quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROJETO: DESCOBRINDO A PÁSCOA


TÍTULO: DESCOBRINDO A PÁSCOA
TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ADRIANA P. RANGHETTI E DEBORA P. FENRICH

PROBLEMA: O que tem na Páscoa?

JUSTIFICATIVA: A Páscoa em seu verdadeiro significado auxilia no resgate da essência do imaginário das crianças, colocando-as em contato com tradições, símbolos e significados trabalhados de diversas formas para exploração da criatividade. Com destaque, na educação infantil, é possível realizar as atividades de integração entre todos os eixos de trabalho. Segundo Andreza Menezes (Revista Projetos Escolares Creche, 2011) “Em sala de aula, tudo que trabalhamos de forma correta tem um resultado significativo para a criança. A Páscoa é uma época bastante esperada por alunos e professores, pois é um período mágico, de transformação, nascimento, criação e recriação”. Foi observando o fascínio que os personagens da Páscoa, principalmente o coelho, causam nas crianças que realizamos este projeto buscando desenvolver a imaginação e o conhecimento de cada um. A Páscoa é importante para trabalhar a área psicomotora, que está relacionada aos aspectos físicos, afetivos e mentais, portanto, é fundamental que se estimule o lúdico e a afetividade dentro desse assunto.

OBJETIVO GERAL: Ampliar o conhecimento dos diferentes símbolos presentes na Páscoa, afim de participar das tradições culturais do meio em que vivem e fortalecer o imaginário das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Expressar seus pensamentos e sentimentos em relação ao tema;
·         Desenvolver atitudes relacionadas a alimentação;
·         Manipular diferentes objetos e materiais como tinta, colagem, texturas;
·         Identificar cores primárias (amarelo, vermelho e azul);
·         Cantar diversas músicas referentes ao tema;
·         Participar de brincadeiras musicais;
·         Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil relacionada ao tema);
·         Conhecer diferentes gêneros orais a fim de desenvolver a linguagem oral;
·         Ampliar conhecimento sobre o que tem na Páscoa (símbolos);
·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras, identificando os números 1, 2 e 3;
·         Estimular o imaginário das crianças relacionado ao tema utilizando recursos como fantasias e fantoches.

CONTEÚDOS:
·         Comunicação Oral e corporal (Identidade e autonomia);
·         Saúde/ alimentação (Identidade e autonomia);
·         Exploração de diferentes materiais (Artes visuais);
·         Elementos constituintes da linguagem visual: cor, texturas (Artes visuais);
·         Canto e expressão corporal (Música);
·         Linguagem oral, escrita e corporal (Linguagem);
·         Tradições culturais: Páscoa (Natureza e sociedade);
·         Contagem oral e Número (Matemática).

METODOLOGIA:
·       Pintura com tinta guache no prato de papelão para fazer o rosto do coelho explorando as cores azul, amarelo e vermelho;
·         Brinquedo feito de sucata: Confecção do coelho pula pula com copinho de iogurte;
·         Brincadeira do coelhinho sai da toca 1, 2, 3;
·         Canções da Páscoa: De olhos vermelhos, Coelhinho vem brincar na escola, Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, Coelhinhos branquinhos que saltam assim;
·         Confecção de máscara de coelho para as crianças;
·         Desenho de coelho e ovo para realizar colagem de algodão, raspas de lápis, papel colorido, EVA;
·         Fazer ovinhos com brigadeiro para as crianças;
·         DVD: Xuxa, Galinha Pintadinha, Coelho sabido, Turma da Mônica, Cantando com os bichos;
·         Fantoche do coelho, história Menina Bonita do Laço de Fita (Sala de vídeo);
·         Dobradura do coelho com pintura de esponja;
·         Visita de um coelho de verdade na sala (explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo);
·         Pintura facial de coelho nas crianças;
·         Cozinhar cenoura e realizar degustação;
·         Fantasiar-se de coelho: As professoras se vestirem de coelho na frente das crianças;
·         Confecção de cesta de Páscoa;
·         Histórias: Advinha quanto eu te amo, Menina Bonita do Laço de fita, O Coelho que não era de páscoa;
·         Pintura de patas de coelho no chão da sala;
·         Visita do coelho no CEI para entregar a cesta.

Obs: confecção de uma flor para o dia da mulher com participação das crianças (entrega no dia 08/03).

CRONOGRAMA: 04/03 à 05/04/2013

AVALIAÇÃO:
·         Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·         Aceita diferentes alimentos;
·         Explora com prazer diferentes materiais;
·         Reconhece cores;
·         Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
·         Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·         Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·         Demonstra capacidade de memorização;
·         Amplia vocabulário;
·         Participa das tradições culturais (Páscoa);
·         Observa e questiona situações, pessoas e fenômenos;
·         Realiza contagem oral.

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:

Com a realização deste projeto podemos observar o desenvolvimento constante de linguagem oral das crianças, que estão com a fala mais definida, formulando algumas sentenças; isto vem acontecendo devido aos estímulos através das canções, rodas de conversa, contação de histórias e diálogo constante das professoras com as crianças.
Observamos também que a maioria das crianças não demonstra receio ao ver animais, como o coelho que estava em nossa sala, e também ao ver pessoas fantasiadas, como quando o coelho da Páscoa entregou a cesta para eles. O trabalho com os números até o 3 e com as cores amarelo, vermelho e azul também ajudou na construção dos conceitos referentes a estes assuntos.
Outra característica observada e estimulada foi o faz de conta, importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Durante este projeto o faz de conta se fez muito presente através das histórias do coelhinho da Páscoa e todo o trabalho realizado explorando esta tradição cultural de nossa sociedade.
Acreditamos que o trabalho desenvolvido foi muito proveitoso, pois as crianças demonstraram-se participativas e interessadas nas atividades desenvolvidas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário