quarta-feira, 7 de maio de 2014

TOCANDO, SENTINDO E EXPERIMENTANDO

TURMA: Berçário B I A                             PROFESSORAS:Dilva,Rose,Tatiane,Andréa.

PROBLÉMATICA: Sensações diferentes, por que são importantes para o meu desenvolvimento?

JUSTIFICATIVA: O projeto sensações esta inteiramente voltado a curiosidade da criança, o novo, as descobertas inéditas. São momentos que utilizamos de diversos materiais sonoros, materiais de diferentes texturas, utilizamos a imagem como um aliado no campo visual. Na fase do berçário I é de extrema importância que utilizamos de diversas formas para as crianças conhecerem o mundo, é uma forma de ampliar a capacidade de cada um, de tornar um momento diferente do outro. Parte da curiosidade a fim de explorar sensações diferentes, potencializando assim os sentidos e aguçando a curiosidade.

[...]A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunidade e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo.(DAHLBERG, MOSS e PENCE, 2003, P. 72)

É com este propósito que percebemos a necessidade da nossa turma do berçário I, de sempre querer mais, sentir, tocar, experimentar, ouvir, poder sentir o cheiro e se expressar de maneira a explorar o que esta ao redor em nosso cotidiano, mais às vezes fora do alcance de nossos pequenos, mais que os mesmos estão em constante movimento para alcançar o que esta ao seu redor. Esta é uma característica humanitária, que é mais intensa na primeira infância, onde é fundamental conhecer o mundo a sua volta.

OBJETIVO GERAL: Propiciar diversos momentos em que os bebês possam explorar os diferentes materiais que os cerca de forma lúdica e agradável, desenvolvendo a imaginação, incentivando para que possam usufruir de um desenvolvimento favorável, explorando habilidades, fecundando múltiplos papéis favoráveis ao seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Possibilitar a liberdade e a autodescoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a curiosidade e a experimentação;

·         Desenvolver a imaginação;

·         Estimular a percepção visual;

·         Perceber o tato;

·         Aprimorar os sentidos;

·         Observar e interpretar imagens;

 CONTEÚDOS:

·         Cuidado com o corpo, exploração do espaço (identidade e autonomia);

·         Exploração dos diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);

·         Expressão oral e corporal, canto (música);

·         Linguagem oral e corporal (linguagem);

·         Família, higiene (natureza e sociedade);

·         Equilíbrio, coordenação motora, sensações, controle muscular, pegar, soltar engatinhar, sentar, andar, manusear (corpo e movimento).

METODOLOGIA:

·         Método da massagem, já utilizada no dia a dia do berçário I, com fundos musicais;

·         Livros disponíveis no CEI, com diferentes texturas, sons, e cores;

·         Brinquedos com litros, potes contendo dentro feijão, brita, para explorar diversos sons diferentes;

·         Bolinhas de sabão, utilizar de diferentes lugares para soprar, e ver as diversas reações dos bebês;

·         Tapete sensação, reformar o mesmo já disponível na sala, pois esta em perfeita condição de ser utilizado;

·         Móbile gigante, confeccionado com bambolê, flores de EVA, e debrum colorido;

·         Massagem com balões coloridos contendo agua morna;

·         Pintura com guache explora-la no papel pardo;

·         Tuneis confeccionados com caixas de papelão bem coloridos;

·         Saches com diferentes aromas;

·         Areia, brita, gramado, explorar diferentes lugares;

·         Com o retroprojetor e uma lanterna fazer com que veja a luz e a sombra;

·         DVD da Xuxa: os sentidos;

·         Alimentos, degustar doces, salgados e azedos;

·         Caixa surpresa;

·         Pintura facial deixá-las observar no espelho;

 
                                                               CRONOGRAMA:

Um mês.

                                                                  AVALIAÇÃO

Podemos concluir que foi um projeto muito proveito para os nossos bebês. A curiosidade foi o ponto alvo das atividades, pois cada uma despertava nas crianças reações diversificadas. A atividade com bolinhas de sabão, por exemplo, os deixou muito atentos observando o caminho que as bolhas seguiam. Algumas atividades deixaram algumas crianças com receio de participar, de tocar, sentir, então as professoras devagar faziam com que a crianças perdesse o medo, mais alguns não demonstravam interesse, por via da insegurança. Um projeto repleto de brincadeiras juntadas com estímulos que com certeza serão reflexos por toda vida de uma criança.












Nenhum comentário:

Postar um comentário