TURMA: Pré I Matutino e Vespertino.
PROFESSORA: Grabriele
PROBLEMA:
Como fazer com que as crianças aprendam sobre o corpo humano e entendam que
este precisa de cuidados?
JUSTIFICATIVA:
Entre quatro e cinco anos de idade as crianças começam a desenvolver hábitos
importantíssimos para o pleno desenvolvimento humano e a noção de conhecimento do
próprio corpo é o primeiro
passo para que as crianças se reconheçam como indivíduo, percebendo e aceitando
as diferenças, por isso, é fundamental que os alunos tenham um estudo mais aprofundado
sobre o assunto.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver noções sobre o corpo humano e os
cuidados que se deve ter com o mesmo.
· Reconhecer os cinco sentidos,
· Identificar e diferenciar as partes do corpo e dos amigos,
· Despertar o aluno para bons hábitos de higiene,
· Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar.
· Eixo Identidade e autonomia: corpo humano, higiene, bons hábitos de saúde;
· Eixo Artes Visuais: Exploração de materiais;
· Eixo Música: ritmo, expressão corporal;
· Eixo Linguagem: Contato com a leitura e a escrita;
· Eixo natureza e sociedade: A criança e o meio social;
· Eixo Matemática: Números, quantidades;
· Eixo Corpo e movimento: Expressividade, equilíbrio, movimento, coordenação motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
·
Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
·
Conversas informais enfatizando o tipo
de cor de olhos, cabelos, pele;
·
Indagação sobre as partes do corpo (onde
fica tal coisa?);· Utilização o espelho para a importância da percepção do seu EU;
· Cada criança pode fazer um desenho de si mesma e do amigo;
· Experiências envolvendo os órgãos do sentido(visão, audição, tato e paladar);
· Trabalho sobre semelhanças e diferenças das pessoas, identificando as partes do corpo;
· Desenvolvimento de bons hábitos de higiene: lavar as mãos antes das refeições e usar roupas limpas.
· Rotina de escovação dos dentes após as refeições;
· Conversas sobre a necessidade do banho diário;
· Éticas comportamentais: manter o ambiente em que vivemos limpo;
· Desenho em texturas variadas;
· Desenhos com pedaços de barbante, tecidos;
· Modelagem de objetos com massa de pão;
· Colagem com figuras livres e prontas;
· Atividades de impressão: contornos da mão e do pé;
· Pintura, recorte e colagem;
· Confecção de boneco de jornal;
· Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
· Exploração dos sons produzidos pelo corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater pés, etc;
· Acompanhamento com o corpo de ritmos musicais;
· Imitação de sons conhecidos: animais, risadas, ronco, carro, buzina, etc;
· Atividades como andar, correr, saltar, sentar e levantar no ritmo das palmas ou outra batida;
· Leitura de histórias;
· Historinhas com dedoches;
· Reconhecer pessoas através de imagens;
· Dramatização dos seus sentimentos e emoções: chorar, sorrir, cantar;
· Visualizar a escrita da professora;
· Representação do alfabeto com significado;
· Utilização de recursos como: CD, TV, DVD;
· Leitura: escrever palavras e pedir para eles lerem o que pensam que está escrito;
· Utilização de letras impressas recortadas;
· Histórias seqüenciadas;
· Exploração de imagens do corpo humano;
· Apresentação de imagens diversas de pessoas;
· Brincadeiras de vestir roupas, sapatos, fantasias e acessórios;
· Confecção de cartazes em grupo;
· Estabelecimento de relações entre diferentes espécies de seres vivos: características, moradia, alimentação, cuidado;
· Exploração dos órgãos dos sentidos, nomeação dos órgãos responsáveis;
· Atividades práticas, exploração de materiais e desenhos classificando o tempo: noções de calendário (dia, mês, ano), dia e noite.
· Atividades práticas, exploração de materiais e desenhos classificando a altura: noções de alto e baixo;
· Contagem oral e quantificação de números;
· Confecção de vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora;
· Jogos de quebra-cabeça, de montar, encaixar e empilhar;
· Brincadeiras livres e dirigidas;
· Danças e atividades que promovam movimentos para a direita, esquerda, frente e atrás.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de observação e registro de cada aluno.
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