Turma: Maternal I Matutino e Vespertino.
Justificativa: O bebê se percebe como ser único quando reconhece os próprios limites (e o dos outros). Identidade remete à ideia de distinção. É uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modo de agir, de pensar e da história pessoal.
Para
ampliar a autonomia, a curiosidade e muitos questionamentos, a criança precisa
desenvolver suas ações. Portanto, processo de independência nas mais variadas
ações e condições são necessários para o desenvolvimento da criança. Sendo
preciso, trabalhar situações de aprendizagem em relação á diversidade, como
conversas ou trabalhos coletivos. Logo, a atitude de aceitação do outro em suas
diferenças e particularidades precisam estar presente nos atos e atitudes dos
adultos, com quem convivem dentro e fora da instituição, (colegiovisao.com.br)
Problema:
Quem sou eu, e quem me rodeia?
Posso
comer, escovar meus dentes e pegar meus brinquedos com e sem ajuda?Posso fazer o que quiser no CEI e com meus coleguinhas?
Certezas: Posso pedir ajuda a minhas professoras e demais funcionários do CEI.
Hoje ficarei no CEI até meus pais me buscarem.
OBJETIVO GERAL
Promover espaços/situações para que a criança possa
manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por
meio da linguagem corporal e oral.
- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que
venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais,
respeitando sua maturidade (reconhecimento da própria imagem e de pessoas
próximas, cuidados com a sua higiene pessoal e de regras de convivência para a
vida em sociedade);
- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem
relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o
desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da
criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
*Eu e o outro, nome;
*Família e Comunidade;
*Alimentação;
*Valores;
*Família e Comunidade;
*Cuidado com o corpo, higiene.
ARTES
*Fazer artístico, exploração de
diferentes materiais,
*Observação de imagens e objetos.
LINGUAGEM
*Linguagem oral e corporal
(comunicação),
*Diversidade de gêneros textuais.
MÚSICA
*Expressão oral e corporal;
*Canto, gêneros musicais;
*Linguagem musical.
NATUREZA e SOCIEDADE
*Meio ambiente, Seres Vivos;
*Família, Escola e Comunidade;
*Higiene;
*Diversidade cultural.
METODOLOGIA:
*Roda de conversa,
*Espelho (observar-se diante do
espelho, vendo-se e a seus coleguinhas);
*Fotos da criança e de seus familiares;
*Contação de histórias;
*Fantoches, dedoches e aventais
*rasgar, colar, amassar e
desenhar com giz de cera, lápis e canetinhas;
*Música, dança, canções de roda,
brincadeiras antigas;
*Brincadeiras livres e dirigidas;
*Faz-de-conta, DVD, CDs;
*Escovação, banho, tirada de
fraldas, incentivo ao alimenta-se sozinho;
*Cartazes com o corpo humano,
peso e altura;
*Massinha;
*Passeios pelas redondezas.
CRONOGRAMA:
30 DIAS (perpetuando-se ao longo
do ano).
AVALIAÇÃO:
Iniciamos mostrando cada criança
diante do espelho, como cada um é, como são os coleguinhas. Desenhamos cada um
deles no espelho e em papel craft, falando de suas características e cantando
músicas que priorizam cada parte do corpo, ex: cabeça, ombros, joelhos, etc. fui
no mercado compra café veio a formiguinha e subiu no meu pé, etc. entre outras.Todos
se divertem tentando de alguma forma cantar, dançar e acompanhar os DVDS
infantis
Auxiliamos na escovação, na
alimentação, no guardar de brinquedos, no respeito ao coleguinha e demais funcionários
e as crianças demonstraram facilidade em aprender.
Passeios pelas redondezas
possibilitaram uma melhora no andar (muitas crianças tinham dificuldade de
andar na rua) e também na ampliação do vocabulário, pois falamos durante todo o
passeio sobre coisas que nos rodeiam, bem como com pessoas da comunidade. A
maioria das crianças adora passear, ver os animais e pássaros que surgem.
As contações de histórias
contribuem para que aqueles que falam possam interagir e falar o que estão
vendo.
Os banhos são bem vindos deixando
as crianças mais relaxadas, dando prazer e bem estar antes do almoço. A
escovação está sendo um desafio visto que muitas crianças não conseguem escovar
seus dentes de forma correta, mas com a ajuda de seus familiares vamos atingir nossos
objetivos.
Entrosamento com as demais turmas
é diária, mostrando aos pequenos e aos maiores como é legal brincar no mesmo
espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário