sexta-feira, 16 de maio de 2014

O QUE ESTÁ AO MEU REDOR?

TURMA:BERÇARIO I B                                PROFESSORAS:Dolarice,Graziele

PROBLEMA:POR QUE PRECISO DE ESTIMULAÇÃO PARA O MEU DESENVOLVIMENTO?

JUSTIFICATIVA:

Os bebês nascem com grande potencial, que é o seu desenvolvimento motor impressionante, que se  a cada etapa se manifesta de maneira diferente através da estimulação. O desenvolvimento são respostas ao fluxo de informações a cerca dos sentidos (tato, paladar, audição, visão) e movimentos corporais. A  criança antes de tudo é um ser feito para brincar e ao mesmo tempo ampliar seu desenvolvimento, e é através da brincadeira X desenvolvimento que ela se apropria de sua realidade, expressando seus sentimentos, medos, desejos e fantasias. O bebê cria seu próprio mundo e nele faz suas descobertas, enfrenta obstáculos, barreiras que o fazem pensar em que e como fazer, superando-as partindo para novas  descobertas.
Identificamos em nossa turminha do Berçário I  B a necessidade de sempre sentir, tocar, degustar, poder sentir o cheiro e se expressar de maneira a explorar o que está ao redor de nossos bebês, pois a cada momento nossos bebês estão pegando o que está ao seu redor. Esta característica que nos cerca é própria de cada ser humano, mais é muito mais intensa na primeira infância, onde é fundamental conhecer o mundo a sua volta.

OBJETIVO GERAL:

·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras. Propiciar diversos momentos em que os bebês possam interagir ao meio que os cerca de forma lúdica e incentivadora para que possam usufruir de um desenvolvimento favorável, desenvolvendo a imaginação e também fundamentando afetos, elaborando conflitos, explorando habilidades, fecundando múltiplos papéis favoráveis ao seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que ele produz;
·         Brincar com as demais crianças do grupo, a fim de interagir e socializar-se;
·         Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
·         Conhecer e ampliar os movimentos, percebendo assim as potencialidades e limites do próprio corpo;
·          Desenvolver atitudes de interesse para com o próprio corpo humano  a fim de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das demais crianças;
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
·         Brincar com diferentes situações de movimento para melhor conhecer seu corpo e suas potencialidades;
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidade de manuseio;
·         Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos .
·         Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
·         Explorar diferentes ritmos musicais para desenvolver diferentes ritmos de dança;
·         A professora cantar diferentes gêneros orais (trava línguas, parlendas, adivinhas, poemas canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;
·          A professora escolher livros para leitura e apreciação de imagem, sons texturas para despertar o interesse pela leitura;
·          Brincar com formas de linguagem a fim de desenvolve-la processualmente;
·         Explorar o ambiente, interagindo com diversos elementos da natureza e do grupo social em que vive;
·         Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme o espaço que utilizam ( dentro, fora, perto, longe).

COTEÚDOS:


Identidade e autonomia: Eu e o outro, exploração de espaço;
Movimento: Expressividade, coordenação motora ampla, sensações;
Linguagem: Oral e corporal, comunicação e expressão;
Natureza e sociedade: Meio ambiente,  seres vivos;
Artes visuais: Observação e conversação sobre imagens e objetos, exploração de diferentes materiais;
Música: Expressão oral e corporal, linguagem musical, canto;
Matemática: Noções de espaço e de tempo, formas geométricas.


ESTRATÉGIAS:

·         Explorar o ambiente do centro em busca de novas curiosidades de nossos bebês;
·         Confeccionar álbuns de imagens de lugares, animais, pessoas,  plantas;
·         Construir um tapete das sensações voltado para curiosidade das crianças;
·         Confeccionar chocalhos, com garrafa pet, caixas de leite;
·         Construir uma cortina com diferentes tipos de linhas, debruns, barbantes de várias espessuras e cores, ficando ao alcance dos bebês;
·         Colar na parede da sala ( mais em baixo ao alcance das crianças) o nome das músicas mais cantadas na sala e uma figura relacionada à música ao lado;
·         Confeccionar uma cesta surpresa, com diferentes materiais para as crianças manusear;
·         Fazer massagem shantala;
·         Fazer massagens com balões coloridos cheios de água ou não;
·         Pintar mãozinhas com guache e fazer uma atividade;
·         Balanço de lençol onde colocamos o bebê no próprio lençol e a professora balança;
·         Soprar bolinhas de sabão e ver a reação dos bebês;
·         Colar fotos das crianças no chão da sala, para se auto identificarem.

AVALIAÇÃO

·         Reconhece pessoas do seu convívio ( quando ela se aproxima, se expressa);
·         Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·         Reconhece seus colegas de sala e professores;
·         Reconhece o ambiente;
·         Explora diferentes espaços oferecidos pelo CEI;
·         Demonstra prazer em movimentar seu próprio corpo e ouvir sons diversos;
·         Segura e examina e explora objetos de diferentes formas;
·         Segue visualmente um objeto em movimento;
·         Movimenta a cabeça em posição deitada de costas e de ventre;
·         Reage a estímulos de linguagem;
·         Chora ri demonstrando sentimentos;
·         Balbucia;
·         Demonstra atenção ao ouvir alguém falando;
·         Interage com seres vivos apresentados;
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Brinca com formas e cores;
·         Movimenta-se ao ouvir sons diferentes.

Neste projeto percebemos que nossas crianças reconhecem pessoas do seu convívio, quando ficam próximas e conversam com as mesmas.
Reconhecem o ambiente, e junto com as professoras exploram espaços oferecidos pelo CEI.
Demonstram atenção quando  alguém falando, movimentam-se ao ouvir sons diferentes e se expressão através do choro, sorriso e balbucio.

Percebemos que a alegria é constante em vivenciar novas experiências.            


















Um comentário: