PROBLÉMATICA: Sensações diferentes, por que são importantes para o meu desenvolvimento?
JUSTIFICATIVA: O projeto sensações esta inteiramente voltado a curiosidade da criança, o novo, as descobertas inéditas. São momentos que utilizamos de diversos materiais sonoros, materiais de diferentes texturas, utilizamos a imagem como um aliado no campo visual. Na fase do berçário I é de extrema importância que utilizamos de diversas formas para as crianças conhecerem o mundo, é uma forma de ampliar a capacidade de cada um, de tornar um momento diferente do outro. Parte da curiosidade a fim de explorar sensações diferentes, potencializando assim os sentidos e aguçando a curiosidade.
[...]A
aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunidade e comunicativa, na qual
as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos
e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a
criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo.(DAHLBERG, MOSS e
PENCE, 2003, P. 72)
É com este propósito que percebemos a
necessidade da nossa turma do berçário I, de sempre querer mais, sentir, tocar,
experimentar, ouvir, poder sentir o cheiro e se expressar de maneira a explorar
o que esta ao redor em nosso cotidiano, mais às vezes fora do alcance de nossos
pequenos, mais que os mesmos estão em constante movimento para alcançar o que
esta ao seu redor. Esta é uma característica humanitária, que é mais intensa na
primeira infância, onde é fundamental conhecer o mundo a sua volta.
OBJETIVO GERAL: Propiciar diversos momentos em que
os bebês possam explorar os diferentes materiais que os cerca de forma lúdica e
agradável, desenvolvendo a imaginação, incentivando para que possam usufruir de
um desenvolvimento favorável, explorando habilidades, fecundando múltiplos
papéis favoráveis ao seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Possibilitar
a liberdade e a autodescoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a
curiosidade e a experimentação;
·
Desenvolver
a imaginação;
·
Estimular
a percepção visual;
·
Perceber
o tato;
·
Aprimorar
os sentidos;
·
Observar
e interpretar imagens;
·
Cuidado
com o corpo, exploração do espaço (identidade e autonomia);
·
Exploração
dos diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos
(artes visuais);
·
Expressão
oral e corporal, canto (música);
·
Linguagem
oral e corporal (linguagem);
·
Família,
higiene (natureza e sociedade);
·
Equilíbrio,
coordenação motora, sensações, controle muscular, pegar, soltar engatinhar,
sentar, andar, manusear (corpo e movimento).
METODOLOGIA:
·
Método
da massagem, já utilizada no dia a dia do berçário I, com fundos musicais;
·
Livros
disponíveis no CEI, com diferentes texturas, sons, e cores;
·
Brinquedos
com litros, potes contendo dentro feijão, brita, para explorar diversos sons
diferentes;
·
Bolinhas
de sabão, utilizar de diferentes lugares para soprar, e ver as diversas reações
dos bebês;
·
Tapete
sensação, reformar o mesmo já disponível na sala, pois esta em perfeita
condição de ser utilizado;
·
Móbile
gigante, confeccionado com bambolê, flores de EVA, e debrum colorido;
·
Massagem
com balões coloridos contendo agua morna;
·
Pintura
com guache explora-la no papel pardo;
·
Tuneis
confeccionados com caixas de papelão bem coloridos;
·
Saches
com diferentes aromas;
·
Areia,
brita, gramado, explorar diferentes lugares;
·
Com
o retroprojetor e uma lanterna fazer com que veja a luz e a sombra;
·
DVD
da Xuxa: os sentidos;
·
Alimentos,
degustar doces, salgados e azedos;
·
Caixa
surpresa;
·
Pintura
facial deixá-las observar no espelho;
Um mês.
AVALIAÇÃO
Podemos concluir que foi um projeto muito proveito para os nossos bebês. A curiosidade foi o ponto alvo das atividades, pois cada uma despertava nas crianças reações diversificadas. A atividade com bolinhas de sabão, por exemplo, os deixou muito atentos observando o caminho que as bolhas seguiam. Algumas atividades deixaram algumas crianças com receio de participar, de tocar, sentir, então as professoras devagar faziam com que a crianças perdesse o medo, mais alguns não demonstravam interesse, por via da insegurança. Um projeto repleto de brincadeiras juntadas com estímulos que com certeza serão reflexos por toda vida de uma criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário