quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os cinco sentidos do Corpo Humano: (Visão, Olfato, Tato, Audição, Paladar)

ü  Justificativa: O corpo humano é dotado de cinco sentidos, capacidades que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

üSendo que os professores devem estimular estas sensações diferentes nos seus alunos, para compreenderem a importância dos cinco sentidos do corpo humano, através destes sentidos, captamos informações e interagimos com o mundo.

ü  Objetivo Geral: Aguçar a curiosidade dos alunos sobre os cinco sentidos do corpo humano, identificando a importância de cada um, e relacionar com o mundo externo.

ü Objetivo de aprendizagem: Através de atividades práticas, relacionar cada um dos cinco sentidos do corpo humano ao meio externo e compreender a importância dos mesmos no dia-a-dia.

ü  Conteúdos: Os Cinco Sentidos do Corpo Humano:

v  Visão: É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

v  Audição: É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.

v  Paladar: Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

v  Tato: É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

v  Olfato: Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.
ü  Avaliação: Até o presente momento, realizamos as atividades do Olfato e Audição, atingindo os objetivos propostos.O projeto segue em andamento, faltando realizar as atividades do Tato, Visão e Paladar.
                                                                     Fotos das Atividades.

 
Olfato: Diferentes odores escondidos dentro de copos, a tampa furada para o odor sair do copo, os alunos tinham de tentar adivinhar o que tinha dentro do copo, através do sentido do olfato.  

Após a atividade foi realiza uma conversa sobre a importância do olfato, sobre sentirmos o cheiro dos alimentos, se sentirmos um cheiro desagradável nos alimentos é sinal que ele não está bom para comer. Cheiro de fumaça? Sinal que algo está pegando fogo, não precisamos necessariamente ver as coisas, através do olfato também interagimos com o mundo externo.

Conversamos também e identificamos que alguns animais possuem o olfato muito mais desenvolvido (apurado) que o ser humano, podendo captar odores a distância maiores: Um exemplo é o cachorro, quando treinado é muito útil e ajuda tanto os policiais e os bombeiros.

Obs: Foi muito interessante após sentir os odores de cada um, a relação das crianças com o mesmo, em alguns momentos achava gostoso e outros faziam carretas muito estranhas, mostrando sensação desagradável.







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