TURMA:BERÇARIO I B PROFESSORAS:Dolarice,Graziele
PROBLEMA:POR QUE PRECISO DE ESTIMULAÇÃO PARA O MEU DESENVOLVIMENTO?
PROBLEMA:POR QUE PRECISO DE ESTIMULAÇÃO PARA O MEU DESENVOLVIMENTO?
JUSTIFICATIVA:
Os bebês nascem com grande potencial, que é o seu
desenvolvimento motor impressionante, que se
a cada etapa se manifesta de maneira diferente através da estimulação. O
desenvolvimento são respostas ao fluxo de informações a cerca dos sentidos
(tato, paladar, audição, visão) e movimentos corporais. A criança antes de tudo é um ser feito para
brincar e ao mesmo tempo ampliar seu desenvolvimento, e é através da
brincadeira X desenvolvimento que ela se apropria de sua realidade, expressando
seus sentimentos, medos, desejos e fantasias. O bebê cria seu próprio mundo e
nele faz suas descobertas, enfrenta obstáculos, barreiras que o fazem pensar em
que e como fazer, superando-as partindo para novas descobertas.
Identificamos em nossa turminha do Berçário I B a necessidade de sempre sentir, tocar,
degustar, poder sentir o cheiro e se expressar de maneira a explorar o que está
ao redor de nossos bebês, pois a cada momento nossos bebês estão pegando o que
está ao seu redor. Esta característica que nos cerca é própria de cada ser
humano, mais é muito mais intensa na primeira infância, onde é fundamental
conhecer o mundo a sua volta.
OBJETIVO GERAL:
·
Ampliar
gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus
recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras. Propiciar diversos
momentos em que os bebês possam interagir ao meio que os cerca de forma lúdica
e incentivadora para que possam usufruir de um desenvolvimento favorável,
desenvolvendo a imaginação e também fundamentando afetos, elaborando conflitos,
explorando habilidades, fecundando múltiplos papéis favoráveis ao seu
desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Expressar
suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus
argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que ele
produz;
·
Brincar
com as demais crianças do grupo, a fim de interagir e socializar-se;
·
Movimentar
e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·
Ampliar
gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus
recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;
·
Conhecer
e ampliar os movimentos, percebendo assim as potencialidades e limites do
próprio corpo;
·
Desenvolver atitudes de interesse para com o
próprio corpo humano a fim de
familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das demais crianças;
·
Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
para ampliar suas formas de expressão;
·
Brincar
com diferentes situações de movimento para melhor conhecer seu corpo e suas
potencialidades;
·
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidade de manuseio;
·
Interagir
com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos,
instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos .
·
Explorar
o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
·
Explorar
diferentes ritmos musicais para desenvolver diferentes ritmos de dança;
·
A
professora cantar diferentes gêneros orais (trava línguas, parlendas,
adivinhas, poemas canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;
·
A professora escolher livros para leitura e
apreciação de imagem, sons texturas para despertar o interesse pela leitura;
·
Brincar com formas de linguagem a fim de
desenvolve-la processualmente;
·
Explorar
o ambiente, interagindo com diversos elementos da natureza e do grupo social em
que vive;
·
Identificar
o lugar de pessoas e objetos conforme o espaço que utilizam ( dentro, fora,
perto, longe).
COTEÚDOS:
Identidade e autonomia: Eu e o outro, exploração de espaço;
Movimento: Expressividade, coordenação motora ampla,
sensações;
Linguagem: Oral e corporal, comunicação e expressão;
Natureza e sociedade: Meio ambiente, seres vivos;
Artes visuais: Observação e conversação sobre imagens e
objetos, exploração de diferentes materiais;
Música: Expressão oral e corporal, linguagem musical, canto;
Matemática: Noções de espaço e de tempo, formas geométricas.
ESTRATÉGIAS:
·
Explorar
o ambiente do centro em busca de novas curiosidades de nossos bebês;
·
Confeccionar
álbuns de imagens de lugares, animais, pessoas,
plantas;
·
Construir
um tapete das sensações voltado para curiosidade das crianças;
·
Confeccionar
chocalhos, com garrafa pet, caixas de leite;
·
Construir
uma cortina com diferentes tipos de linhas, debruns, barbantes de várias
espessuras e cores, ficando ao alcance dos bebês;
·
Colar
na parede da sala ( mais em baixo ao alcance das crianças) o nome das músicas
mais cantadas na sala e uma figura relacionada à música ao lado;
·
Confeccionar
uma cesta surpresa, com diferentes materiais para as crianças manusear;
·
Fazer
massagem shantala;
·
Fazer
massagens com balões coloridos cheios de água ou não;
·
Pintar
mãozinhas com guache e fazer uma atividade;
·
Balanço
de lençol onde colocamos o bebê no próprio lençol e a professora balança;
·
Soprar
bolinhas de sabão e ver a reação dos bebês;
·
Colar
fotos das crianças no chão da sala, para se auto identificarem.
AVALIAÇÃO
·
Reconhece
pessoas do seu convívio ( quando ela se aproxima, se expressa);
·
Comunica
ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·
Reconhece
seus colegas de sala e professores;
·
Reconhece
o ambiente;
·
Explora
diferentes espaços oferecidos pelo CEI;
·
Demonstra
prazer em movimentar seu próprio corpo e ouvir sons diversos;
·
Segura
e examina e explora objetos de diferentes formas;
·
Segue
visualmente um objeto em movimento;
·
Movimenta
a cabeça em posição deitada de costas e de ventre;
·
Reage
a estímulos de linguagem;
·
Chora
ri demonstrando sentimentos;
·
Balbucia;
·
Demonstra
atenção ao ouvir alguém falando;
·
Interage
com seres vivos apresentados;
·
Experimenta
diferentes materiais;
·
Brinca
com formas e cores;
·
Movimenta-se
ao ouvir sons diferentes.
Neste projeto percebemos que nossas
crianças reconhecem pessoas do seu convívio, quando ficam próximas e conversam
com as mesmas.
Reconhecem o ambiente, e junto com as
professoras exploram espaços oferecidos pelo CEI.
Demonstram atenção quando alguém falando, movimentam-se ao ouvir sons
diferentes e se expressão através do choro, sorriso e balbucio.
Percebemos que a alegria é constante
em vivenciar novas experiências.
Minha Gatinha Sentada....Amoo
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