TURMA: Berçário I B.
PROFESSORAS: Jurária, Ilinise,
Valmira e Maria Tatiana.
ESTIMULAÇÃO
DOS SENTIDOS
Problema: De que forma estimular
os sentidos nos bebês?
Justificativa:
Observando
e pesquisando a fase de desenvolvimento das crianças do berçário percebemos a
necessidade que para um bom desenvolvimento se faz necessário um plano de
estimulação motora cognitiva e emocional. Desta forma o presente projeto
pretende contribuir com o trabalho de estimulação explorando os cincos sentidos:
tato, visão, paladar, olfato e audição. Todo o processo de estimulação visa
possibilitar a criança independência, auto estima, autonomia e segurança para
que ela possa enfrentar novas experiências que resultam em desenvolviemnto.
Objetivo Geral: Estimular de forma
significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.
Objetivos Específicos:
-Verificar o
desenvolvimento psicomotor emocional, social e cognitivo de cada criança
individualmente;
-Buscar diversas maneiras de estimulação
essencial;
-Observar as reações através da
estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
-Massagear para que haja uma aproximação física e
emocional desenvolvendo segurança bem estar geral e crescimento físico;
-Estimular as diversas linguagens (corporal,
musical, oral);
Conteúdos:
-Exploração de diferentes materiais (artes visuais)
-Exploração do espaço (identidade e autonomia)
-Sensações (movimento)
-Corpo humano (movimento)
-Comunicação (linguagem oral e escrita)
-Massagem (movimento)
-Expressão oral e corporal (música).
Metodologia:
-Massagem falada
(estimulando através da massagem o conhecimento das diferentes partes do corpo
sua localização e sensibilidade);
-Bolinha de sabão;
-Lenços mágicos
coloridos;
-Para-quedas;
-Balanço com lençóis;
-Brinquedos sonoros;
-Brincando de pegar;
-Garrafas coloridas;
-Lanterna;
-Caixa de labirinto;
-Fantoches;
-Almofada de texturas;
-Bolinhas de gel;
-Degustação de outros
alimentos.
Cronograma :
1 mês
Avaliação:
-Reconhece pessoas do seu convívio.
-Manifesta confiança no ambiente da
instituição.
-Explora sons texturas e imagens.
-Chora e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula brinquedos e materiais sonoros
emitindo sons.
-Demonstra prazer em ouvir sons.
-Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio
corpo.
Foi um projeto muito
gratificante para se trabalhar, pois as crianças adoraram as novas experiências
onde exploraram novas texturas, diferentes sons e novos sabores demonstrando
prazer no que estavam fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário