TURMA:
Berçário II A
PROFESSORAS:
Bruna, Roseli, Vânia e Suzana.
PROJETO: ESTIMULAÇÃO, SENSAÇÕES
E MUITA DIVERSÃO NO B II “A”
Problema: É possível utilizar
diversas linguagens (musicais, sensitivas, visuais, auditiva, etc) para estimular
os bebês de forma integral e com qualidade?
Justificativa: Observando e pesquisando sobre o desenvolvimento das crianças do Berçário II, chegamos à conclusão que se faz necessário um plano de estimulação motora, cognitiva e emocional. Desta forma, o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação desenvolvido com crianças de 10 a 18 meses, explorando os cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Nessa fase as crianças estão
descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado
pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos
estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo
professor que criará espaços e desafios.
Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar ã criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.
Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar ã criança independência, auto estima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.
Objetivo
Geral: Estimular de forma significativa
os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.
Objetivos Específicos:
Estimular
o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente;
Observar
as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e
audição;
Explorar
diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades
e possibilidades de manuseio.
Explorar
o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de
pressão, encaixe, rasgar e amassar.
Ampliar
gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de
deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.
Deslocar-se
com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas
próprias capacidades motoras.
Conteúdos:
Identidade
e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
Artes
Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem
visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
Música:
Expressão oral e corporal.
Linguagem:
Linguagem oral e corporal.
Matemática:
noções de espaço e tempo, formas geométricas, velocidade (rápido, lento,
depressa, devagar).
Corpo e
Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção
de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar,
subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr,
andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.
Estratégias:
Túnel
colorido (caixa de papelão).
Caixa
vazada, encaixe (caixa de papelão).
Estimulação
do olfato (cubo perfumado)
Chocalhos
de material reciclado feitos com a participação dos pais.
Massinha
de modelar.
Rasgar
revistas.
Manuseio
de areia e brita.
Confecção
de móbiles coloridos na sala.
Palmas
sensoriais, com materiais tais como: pipoca, algodão, lixa, papelão ondulado.
Tapete
das sensações.
Brincadeiras
com balões (lançar para o alto, jogar, pegar, soltar...).
Movimentar-se
de acordo com o ritmo da música.
Realização
de massagem Shantala.
Bolinhas
de sabão.
Lenços
mágicos coloridos.
Brinquedos
que cantam e fazem diferentes barulhos.
Brincadeiras
de pegar.
Garrafas
coloridas.
Lanterna.
Fantoches.
Livro de
texturas.
Montando torre (peças de montar
gigantes)
Dia da gelatina colorida.
Banhos lúdicos, com água colorida e espuma e diversos brinquedos.
Banhos de sol na área externa.
Fotos
coloridas na parede da sala.
Cronograma:
1 mês
AVALIAÇÃO:
Explora com prazer materiais variados;
Manipula brinquedos e materiais sonoros;
Demonstra prazer em ouvir sons;
Participa de brincadeiras musicais;
Manuseia
livros, folheando-os;
Explora sons, texturas e imagens;
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar,
puxar fio, encaixe de pinos);
Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos
simples (subir escadas...) e amplos (pular rio, bambolê...);
Manifesta interesse em superar seus limites;
Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto);
Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos
intencionais ou não);
Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...);
Segue visualmente um objeto em movimento;
Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;
Explora diferentes posturas corporais;
Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
Relatório
Final Do Projeto:
Nós professoras do Berçário II“A”, ao concluirmos
o Projeto Estimulação, Sensações e Muita Diversão no BII “A”, podemos afirmar
que foi um sucesso, visto que as crianças demonstraram muito agrado e
entusiasmo em todas as atividades e momentos vivenciados. Podemos dizer também
que conseguimos atingir a maioria dos objetivos propostos e sem dúvida foi um projeto
muito válido que contribuiu muito para o conhecimento pessoal de cada criança. Pois
é principalmente nesta fase inicial que a criança precisa da estimulação dos
sentidos para o desenvolvimento da psicomotricidade, adquirindo com isso a
autonomia de seus movimentos. Através das experiências que a criança vai
aperfeiçoando seus movimentos. O mais
importante no Projeto Estimulação e Sensações foi proporcionar a cada criança
um ambiente lúdico e de desenvolvimento constante.
muito bom, parabéns
ResponderExcluirmuito bom, parabéns
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirParabéns! lindo e inspirador o seu trabalho.
ResponderExcluirEdna
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirAmei...
ResponderExcluirMaravilhoso parabéns!
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirParabéns.
ResponderExcluirParabéns, pela ideia.
ResponderExcluirMaravilhoso, completo, me ajudou muito!!!!!
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso 👏👏
ResponderExcluirParabéns!!
Excelente trabalho!!! Parabéns!!!
ResponderExcluir