PROFESSORA: JOSIANE,PRISCILA,JORDANA.
PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura
Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a leitura?
JUSTIFICATIVA: Desenvolver o hábito
pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e
aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
OBJETIVO GERAL: Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos da literatura infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que que construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
*Recontar histórias e fatos em sequência;
*Apreciar a leitura de textos apresentados pelas
professoras;
*Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;
*Manusear diferentes tipos de livros;
CONTEÚDOS:
*Eu e o outro _Identidade e autonomia
*Comunicação e expressão oral, corporal e escrita_
Identidade e autonomia.
*Ritmos e gêneros musicais_ Música
*Comunicação_ Linguagem
* Observação e conversação sobre imagens e objetos_ Artes
visuais
METODOLOGIA:
*Hora do conto diária e leitura de livros;
*Canções das histórias contadas;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Criar livros de histórias com a participação dos pais, onde as histórias serão enviadas para casa e cada pai ou responsável terá que fazer a caracterização da história.
*Conversa informal sobre valores;
*Dramatização das histórias;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias dos principais personagens, utilizando materiais diversos;
*Criação do cantinho da leitura;
*Leitura de livros em casa com os pais;
*Confecção de um cenário para dramatizações;
*Contação de história através de objetos diversos;
* Contação de história feita pela orientadora;
*Exposição dos trabalhos realizados durante todo o
desenvolver do projeto no seminário da educação infantil;
Avaliação:
*Comunica idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
*Experimenta diferentes materiais;
*Identifica imagens;
*Movimenta- se ao ouvir diferentes sons;
*Explora sons, texturas e imagens dos livros;
*Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons
diversos;
Avaliação do Projeto Literatura:
O Projeto Literatura
está sendo desenvolvido pela turma do maternal misto com a realização de
diversas atividades, que instigam nas crianças o gosto por ouvir histórias
despertando assim futuros leitores.
Através do Projeto
Literatura, estão sendo realizadas diversas atividades como pintura: colagem,
contação de histórias, histórias contadas pela nossa orientadora.
Nesse projeto tivemos
como proposta a participação dos pais na atividade “A história vai até a sua
casa”, onde juntamente com seus filhos os mesmos tinham que fazer a
caracterização da mesma, podemos enfatizar essa atividade
de forma positiva, pois todos os pais participaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário