sexta-feira, 16 de maio de 2014

TÍTULO: As cores do meu mundo.

TURMA:Maternal  II A                              PROFESSORAS:Andréia,Maiara,Eunice,Débora

PROBLEMA: Que cor é essa?

JUSTIFICATIVA: Descobrir as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Seu uso tem uma ligação direta no desenvolvimento das crianças. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos. Para que a criança chame o azul de azul e não de verde, precisa de estímulos, ela só fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos.  Assim sendo, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a ela identificá-las. A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

 
OBJETIVO GERAL: Conhecer as cores presentes no ambiente em que vivem e  identificá-las corretamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·                     Através de atividades lúdicas identificar e nomear cores e formas;
·                     Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis;
·                     Reconhecer existência de formas e cores do mundo;
·                     Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão;
·                     Brincar com as demais crianças do grupo, a fim de interagir e socializar-se;
·                     Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·                     Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·                      Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·                     Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
·                     Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·                     Observar os fenômenos da natureza (chuva, sol, trovoada, arco-íris...);
·                     Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...)
·         Demonstrar a utilização das cores (semáforos, ônibus, táxi, lixo seletivo, etc);





CONTEÚDOS:

·         Comunicação e expressão: oral, corporal, escrita (identidade e autonomia);
·         Exploração de diferentes materiais (artes visuais);
·         Fazer artístico (artes visuais);
·         Observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
·         Fenômenos da natureza (Natureza e sociedade);
·         Canto (música);
·         Expressão corporal (música);
·         Linguagem oral, escrita, corporal (linguagem);
·         Contato com a leitura e escrita (linguagem);
·         Comparação ( matemática);
·         Expressividade (corpo e movimento);
·         Movimento (corpo e movimento);
·         Coordenação motora ampla e fina (corpo e movimento);
·         Sensações (corpo e movimento);

METODOLOGIA:

  • Criaremos um gráfico para demonstração do tempo, com cores mostrando quantos dias fez sol, chuva ou tempo nublado;
  • Ler o livro: Elmer, depois desenhar o elefante bem colorido;
  • O arco-íris – vamos colorir um arco-íris na janela!
·         Levá-los a experiência com a mangueira de água para que eles reconheçam as cores formadas pelo reflexo do sol; Falar as crianças sobre o arco-íris. Em sala de aula, ouvir e cantar a música da Xuxa (Arco-Íris), sempre mostrando a cor correspondente;
·         Pintura com as mãos formando um arco-íris
  • No céu as cores também são muito lindas, as nuvens bem branquinhas, como se formam as nuvens? Num primeiro momento vamos conversar sobre as nuvens e as chuvas, depois vamos registrar desenhando.
  • Vamos observar  o aquário do CEI e imagens de peixes com cores variadas;
  • Usando um pote de areia, colocar anilina líquida, misturar tudo mexendo com palito e adicionar um pouco de água. Deixar secar ao sol. Separar cada cor em um potinho;
  •  No jardim temos muitas cores nas flores, vamos observar;
  • Massinha de modelar caseira
  •  Receita para fazer massinha colorida de longa durabilidade, se conservada em um recipiente hermeticamente fechado (qualquer recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na geladeira.
INGREDIENTES
• 1 xícara de sal de cozinha
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 2 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 1/2 xícara de água
• corantes alimentícios de várias cores

·         Espalhar círculos coloridos pela sala e pedir que as crianças as encontrem.
·         Cantar músicas que falem de cores (Onde estão as cores e misturando as cores – do CD Xuxa SPB);
·         Fazer gelatina colorida com a turma (fazer os seis sabores separados para que as crianças possam ver as diferentes cores e sabores);
·         Jogar com as crianças o dominó das cores;
·         Na hora do café dar a todas as crianças canecas da mesma cor e falar das cores para as crianças;



Avaliação:

Podemos observar que as crianças possuem dificuldade em memorizar os nomes das cores, por isso precisamos a todo o momento fazer a comparação com algum objeto, musicas etc, e com isso facilitar a sua memorização. As crianças do maternal II A em vários momentos demonstraram interesse nas brincadeiras com as cores, na realização da massinha de modelar feita com a ajuda deles, nas músicas cantadas, gesticulando e participando em questionamentos conseguindo assim fazer a comparação e memorização das cores.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário