PROJETO:
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
TÍTULO:
EU E MINHAS MÃOS
PROBLEMA:
Porque preciso pintar e tracejar na linha, e também recortar a gravura da
revista corretamente?
JUSTIFICATIVA:
Durante a faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram, a criatividade
e a vontade de desenvolver as atividades está aflorada. Entretanto, a
coordenação motora fina precisa ser mais estimulada para que as atividades que
envolvam utilização de movimentos finos, sejam realizadas da forma mais correta
possível.
O projeto surge, a
partir de observação contínua das crianças realizando as atividades, onde as
mesmas ainda não possuem muita noção de espaço, ou seja, pintam a folha inteira
e não só o desenho que nela se encontra, ou recortam as gravuras em revistas ao
meio. Daí surge a necessidade da realização deste projeto, que tem como maior
objetivo a estimulação para realizar as atividades com mais precisão.
OBJETIVO
GERAL: Estimular as crianças a desenvolverem com
maior precisão as atividades de coordenação motora fina.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a
coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de
pressão, encaixe e recorte;
- Identificar pontos
de referências no espaço, representando pequenos percursos e trajetos;
- Interessar-se por
escrever ainda que não de forma convencional;
- Expressar suas
necessidades, desejos e sentimentos com a fala clara e organizada;
- Experimentar e
explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e
fantasia na construção de trabalhos artísticos.
CONTEÚDOS:
-Coordenação motora
fina e ampla (CORPO E MOVIMENTO)
-Equilíbrio (CORPO E
MOVIMENTO)
-Movimento (CORPO E
MOVIMENTO)
-Noções de espaço (
MATEMÁTICA)
-Contado com leitura
e escrita ( LINGUAGEM)
-Fazer artístico (ARTES
VISUAIS)
-Elementos
constituintes da linguagem visual(ponto, linha, forma, volume, cor)( ARTES
VISUAIS)
METODOLOGIA:
- Atividades de
recorte e colagem;
- Atividades de ligar
pontilhados;
- Atividades de
pintura com tinta em pequenos espaços;
- Pintar caminhos;
- Escrita do nome;
- Recorte das letras
do nome.
AVALIAÇÃO:
- Explora e utiliza alguns
procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar e etc...
- Respeita e cuida
dos trabalhos produzidos individualmente ou em grupo;
- Expressa seus desejos,
necessidades, ideias, opiniões, dúvidas e sentimentos;
- Respeita as regras
de boa convivência;
- Apresenta noção de
espaço e tempo;
- Aperfeiçoa as
habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos
diversos.
AVALIAÇÃO:
As crianças tiveram
uma boa aceitação do projeto, desenvolveram bem todas as atividades
propostas,no entanto, minha intervenção foi necessária a todo o momento para
que as atividades pudessem atingir os objetivos propostos.
Neste período de
trabalho do projeto posso destacar o desempenho que as crianças tiveram nas
atividades, principalmente de recorte e pintura, hoje as atividades já saem bem
melhores do que antes do projeto.
maravilhoso seu projeto me ajudou muito. Obrigada...
ResponderExcluirGostei muito do seu projeto ira me ajudar bastante. Obrigada!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO PROJETO..... ME AJUDOU MUITO . ABRAÇOS
ResponderExcluir