terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS


TURMA: Berçário I B.
PROFESSORAS: Jurária, Ilinise, Valmira e Maria Tatiana.

ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS

Problema: De que forma estimular os sentidos nos bebês?

Justificativa:
Observando e pesquisando a fase de desenvolvimento das crianças do berçário percebemos a necessidade que para um bom desenvolvimento se faz necessário um plano de estimulação motora cognitiva e emocional. Desta forma o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação explorando os cincos sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição. Todo o processo de estimulação visa possibilitar a criança independência, auto estima, autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultam em desenvolviemnto.

Objetivo Geral: Estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.

Objetivos Específicos:
-Verificar o desenvolvimento psicomotor emocional, social e cognitivo de cada criança individualmente;
-Buscar diversas maneiras de estimulação essencial;
-Observar as reações através da estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
-Massagear para que haja uma aproximação física e emocional desenvolvendo segurança bem estar geral e crescimento físico;
-Estimular as diversas linguagens (corporal, musical, oral);

Conteúdos:
-Exploração de diferentes materiais (artes visuais)
-Exploração do espaço (identidade e autonomia)
-Sensações (movimento)
-Corpo humano (movimento)
-Comunicação (linguagem oral e escrita)
-Massagem (movimento)
-Expressão oral e corporal (música).

Metodologia:
-Massagem falada (estimulando através da massagem o conhecimento das diferentes partes do corpo sua localização e sensibilidade);
-Bolinha de sabão;
-Lenços mágicos coloridos;
-Para-quedas;
-Balanço com lençóis;
-Brinquedos sonoros;
-Brincando de pegar;
-Garrafas coloridas;
-Lanterna;
-Caixa de labirinto;
-Fantoches;
-Almofada de texturas;
-Bolinhas de gel;
-Degustação de outros alimentos.

Cronograma :
1 mês

Avaliação:
-Reconhece pessoas do seu convívio.
-Manifesta confiança no ambiente da instituição.
-Explora sons texturas e imagens.
-Chora e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo sons.
-Demonstra prazer em ouvir sons.
-Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
Foi um projeto muito gratificante para se trabalhar, pois as crianças adoraram as novas experiências onde exploraram novas texturas, diferentes sons e novos sabores demonstrando prazer no que estavam fazendo.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário