terça-feira, 22 de abril de 2014

Conhecendo e cuidando do corpo humano

TURMA: Pré I Matutino e Vespertino.

PROFESSORA: Grabriele

 
PROBLEMA: Como fazer com que as crianças aprendam sobre o corpo humano e entendam que este precisa de cuidados?

JUSTIFICATIVA: Entre quatro e cinco anos de idade as crianças começam a desenvolver hábitos importantíssimos para o pleno desenvolvimento humano e a noção de conhecimento do próprio corpo é o primeiro passo para que as crianças se reconheçam como indivíduo, percebendo e aceitando as diferenças, por isso, é fundamental que os alunos tenham um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver noções sobre o corpo humano e os cuidados que se deve ter com o mesmo.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer e identificar as partes do corpo,
·         Reconhecer os cinco sentidos,
·         Identificar e diferenciar as partes do corpo e dos amigos,
·         Despertar o aluno para bons hábitos de higiene,
·         Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar.

 CONTEÚDOS:

·         Eixo Identidade e autonomia: corpo humano, higiene, bons hábitos de saúde;
·         Eixo Artes Visuais: Exploração de materiais;
·         Eixo Música: ritmo, expressão corporal;
·         Eixo Linguagem: Contato com a leitura e a escrita;
·         Eixo natureza e sociedade: A criança e o meio social;
·         Eixo Matemática: Números, quantidades;
·         Eixo Corpo e movimento: Expressividade, equilíbrio, movimento, coordenação motora ampla e fina.

METODOLOGIA:

·         Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
·         Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele;
·         Indagação sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?);
·         Utilização o espelho para a importância da percepção do seu EU;
·         Cada criança pode fazer um desenho de si mesma e do amigo;
·         Experiências envolvendo os órgãos do sentido(visão, audição, tato e paladar);
·         Trabalho sobre semelhanças e diferenças das pessoas, identificando as partes do corpo;
·         Desenvolvimento de bons hábitos de higiene: lavar as mãos antes das refeições e usar roupas limpas.
·         Rotina de escovação dos dentes após as refeições;
·         Conversas sobre a necessidade do banho diário;
·         Éticas comportamentais: manter o ambiente em que vivemos limpo;
·         Desenho em texturas variadas;
·          Desenhos com pedaços de barbante, tecidos;
·         Modelagem de objetos com massa de pão;
·         Colagem com figuras livres e prontas;
·         Atividades de impressão: contornos da mão e do pé;
·         Pintura, recorte e colagem;
·         Confecção de boneco de jornal;
·         Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
·         Exploração dos sons produzidos pelo corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater pés, etc;
·         Acompanhamento com o corpo de ritmos musicais;
·         Imitação de sons conhecidos: animais, risadas, ronco, carro, buzina, etc;
·         Atividades como andar, correr, saltar, sentar e levantar no ritmo das palmas ou outra batida;
·         Leitura de histórias;
·         Historinhas com dedoches;
·         Reconhecer pessoas através de imagens;
·         Dramatização dos seus sentimentos e emoções: chorar, sorrir, cantar;
·         Visualizar a escrita da professora;
·         Representação do alfabeto com significado;
·         Utilização de recursos como: CD, TV, DVD;
·         Leitura: escrever palavras e pedir para eles lerem o que pensam que está escrito;
·         Utilização de letras impressas recortadas;
·         Histórias seqüenciadas;
·         Exploração de imagens do corpo humano;
·         Apresentação de imagens diversas de pessoas;
·         Brincadeiras de vestir roupas, sapatos, fantasias e acessórios;
·         Confecção de cartazes em grupo;
·         Estabelecimento de relações entre diferentes espécies de seres vivos: características, moradia, alimentação, cuidado;
·         Exploração dos órgãos dos sentidos, nomeação dos órgãos responsáveis;
·         Atividades práticas, exploração de materiais e desenhos classificando o tempo: noções de calendário (dia, mês, ano), dia e noite.
·         Atividades práticas, exploração de materiais e desenhos classificando a altura: noções de alto e baixo;
·         Contagem oral e quantificação de números;
·         Confecção de vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora;
·         Jogos de quebra-cabeça, de montar, encaixar e empilhar;
·         Brincadeiras livres e dirigidas;
·         Danças e atividades que promovam movimentos para a direita, esquerda, frente e atrás.

 CRONOGRAMA: Aproximadamente um mês (março de 2014)

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através de observação e registro de cada aluno.











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