quinta-feira, 3 de abril de 2014

PROJETO: Eu no Mundo

Professoras: Rosana, Suzana, Clarice.

Turma: Maternal I Matutino e Vespertino.

Justificativa: O bebê se percebe como ser único quando reconhece os próprios limites (e o dos outros). Identidade remete à ideia de distinção. É uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modo de agir, de pensar e da história pessoal.

Para ampliar a autonomia, a curiosidade e muitos questionamentos, a criança precisa desenvolver suas ações. Portanto, processo de independência nas mais variadas ações e condições são necessários para o desenvolvimento da criança. Sendo preciso, trabalhar situações de aprendizagem em relação á diversidade, como conversas ou trabalhos coletivos. Logo, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisam estar presente nos atos e atitudes dos adultos, com quem convivem dentro e fora da instituição, (colegiovisao.com.br)

Problema: Quem sou eu, e quem me rodeia?
Posso comer, escovar meus dentes e pegar meus brinquedos com e sem ajuda?
Posso fazer o que quiser no CEI e com meus coleguinhas?
Certezas: Posso pedir ajuda a minhas professoras e demais funcionários do CEI.
Hoje ficarei no CEI até meus pais me buscarem.

OBJETIVO GERAL

Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade (reconhecimento da própria imagem e de pessoas próximas, cuidados com a sua higiene pessoal e de regras de convivência para a vida em sociedade);

- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;

- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

CONTEÚDOS:

IDENTIDADE E AUTONOMIA

*Eu e o outro, nome;
*Família e Comunidade;
*Alimentação;
*Valores;
*Família e Comunidade;
*Cuidado com o corpo, higiene.
ARTES
*Fazer artístico, exploração de diferentes materiais,
*Observação de imagens e objetos.
LINGUAGEM
*Linguagem oral e corporal (comunicação),
*Diversidade de gêneros textuais.
MÚSICA
*Expressão oral e corporal;
*Canto, gêneros musicais;
*Linguagem musical.
NATUREZA e SOCIEDADE
*Meio ambiente, Seres Vivos;
*Família, Escola e Comunidade;
*Higiene;
*Diversidade cultural.
METODOLOGIA:
*Roda de conversa,
*Espelho (observar-se diante do espelho, vendo-se e a seus coleguinhas);
*Fotos da criança e de seus familiares;
*Contação de histórias;
*Fantoches, dedoches e aventais
*rasgar, colar, amassar e desenhar com giz de cera, lápis e canetinhas;
*Música, dança, canções de roda, brincadeiras antigas;
*Brincadeiras livres e dirigidas;
*Faz-de-conta, DVD, CDs;
*Escovação, banho, tirada de fraldas, incentivo ao alimenta-se sozinho;
*Cartazes com o corpo humano, peso e altura;
*Massinha;
*Passeios pelas redondezas.
CRONOGRAMA:
30 DIAS (perpetuando-se ao longo do ano).
AVALIAÇÃO:
Iniciamos mostrando cada criança diante do espelho, como cada um é, como são os coleguinhas. Desenhamos cada um deles no espelho e em papel craft, falando de suas características e cantando músicas que priorizam cada parte do corpo, ex: cabeça, ombros, joelhos, etc. fui no mercado compra café veio a formiguinha e subiu no meu pé, etc. entre outras.Todos se divertem tentando de alguma forma cantar, dançar e acompanhar os DVDS infantis
Auxiliamos na escovação, na alimentação, no guardar de brinquedos, no respeito ao coleguinha e demais funcionários e as crianças demonstraram facilidade em aprender.
Passeios pelas redondezas possibilitaram uma melhora no andar (muitas crianças tinham dificuldade de andar na rua) e também na ampliação do vocabulário, pois falamos durante todo o passeio sobre coisas que nos rodeiam, bem como com pessoas da comunidade. A maioria das crianças adora passear, ver os animais e pássaros que surgem.
As contações de histórias contribuem para que aqueles que falam possam interagir e falar o que estão vendo.
Os banhos são bem vindos deixando as crianças mais relaxadas, dando prazer e bem estar antes do almoço. A escovação está sendo um desafio visto que muitas crianças não conseguem escovar seus dentes de forma correta, mas com a ajuda de seus familiares vamos atingir nossos objetivos.
Entrosamento com as demais turmas é diária, mostrando aos pequenos e aos maiores como é legal brincar no mesmo espaço.









 
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário