terça-feira, 29 de abril de 2014

ÁGUA: QUEM ME AJUDAR A CUIDAR ?

TURMA:Pré II Matutino e Vespertino.                           PROFESSORA: Liana Maria

PROBLEMA: o que precisamos fazer para preservar e cuidar da água?
DUVIDAS E CERTEZAS:

DÚVIDAS

·         POR QUE A AGUA ACABA?

·         DE ONDE ELA VEM?

·         TODO MUNDO PRECISA DE ÁGUA?

·         COMO A ÁGUA CHEGA ATÉ NA TORNEIRA?

·         O QUE PODEMOS FAZER PARA NÃO FALTAR ÁGUA.

CERTEZAS

·         TOMAMOS ÁGUA QUANDO ESTAMOS COM SEDE.

·         PRECISAMOS DELA PARA TOMAR BANHO, COZINHAR, LAVAR O CARRO E  ESCOVAR OS DENTES.

·         MOLHAMOS AS PLANTAS COM ÁGUA.
 
JUSTIFICATIVA:

A iniciativa deste projeto, partiu de uma situação de falta d´água que as crianças presenciaram aqui na instituição no momento da escovação.

 Neste mesmo instante que terminou a água começaram alguns questionamentos, que pretende-se responder no decorrer deste projeto.

 
OBJETIVO GERAL:

Oferecer para as crianças a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde, ajudar a preservar esse recurso natural evitando o desperdício e o uso indevido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Descobrir de onde vem a água.

- Sensibilizar para a preservação e qualidade da água.

- Oportunizar para as crianças atividades que despertem hábitos de utilização consciente da água.

- Observar e desenvolver situação que evidencie o uso da água e seu tratamento.

Metodologia:

- Pesquisar com as crianças sobre o ciclo da água

- pesquisa com os pais para que utilizamos a água na nossa casa (desenho)

- Confeccionar um cartaz com recorte de revista (situação cotidianas que usamos água).

- Realizar experiência com água (pesquisar na internet).

 - Caça palavras

- Atividades de alfabetização que promovam o tema.

- músicas com o tema.

- a água tem som? Diferentes sons da água

- história (A gotinha Plim Plim)
 
Conteúdos:

Sociedade e Natureza
- água

- fenômenos da natureza

Música:

- Ritmo

- Elementos da música

CRONOGRAMA: 20 DIAS

AVALIAÇÃO: Se dará por meio de observação e registro de participação e desenvolvimento das atividades realizadas pelas crianças.
 





















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário