sexta-feira, 11 de abril de 2014

TÍTULO: Uma viagem ao universo da Literatura Infantil.

TURMA: MATERNAL MISTO MATUTINO E VESPERTINO

PROFESSORA: JOSIANE,PRISCILA,JORDANA.


PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a leitura?       

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   JUSTIFICATIVA: Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer  que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.



         OBJETIVO GERAL: Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos da literatura infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que que construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;

*Recontar histórias e fatos em sequência;

*Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;

*Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;

*Manusear diferentes tipos de livros;    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

CONTEÚDOS:

*Eu e o outro _Identidade e autonomia

*Comunicação e expressão oral, corporal e escrita_ Identidade e autonomia.

*Ritmos e gêneros musicais_ Música

*Comunicação_ Linguagem

* Observação e conversação sobre imagens e objetos_ Artes visuais




METODOLOGIA:


*Hora do conto diária e leitura de livros;
*Canções das histórias contadas;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Criar livros de histórias com a participação dos pais, onde as histórias serão enviadas para casa e cada pai ou responsável terá que fazer a caracterização da história.
*Conversa informal sobre valores;
*Dramatização das histórias;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias dos principais personagens, utilizando materiais diversos;
*Criação do cantinho da leitura;
*Leitura de livros em casa com os pais;
*Confecção de um cenário para dramatizações;
*Contação de história através de objetos diversos;

* Contação de história feita pela orientadora;

*Exposição dos trabalhos realizados durante todo o desenvolver do projeto no seminário da educação infantil;


Avaliação:

*Comunica idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;

*Experimenta diferentes materiais;

*Identifica imagens;

*Movimenta- se ao ouvir diferentes sons;

*Explora sons, texturas e imagens dos livros;

*Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;

Avaliação do Projeto Literatura:

O Projeto Literatura está sendo desenvolvido pela turma do maternal misto com a realização de diversas atividades, que instigam nas crianças o gosto por ouvir histórias despertando assim futuros leitores.

Através do Projeto Literatura, estão sendo realizadas diversas atividades como pintura: colagem, contação de histórias, histórias contadas pela nossa orientadora.
Nesse projeto tivemos como proposta a participação dos pais na atividade “A história vai até a sua casa”, onde juntamente com seus filhos os mesmos tinham que fazer a caracterização da mesma, podemos enfatizar essa atividade de forma positiva, pois todos os pais participaram.












Nenhum comentário:

Postar um comentário