TURMA:Maternal II A PROFESSORAS:Andréia,Maiara,Eunice,Débora
PROBLEMA: Que cor é essa?
JUSTIFICATIVA: Descobrir
as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Seu uso tem uma
ligação direta no desenvolvimento das crianças. Estímulos decorrentes da
presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade
motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso
acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase
inicial de vida. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos. Para
que a criança chame o azul de azul e não de verde, precisa de estímulos, ela só
fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos. Assim sendo, é
importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e
manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas,
possibilitando a ela identificá-las. A cor também é importante para que
possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando
linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que
tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita
conhecer mais sobre suas possibilidades. Por esse fato, a família e a escola
devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação
das crianças.
OBJETIVO GERAL: Conhecer as
cores presentes no ambiente em que vivem e
identificá-las corretamente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Através de atividades lúdicas identificar e nomear cores e formas;
·
Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis;
·
Reconhecer existência de formas e cores do mundo;
·
Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades
de expressão;
·
Brincar com as demais crianças do grupo, a fim de interagir e
socializar-se;
·
Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características,
propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio
de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·
Apreciar e cuidar dos trabalhos
produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·
Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial
criativo;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória
musical;
·
Observar os fenômenos da natureza (chuva, sol, trovoada, arco-íris...);
·
Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam
(dentro, fora, perto, longe...)
·
Demonstrar
a utilização das cores (semáforos, ônibus, táxi, lixo seletivo, etc);
CONTEÚDOS:
·
Comunicação
e expressão: oral, corporal, escrita (identidade e autonomia);
·
Exploração
de diferentes materiais (artes visuais);
·
Fazer
artístico (artes visuais);
·
Observação
e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
·
Fenômenos
da natureza (Natureza e sociedade);
·
Canto
(música);
·
Expressão
corporal (música);
·
Linguagem
oral, escrita, corporal (linguagem);
·
Contato
com a leitura e escrita (linguagem);
·
Comparação
( matemática);
·
Expressividade
(corpo e movimento);
·
Movimento
(corpo e movimento);
·
Coordenação
motora ampla e fina (corpo e movimento);
·
Sensações
(corpo e movimento);
METODOLOGIA:
- Criaremos
um gráfico para demonstração do tempo, com cores mostrando quantos dias
fez sol, chuva ou tempo nublado;
- Ler
o livro: Elmer, depois desenhar o elefante bem colorido;
- O
arco-íris – vamos colorir um arco-íris na janela!
·
Levá-los a experiência com a mangueira de água para que eles reconheçam
as cores formadas pelo reflexo do sol; Falar as crianças sobre o arco-íris. Em
sala de aula, ouvir e cantar a música da Xuxa (Arco-Íris), sempre mostrando a
cor correspondente;
·
Pintura com as mãos formando um arco-íris
- No
céu as cores também são muito lindas, as nuvens bem branquinhas, como se
formam as nuvens? Num primeiro momento vamos conversar sobre as nuvens e as
chuvas, depois vamos registrar desenhando.
- Vamos
observar o aquário do CEI e imagens
de peixes com cores variadas;
- Usando
um pote de areia, colocar anilina líquida, misturar tudo mexendo com
palito e adicionar um pouco de água. Deixar secar ao sol. Separar cada cor
em um potinho;
- No
jardim temos muitas cores nas flores, vamos observar;
- Massinha
de modelar caseira
- Receita para fazer massinha colorida de
longa durabilidade, se conservada em um recipiente hermeticamente fechado
(qualquer recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na
geladeira.
INGREDIENTES
• 1 xícara de sal de cozinha
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 2 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 1/2 xícara de água
• corantes alimentícios de várias cores
·
Espalhar círculos coloridos pela sala e pedir que
as crianças as encontrem.
·
Cantar
músicas que falem de cores (Onde estão as cores e misturando as cores – do CD
Xuxa SPB);
·
Fazer
gelatina colorida com a turma (fazer os seis sabores separados para que as
crianças possam ver as diferentes cores e sabores);
·
Jogar com
as crianças o dominó das cores;
·
Na
hora do café dar a todas as crianças canecas da mesma cor e falar das cores
para as crianças;
Avaliação:
Podemos observar que as
crianças possuem dificuldade em memorizar os nomes das cores, por isso
precisamos a todo o momento fazer a comparação com algum objeto, musicas etc, e
com isso facilitar a sua memorização. As crianças do maternal II A em vários
momentos demonstraram interesse nas brincadeiras com as cores, na realização da
massinha de modelar feita com a ajuda deles, nas músicas cantadas, gesticulando
e participando em questionamentos conseguindo assim fazer a comparação e
memorização das cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário