TÍTULO: DESCOBRINDO A PÁSCOA
TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ADRIANA P. RANGHETTI E DEBORA P.
FENRICH
PROBLEMA: O que tem na Páscoa?
JUSTIFICATIVA: A Páscoa em
seu verdadeiro significado auxilia no resgate da essência do imaginário das
crianças, colocando-as em contato com tradições, símbolos e significados
trabalhados de diversas formas para exploração da criatividade. Com destaque,
na educação infantil, é possível realizar as atividades de integração entre
todos os eixos de trabalho. Segundo Andreza Menezes (Revista Projetos Escolares
Creche, 2011) “Em sala de aula, tudo que trabalhamos de forma correta tem um
resultado significativo para a criança. A Páscoa é uma época bastante esperada
por alunos e professores, pois é um período mágico, de transformação,
nascimento, criação e recriação”. Foi observando o fascínio que os personagens
da Páscoa, principalmente o coelho, causam nas crianças que realizamos este
projeto buscando desenvolver a imaginação e o conhecimento de cada um. A Páscoa
é importante para trabalhar a área psicomotora, que está relacionada aos
aspectos físicos, afetivos e mentais, portanto, é fundamental que se estimule o
lúdico e a afetividade dentro desse assunto.
OBJETIVO GERAL: Ampliar o conhecimento dos
diferentes símbolos presentes na Páscoa, afim de participar das tradições
culturais do meio em que vivem e fortalecer o imaginário das crianças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Expressar seus pensamentos e sentimentos em relação
ao tema;
·
Desenvolver atitudes relacionadas a alimentação;
·
Manipular diferentes objetos e materiais como
tinta, colagem, texturas;
·
Identificar cores primárias (amarelo, vermelho e
azul);
·
Cantar diversas músicas referentes ao tema;
·
Participar de brincadeiras musicais;
·
Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura
infantil relacionada ao tema);
·
Conhecer diferentes gêneros orais a fim de
desenvolver a linguagem oral;
·
Ampliar conhecimento sobre o que tem na Páscoa (símbolos);
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras,
identificando os números 1, 2 e 3;
·
Estimular o imaginário das crianças relacionado ao
tema utilizando recursos como fantasias e fantoches.
CONTEÚDOS:
·
Comunicação Oral e corporal (Identidade e
autonomia);
·
Saúde/ alimentação (Identidade e autonomia);
·
Exploração de diferentes materiais (Artes visuais);
·
Elementos constituintes da linguagem visual: cor,
texturas (Artes visuais);
·
Canto e expressão corporal (Música);
·
Linguagem oral, escrita e corporal (Linguagem);
·
Tradições culturais: Páscoa (Natureza e sociedade);
·
Contagem oral e Número (Matemática).
METODOLOGIA:
· Pintura com tinta guache no prato de papelão para
fazer o rosto do coelho explorando as cores azul, amarelo e vermelho;
·
Brinquedo feito de sucata: Confecção do coelho pula
pula com copinho de iogurte;
·
Brincadeira do coelhinho sai da toca 1, 2, 3;
·
Canções da Páscoa: De olhos vermelhos, Coelhinho
vem brincar na escola, Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, Coelhinhos
branquinhos que saltam assim;
·
Confecção de máscara de coelho para as crianças;
·
Desenho de coelho e ovo para realizar colagem de
algodão, raspas de lápis, papel colorido, EVA;
·
Fazer ovinhos com brigadeiro para as crianças;
·
DVD: Xuxa, Galinha Pintadinha, Coelho sabido, Turma
da Mônica, Cantando com os bichos;
·
Fantoche do coelho, história Menina Bonita do Laço
de Fita (Sala de vídeo);
·
Dobradura do coelho com pintura de esponja;
·
Visita de um coelho de verdade na sala (explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele
come, qual a cor dos seus olhos e pêlo);
·
Pintura facial de coelho nas crianças;
·
Cozinhar cenoura e realizar degustação;
·
Fantasiar-se de coelho: As professoras se vestirem
de coelho na frente das crianças;
·
Confecção de cesta de Páscoa;
·
Histórias: Advinha quanto eu te amo, Menina Bonita
do Laço de fita, O Coelho que não era de páscoa;
·
Pintura de patas de coelho no chão da sala;
·
Visita do coelho no CEI para entregar a cesta.
Obs: confecção de uma flor para o dia da mulher com
participação das crianças (entrega no dia 08/03).
CRONOGRAMA: 04/03 à 05/04/2013
AVALIAÇÃO:
·
Comunica ideias e sentimentos através de diferentes
linguagens;
·
Aceita diferentes alimentos;
·
Explora com prazer diferentes materiais;
·
Reconhece cores;
·
Canta e realiza movimentos de interpretação
musical;
·
Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·
Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·
Demonstra capacidade de memorização;
·
Amplia vocabulário;
·
Participa das tradições culturais (Páscoa);
·
Observa e questiona situações, pessoas e fenômenos;
·
Realiza contagem oral.
AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:
Com a realização
deste projeto podemos observar o desenvolvimento constante de linguagem oral
das crianças, que estão com a fala mais definida, formulando algumas sentenças;
isto vem acontecendo devido aos estímulos através das canções, rodas de
conversa, contação de histórias e diálogo constante das professoras com as
crianças.
Observamos também
que a maioria das crianças não demonstra receio ao ver animais, como o coelho
que estava em nossa sala, e também ao ver pessoas fantasiadas, como quando o
coelho da Páscoa entregou a cesta para eles. O trabalho com os números até o 3
e com as cores amarelo, vermelho e azul também ajudou na construção dos conceitos referentes a estes assuntos.
Outra
característica observada e estimulada foi o faz de conta, importante para o
desenvolvimento cognitivo das crianças. Durante este projeto o faz de conta se
fez muito presente através das histórias do coelhinho da Páscoa e todo o
trabalho realizado explorando esta tradição cultural de nossa sociedade.
Acreditamos que o
trabalho desenvolvido foi muito proveitoso, pois as crianças demonstraram-se
participativas e interessadas nas atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário