sexta-feira, 23 de maio de 2014

TÍTULO: Conhecimento, percepção, sensibilidade e imaginação: As sensações.

TURMA: Berçário II B                   PROFESSORAS: Cheila,Isolde,Josiane D.
 
PROBLEMA: Como posso conhecer o mundo através das sensações?
 JUSTIFICATIVA: A curiosidade proporciona o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.  Toda criança sente imenso prazer  em experimentar algo que não seja comum no seu cotidiano, materiais que provoquem sensações táteis diferentes; porém, outras demonstram receio em colocar e sujar a mão na areia. Sendo a educação infantil responsável pelo desenvolvimento integral da criança, sentiu-se a necessidade de desenvolver um projeto que contemplasse a estimulação e desenvolvimento dos sentidos através de atividades que proporcionem um mundo de possibilidades e experimentações. Proporcionar para a criança o contato com diferentes sensações é ampliara a consciência  de si próprio e do mundo que a rodeia.
De acordo com Santos e Cruz (2000,p.62)
 
 
A capacidade de ver e perceber as coisas do mundo externo levam a criança ao desenvolvimento da imaginação.
As sensações táteis possibilitam igualmente, o conhecimento do mundo de uma outra forma, tateando e sentindo as diferentes texturas. Umas, muitas vezes, provocam sensações agradáveis ao toque, outras provocam desconforto, mas ambas enriquecem os sentimentos da criança e lhe oferecem  condições para conhecer e perceber as diferenças e semelhanças dos objetos e pessoas.
 
 
O desenvolvimento dos sentidos é muito importante para a evolução da criança, pois eles constituem o veículo  através do qual ela entra em contato e conhece o mundo exterior, desenvolvendo assim, sua aprendizagem.
 
OBJETIVO GERAL: Estimular a capacidade de conhecer o ambiente através dos sentidos, a fim de proporcionar sensações diferentes por meio de atividades lúdicas e da experimentação de diferentes materiais.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
  • Familiarizar-se com a imagem do  corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
  • Explorar as diversidades sonoras ( sons de animais, do corpo, de instrumentos);
  • Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos e discriminá-los;
  • Utilizar a linguagem oral para se comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos nas diversas interações com o grupo;
  • Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações  nas quais se reconheça a necessidade;
  • Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto longe);
  • Desenvolver noções de temperatura  ( caixa surpresa- colocando a mão na água norma e em cubinhos de gelo);
  • Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
  • Realizar diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;
  • Conhecer o próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
  • Explorar  o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com diferentes elementos da natureza (água, areia, terra);
  • Expressar sensações  e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
  • Brincar com diferentes situações de  movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.
 
CONTEÚDOS:
 
  •  Cuidado com o corpo (identidade e autonomia);
  • Expressão oral e corporal, linguagem musical (música);
  • Linguagem oral e corporal, comunicação (linguagem);
  • Noções de espaço e temperatura (matemática);
  • Exploração de diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
  • Meio ambiente (natureza e sociedade);
  • Expressividade, sensações, percepção, controle muscular: manusear(corpo e movimento).
 
METODOLOGIA:
 
  • Confeccionar um “caixa surpresa”, dentro da mesma será colocado um pote com água norma , e depois um pote com cubos de gelo para que as crianças percebam a diferença de temperatura;
  • Contar histórias utilizando livros de textura e livros pop up;
  • Confeccionar um tapete das sensações utilizando: algodão, plástico bolha, lixa, tampinhas de garrafa pet, palitos de sorvete, esponja, bombril...;
  • Bolinhas de gel ( colocar em uma bacia e deixar as crianças explorarem;
  • Papel celofane de várias cores, dar um pedaço para cada criança para que explorem e sintam as sensações, estimulando o sentido da visão;
  • Farinha de trigo, (colocar em um bacia para ser manuseado);
  • Manusear sagu molhado, Chantilly ;
  • Fazer gelatina, cortar em cubinhos e colocar em uma bacia para que os pequenos explorem;
  • Confeccionar móbiles coloridos para enfeitar a sala;
  • Confeccionar objetos sonoros e coloridos com garrafa pet, colocando dentro: água, arroz, feijão, bolinhas de gude, purpurina etc;
  • Brincar com instrumentos musicais;
  • Explorar diferentes sensações brincando na areia, gramado, brita, bosque.
  • Experimentar alimentos com diferentes sabores: doce, amargo, azedo, salgado ( morango, laranja, brigadeiro, chips).
  • Escurecer a sala e brincar com  a lanterna;
  • Brincar com massinha de modelar;
  • Fazer massa de modelar caseira;
  • Fazer bolinhas de sabão;
  • Confeccionar um móbile com diferentes cheiros ( saches com essências diferentes;
  • Trazer para sala diferentes tipos de chás, a fim de perceber os diferentes cheiros;
 
AVALIAÇÃO:
 
  • Manipula brinquedos e materiais sonoros;
  • Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
  • Percebe variações sonoras;
  • Demonstra prazer em ouvir sons;
  • Imita sons, gestos;
  • Explora sons texturas e imagens dos livros;
  • Demonstra expressão facial;
  • Interessa-se pela fala;
  • Demonstra noções de espaço;
  • Experimenta diferentes materiais;
  • Explora com prazer materiais variados;
  • Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
  • Identifica sua própria imagem  e dos colegas da sala  no espelho e nas fotos;
  • Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos.
  •  
    Durante a realização do projeto sensações as crianças do berçário II B tiveram a oportunidade de manipular materiais diferentes como farinha de trigo, gelatina, sagu molhado, bolinhas de gel. No início de cada atividade algumas crianças tiveram receio em tocar e manipular determinados materiais, mas, nós professoras no decorrer das atividades instigamos o interesse, a curiosidade das mesmas em experimentar o diferente, e assim, participaram demonstrando prazer e satisfação. De acordo com as texturas dos materiais explorados as crianças demonstraram expressões faciais  de gosto e também de desconforto.  As atividades do projeto sensações buscaram contemplar a estimulação dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato.
     











     

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO.FIQUEI SIMPLESMENTE ENCANTADA E AGRADEÇO POR COMPARTILHAR. MUITO PARABÉNSSSSSSSS AMEIIIIIIIIIII MUITOOOOOOOOOOOO............

    ResponderExcluir