TURMA:Pré II Matutino B PROFESSORA:Josiane Kubnick
JUSTIFICATIVA: A formação de identidade está relacionada
intimamente ao conhecimento do nome, por isso faz-se necessário à elaboração
deste projeto. É importante que a
criança conheça a história do seu nome e também realize atividades com nomes próprios,
pois é boa estratégia para que elas comecem a refletir e conhecer as letras e
sua função social. Percebe-se a
necessidade de desenvolver esse projeto, pois algumas crianças se preocupam por
não saberem escrever o nome, outros não conhecem a história de quem o escolheu,
por tanto planejar as atividades valorizando o nome das crianças é de grande
importância para a sua alto estima e para associarem as letras do nome a outros
nomes ou palavras.
Objetivo geral:
Reconhecer o nome próprio e de seus colegas em
diversos contextos, a história destes nomes e seu significados e iniciar a
escrita de seus próprios nomes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Conhecer a história do próprio nome;
·
Experimentar e explorar diferentes
objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de
trabalhos artísticos;
·
Produzir o som com o próprio corpo, a
fim de utilizá-lo como recurso na produção musical;
·
Recontar histórias a fim de estabelecer
sequência de fatos;
·
Reconhecer seu nome em diversas
situações do cotidiano;
·
Interessar-se em escrever ainda que não
de forma convencional;
·
Identificar papeis sociais existentes em
seu grupo de convívio;
·
Utilizar a contagem oral em contextos
nos quais a utilização se faça necessária;
·
Relacionar a ideia de número à quantidade
correspondente;
·
Utilizar o corpo para acompanhar ritmos
musicais variados expressando-se com espontaneidade;
·
Desenvolver noções de lateralidade,
identificando direita, esquerda, frente e atrás;
CONTEUDOS:
·
Identidade e autonomia; Eu e o outro,
significado do nome;
·
Artes visuais: Fazer artístico;
·
Musica: expressão corporal;
·
Linguagem: Contato com a leitura e a
escrita;
·
Natureza e sociedade: Família;
·
Matemática: Contagem oral, noções de
espaço;
·
Corpo e movimento: Coordenação motora
ampla e fina, lateralidade;
METODOLOGIA:
·
Roda de conversa sobre os nomes, as
letras que utilizamos para escrever, a importância de se possuir um nome;
·
Pesquisa com as famílias sobre quem
escolheu os nomes e seus significados;
·
Utilizar canetinha, giz de cera, giz no quadro
para escrever o nome;
·
Atividade: recortar de revistas às
letras do nome;
·
Recortar as letras do nome e colar no
caderno em sequência;
·
Atividades impressas: pintar as letras
do nome, circular meu nome, quantas letras tem meu nome, qual a primeira e a ultima
letra do nome, etc;
·
Musica, utilizando o nome das crianças;
·
Massinha de modelar: fazer as letras do
nome;
·
Dinâmicas;
·
Histórias diversificadas;
·
Atividade: cada criança recebe uma folha
com o nome escrito (de outro colega), identificar de quem é o nome que recebeu
e desenhar como é esse colega;
·
Dança da cadeira dos nomes;
·
Jogo da memória com nomes e fotos;
·
Confeccionar jogos com caixas de fósforo
tendo forra a foto de cada criança e dentro as letras para montar os nomes e
trocar entre os colegas;
·
Atividade de pontilhado com a inicial do
nome e o nome completo;
·
Pintar com tinta guache os nomes no
azulejo;
CRONOGRAMA: Este projeto será realizado com mais
intensidade a partir de 10/03 a 30/03, portanto será desenvolvido e trabalhado
durante todo o ano.
AVALIAÇÃO
·
Demonstrar atitude de atenção, para ouvir;
·
Conhecer a historia de seu nome;
·
Narra fatos em sequencia temporal e
casual;
·
Diferencia o desenho da escrita;
·
Diferencia letras de números;
·
Reconhece e escreve letras, números e
palavras;
·
Respeita as regras de boa convivência;
·
Relaciona a ideia de números à
quantidade correspondente;
Nenhum comentário:
Postar um comentário