motora ampla e fina; controle muscular, pegar, soltar, engatinhar e
sentar(Corpo e movimento)
METODOLOGIA:
Confecção de um canto com
tira de malha, formando uma cortina;
Confecção de
um canto da noite, onde iremos virar um berço e cobri-lo com malha azul;
Toca do
coelho;
Construção de
cabanas dentro da sala em diferentes espaços;
Contação de
histórias nos cantinhos.
CRONOGRAMA: 30 dias
AVALIAÇÃO:
Expressa sentimentos através
de diferentes linguagens;
Reconhece sua
imagem no espelho;
Experimenta e explora
os diferentes materiais;
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons;
Chora ou ri
demonstrando sentimentos;
Segura,
examina e explora objetos de diferentes formas;
Sacode ou
aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
Manifesta
interesse em superar seus limites;
Demonstra
coordenação motora em andar, engatinhar, rolar;
Balbucia.
Os cantinhos são provocadores dessas
intenções, já que permitem as crianças a flexibilidade, vivências e escolhas
pessoais, nesses espaços são permitidas as crianças várias experiências e
desafios.
As crianças exploraram todos os
cantinhos a elas oferecidos, as que andam e engatinham fizeram a maior festa
principalmente na hora de contar história e cantar, gargalhavam, batiam palma e
até mesmo dançavam.
“Em cada canto
lá no cantinho eu vou crescendo, sendo mais eu, sendo mais grupo, sendo sei lá, eu me confundo, invento, brinco, vou aprendendo, ensino, busco e vou pra dentro, de um mundo que só quem ainda conserva o coração de criança, vai entender”.
CECÍLIA MEIRELIS.
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