sexta-feira, 16 de maio de 2014

MEU NOME

TURMA:Pré II Matutino B                           PROFESSORA:Josiane Kubnick

JUSTIFICATIVA: A formação de identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isso faz-se necessário à elaboração deste projeto.  É importante que a criança conheça a história do seu nome e também realize atividades com nomes próprios, pois é boa estratégia para que elas comecem a refletir e conhecer as letras e sua função social. Percebe-se  a necessidade de desenvolver esse projeto, pois algumas crianças se preocupam por não saberem escrever o nome, outros não conhecem a história de quem o escolheu, por tanto planejar as atividades valorizando o nome das crianças é de grande importância para a sua  alto estima   e para associarem as letras do nome a outros nomes ou palavras.

Objetivo geral: 

Reconhecer o nome próprio e de seus colegas em diversos contextos, a história destes nomes e seu significados e iniciar a escrita de seus próprios nomes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Conhecer a história do próprio nome;
·        Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·        Produzir o som com o próprio corpo, a fim de utilizá-lo como recurso na produção musical;
·        Recontar histórias a fim de estabelecer sequência de fatos;
·        Reconhecer seu nome em diversas situações do cotidiano;
·        Interessar-se em escrever ainda que não de forma convencional;
·        Identificar papeis sociais existentes em seu grupo de convívio;
·        Utilizar a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
·        Relacionar a ideia de número à quantidade correspondente;
·        Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade;
·        Desenvolver noções de lateralidade, identificando direita, esquerda, frente e atrás;

CONTEUDOS:
·        Identidade e autonomia; Eu e o outro, significado do nome;
·        Artes visuais: Fazer artístico;
·        Musica: expressão corporal;
·        Linguagem: Contato com a leitura e a escrita;
·        Natureza e sociedade: Família;
·        Matemática: Contagem oral, noções de espaço;
·        Corpo e movimento: Coordenação motora ampla e fina, lateralidade;

METODOLOGIA:

·        Roda de conversa sobre os nomes, as letras que utilizamos para escrever, a importância de se possuir  um nome;
·        Pesquisa com as famílias sobre quem escolheu os nomes e seus significados;
·        Utilizar canetinha, giz de cera, giz no quadro para escrever o nome;
·        Atividade: recortar de revistas às letras do nome;
·        Recortar as letras do nome e colar no caderno em sequência;
·        Atividades impressas: pintar as letras do nome, circular meu nome, quantas letras tem meu nome, qual a primeira e a ultima letra do nome, etc;
·        Musica, utilizando o nome das crianças;
·        Massinha de modelar: fazer as letras do nome;
·        Dinâmicas;
·        Histórias diversificadas;
·        Atividade: cada criança recebe uma folha com o nome escrito (de outro colega), identificar de quem é o nome que recebeu e desenhar como é esse colega;
·        Dança da cadeira dos nomes;
·        Jogo da memória com nomes e fotos;
·        Confeccionar jogos com caixas de fósforo tendo forra a foto de cada criança e dentro as letras para montar os nomes e trocar entre os colegas;
·        Atividade de pontilhado com a inicial do nome e o nome completo;
·        Pintar com tinta guache os nomes no azulejo;

CRONOGRAMA: Este projeto será realizado com mais intensidade a partir de 10/03 a 30/03, portanto será desenvolvido e trabalhado durante todo o ano.

AVALIAÇÃO

·        Demonstrar atitude de atenção, para ouvir;
·        Conhecer a historia de seu nome;
·        Narra fatos em sequencia temporal e casual;
·        Diferencia o desenho da escrita;
·        Diferencia letras de números;
·        Reconhece e escreve letras, números e palavras;
·        Respeita as regras de boa convivência;

·        Relaciona a ideia de números à quantidade correspondente;















Nenhum comentário:

Postar um comentário