sexta-feira, 23 de maio de 2014

Título: Música

TURMA:Berçario B II A            PROFESSORAS:Vera,MariaTatiana,Jana,Joseane Kubnick

Problema:
De que forma estimular o gosto e desenvolver a linguagem musical nas crianças?

Justificativa:
Desde o surgimento e formação do ser humano no útero materno, ainda nas primeiras semanas de gestação, nosso corpo inicia o contato com diversos sons. A batida do coração, a voz da mãe, os órgãos constituintes do corpo em plena atividade, entre outros possíveis exemplos, são formas de evidenciar que o som faz parte ativa da vida de um ser humano não só durante o desenvolvimento do feto, mas também após o nascimento. O som, entre outras funções, permite a criação de músicas, sejam elas unicamente sonoras (como música clássica), sejam com a junção dos sons às palavras.

A música como “Linguagem de Expressão”, faz parte da formação global da criança. Segundo, afirma Vlademir Zapata, professor de música: “Ouvir música, explorar sons, aprender uma canção, realizar brinquedos ritmos etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem na criança o gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva, a percepção e a reflexão.

A memória é uma das capacidades mais prodigiosas do ser humano. Os bebês nascem com a capacidade de lembrar e esta vai amadurecendo ao longo dos anos (exemplo: quando o bebê nasce, ele lembra da voz da mãe, do pai que ele ouvia quando estava no útero e das pessoas ao redor que ali convivem).

Na criança, quando estimulada de modo adequado, lhe servirá como uma grande preparação para o futuro. Sua capacidade de lembrar tem muito a ver com o desenvolvimento da atenção e da observação, especialmente através do sentido, da visão e da audição.

A música é essencial para a formação do ser humano. Auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é instrumento de interação. Brincadeiras de experimentar diferentes sons e instrumentos musicais contribuem para o desenvolvimento da linguagem e a formação integral das crianças.

A presença da música em variadas e diferentes situações do dia a dia fazem com que as crianças pequenas desenvolvam seu processo de musicalização de maneira intuitiva.

A criança aprende a se expressar e a comunicar-se, demonstra sentimentos e pensamentos, ou seja, aprende a organizar-se. A música está presente em todas as culturas e nas mais diversas situações.

Torna-se relevante a abordagem do tema música e harmonia, pois a educação musical é um importante mediador no desenvolvimento das habilidades infantis, tais como por exemplo: habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais.
Objetivo Geral:
Desenvolver atividades, que de forma natural, lúdica e prazerosa despertem o gosto pela música, proporcionando e desenvolvendo a percepção auditiva, motora e visual.

Promover atividades de linguagem musical e oral, a fim de desenvolver habilidades rítmicas, visuais, físicas e psicológicas.

Objetivos Específicos:
Desenvolver a coordenação motora ampla, a percepção auditiva, visual e cinestésica.
Proporcionar atividades que estimulem o desenvolvimento do cérebro e a inteligência musical.
Socialização.
Fazer com que a criança tenha desenvolvimento de seu interesse pela música.
Identificar os diversos tipos de sons.
Estimular o desenvolvimento da atenção e da observação, especialmente através do sentido da visão e da audição.
Explorar sons e silencio com a voz e materiais diversos.
Participar em situações que integram música, movimento e canção.
Perceber, imitar e produzir sons, utilizando diversos materiais.
Expressar com o corpo ritmos musicais.
Cantar, batucar, bater palmas.
Ouvir músicas de diversos estilos e expressar sentimentos.
Dançar em gruo ou individualmente.
Brincar, imitar e gesticular com ritmos musicais.
Utilizar os movimentos da música para conhecer o próprio corpo.
Promover a participação dos familiares na experiência musical.
Estimular a interação das crianças.

Conteúdo:
Tradições e diversidades sócio-culturais (Natureza e Sociedade).
Percepção de ritmo (Movimento).
Sensações (movimento).
Expressão de desejos, desagrados e preferencias (Identidade e autonomia).
Participação em musicas cantadas e interpretadas (Música).
Exploração de materiais, imagens e objetos (Artes visuais)
Formas e cores dos instrumentos musicais (matemática).
Corpo humano, expressividade, coordenação motora (Movimento).
Comunicação oral, corporal e expressão (linguagem).

Metodologia:
Confeccionar instrumentos musicais como: chocalhos, pau-de-chuva, ocean drum sucatas e objetos, para as crianças brincarem.
Escolher músicas fáceis que favoreçam a elas realizarem atividades tais como: levantar braço e perna, palmas, mãos nos olhos, cabeça, boca (até mandar beijo), nariz, orelha, engatinhar, andar, gesticular de várias formas...
Fazer uso de recursos como: DCs, Vídeos e Rádio
Convidarem familiares para tocarem alguns instrumentos, ou cantar alguma música. (Se não tiver ninguém disponível, pediremos para que outras turmas do CEI, cantem conosco).
Trazer instrumentos musicais e mostrar para as crianças.
Confeccionar um livro, com letras de músicas e desenhos referente ao tema.
Ir à sala de vídeo, colocar luzes piscantes e sons alegres, para promover às crianças, sensações como: movimento, prazer, artes visuais, matemática...   

Cronograma:
Nove meses.

Avaliação:

A avaliação será feita mediante observação, reflexão e registro dos avanços e o desenvolvimento das seguintes capacidades das crianças:
Expressão
Movimento
Relação com o outro
Linguagem oral
Comunicação

Lembrando que cada criança é diferente, assim temos que avaliar o processo de cada criança de forma individual, pois umas aprendem com mais facilidade outras demoram um pouco mais. Cada criança tem um ritmo que precisa ser respeitado.  
 









 

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