terça-feira, 14 de maio de 2013

A DESCOBERTA DE UM NOVO CANTO.


PROFESSORES: DILVA, ISOLDE, ROZANA E VANDERLÉIA.

TITULO: A descoberta de um novo canto.



PROBLEMA: Porque os diferentes espaços, cantinhos são importantes para os bebês?

JUSTIFICATIVA: O berçário precisa ter espaços programados para dar aos bebês oportunidades de se movimentar, interagindo tanto com objetos, como com outros bebês. Deve oferecer ao bebê situações desafiadoras, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades. A partir disso, resolvemos criar diferentes cantinhos dentro da sala, a fim de que os bebês possam vivenciar diferentes situações de aprendizagens, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados a construção do conhecimento e relacionamento.

Os espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebês. Portanto eles devem ser observados, avaliados e mudados pelos educadores na medida em que eles desenvolvem e se interessam por coisas novas. (Maria Clotilde Rossetti-Ferreira)

Os bebês procuram, pegam e compartilham objetos com os colegas, isso os leva a se arrastarem, rolarem, mudarem de posição e conquistarem espaços. Os espaços e objetos precisam estar a favor do desenvolvimento sadio dos bebês, proporcionando-lhes experiências novas e desafiadoras.

OBJETIVO GERAL: Organizar o espaço em forma de cantinhos, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês. 

OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Promover espaços-situações para que o bebê possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
Propiciar um ambiente seguro para o bebê, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
Relacionar-se com outros amigos demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências;
Realizar atividades sozinhas, ou com pouca ajuda da professora;
Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço(engatinhar, andar, rolar);
Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias.

CONTEÚDOS:
Eu e outro; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolha(Identidade e autonomia)
Exploração de diferentes materiais(Artes visuais)
Canto(Música)
Comunicação(Linguagem)
Equilíbrio; coordenação motora ampla e fina; controle muscular, pegar, soltar, engatinhar e sentar(Corpo e movimento)

METODOLOGIA:
Confecção de um canto com tira de malha, formando uma cortina;
Confecção de um canto da noite, onde iremos virar um berço e cobri-lo com malha azul;
Toca do coelho;
Construção de cabanas dentro da sala em diferentes espaços;
Contação de histórias nos cantinhos.

CRONOGRAMA: 30 dias

AVALIAÇÃO:
Expressa sentimentos através de diferentes linguagens;
Reconhece sua imagem no espelho;
Experimenta e explora os diferentes materiais;
Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
Chora ou ri demonstrando sentimentos;
Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
Manifesta interesse em superar seus limites;
Demonstra coordenação motora em andar, engatinhar, rolar;
Balbucia.
           Os cantinhos são provocadores dessas intenções, já que permitem as crianças a flexibilidade, vivências e escolhas pessoais, nesses espaços são permitidas as crianças várias experiências e desafios.
         As crianças exploraram todos os cantinhos a elas oferecidos, as que andam e engatinham fizeram a maior festa principalmente na hora de contar história e cantar, gargalhavam, batiam palma e até mesmo dançavam.

“Em cada canto lá no cantinho eu vou crescendo, sendo mais eu, sendo mais grupo, sendo  sei lá, eu me confundo, invento, brinco, vou aprendendo, ensino, busco e vou pra dentro, de um mundo que só quem ainda conserva o coração de criança, vai entender”.
CECÍLIA MEIRELIS.















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