sexta-feira, 26 de abril de 2013

PROJETO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA - PRÉ I MATUTINO-B


PROJETO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA

TÍTULO: EU E MINHAS MÃOS








PROBLEMA: Porque preciso pintar e tracejar na linha, e também recortar a gravura da revista corretamente?
JUSTIFICATIVA: Durante a faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram, a criatividade e a vontade de desenvolver as atividades está aflorada. Entretanto, a coordenação motora fina precisa ser mais estimulada para que as atividades que envolvam utilização de movimentos finos, sejam realizadas da forma mais correta possível.
O projeto surge, a partir de observação contínua das crianças realizando as atividades, onde as mesmas ainda não possuem muita noção de espaço, ou seja, pintam a folha inteira e não só o desenho que nela se encontra, ou recortam as gravuras em revistas ao meio. Daí surge a necessidade da realização deste projeto, que tem como maior objetivo a estimulação para realizar as atividades com mais precisão.

OBJETIVO GERAL: Estimular as crianças a desenvolverem com maior precisão as atividades de coordenação motora fina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de pressão, encaixe e recorte;
- Identificar pontos de referências no espaço, representando pequenos percursos e trajetos;
- Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
- Expressar suas necessidades, desejos e sentimentos com a fala clara e organizada;
- Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos.

CONTEÚDOS:
-Coordenação motora fina e ampla (CORPO E MOVIMENTO)
-Equilíbrio (CORPO E MOVIMENTO)
-Movimento (CORPO E MOVIMENTO)
-Noções de espaço ( MATEMÁTICA)
-Contado com leitura e escrita ( LINGUAGEM)
-Fazer artístico (ARTES VISUAIS)
-Elementos constituintes da linguagem visual(ponto, linha, forma, volume, cor)( ARTES VISUAIS)

METODOLOGIA:
- Atividades de recorte e colagem;
- Atividades de ligar pontilhados;
- Atividades de pintura com tinta em pequenos espaços;
- Pintar caminhos;
- Escrita do nome;
- Recorte das letras do nome.

AVALIAÇÃO:
- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar e etc...
- Respeita e cuida dos trabalhos produzidos individualmente ou em grupo;
- Expressa seus desejos, necessidades, ideias, opiniões, dúvidas e sentimentos;
- Respeita as regras de boa convivência;
- Apresenta noção de espaço e tempo;
- Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.

AVALIAÇÃO:
As crianças tiveram uma boa aceitação do projeto, desenvolveram bem todas as atividades propostas,no entanto, minha intervenção foi necessária a todo o momento para que as atividades pudessem atingir os objetivos propostos.
Neste período de trabalho do projeto posso destacar o desempenho que as crianças tiveram nas atividades, principalmente de recorte e pintura, hoje as atividades já saem bem melhores do que antes do projeto.















3 comentários: