TURMA: MATERNAL II B
Justificativa:
As crianças demonstram interesse natural pelos animais. Contam várias
informações relativas a eles, já que estes estão presentes no dia a dia, nos
livros infantis, desenhos animados, etc. As crianças da turma do maternal II B
demonstram grande interesse pelos animais, principalmente pelo cachorro. Esse
interesse se dá por eles observarem e ouvirem os cachorros que vivem próximos
ao CEI e algumas crianças tem o cachorro como animal doméstico.
Quanto tempo ele vive?
Ele tem filhotes? Quantos?
Posso pegar ele no colo?
Por que ele morde?
Quantas patas?
Por que ele balança o rabo?
Ele tem pêlo?
Certezas:
O cachorro late.
Ele come ração e bebe água.
Ele mora na casinha.
Ele morde.
Objetivo
Geral: Objetivo Geral: ampliar o conhecimento das crianças sobre algumas
características do cachorro (habitat, alimentação, modo de interação com os
seres humanos, entre outros.) proporcionando assim o gosto pela natureza e os
cuidados básicos que devemos ter com os animais.
- Despertar
interesse e entusiasmo pela leitura, através de contação de histórias referente
ao projeto;
- Reconhecer quais os cuidados necessários com o cachorro;
- Promover o desenvolvimento de vínculos
afetivos: cuidando, respeitando, valorizando e protegendo os animais em
geral;
- Estimular a linguagem oral e corporal através
da música.
- Ampliar o conhecimento a respeito do cachorro;
- Relacionar a ideia de números e quantidades,
principalmente a contagem oral.
Identidade
e autonomia: Eu e o outro, valores, comunicação e
expressão: oral, corporal, exploração do espaço;
Artes visuais: Exploração de diferentes materiais,
fazer artístico;
Música: Expressão oral e corporal, canto e
linguagem musical;Linguagem: Comunicação e linguagem oral e corporal;
Natureza e sociedade: Meio ambiente, seres vivos;
Matemática: Contagem oral, comparação, classificação, raciocínio lógico;
Movimento: Coordenação motora fina e ampla, sensações e expressividade.
Metodologia:
Roda de conversa;
Pesquisa pais (quem tem cachorro ou se
conhece alguém que tem);
Construção de um painel com fotos e imagens
de cachorros;
Visita ao pet shop;
Confecção de máscara de cachorro;
Desenho e pintura de cachorros;
Imitação do cachorro;
Degustação de buffet de cachorro quente;
Histórias: O vira lata Filé, O cachorro
do coelho, Vida de cão, O menino e o cachorro, A história do cão, Cachorrinho,
Dognaldo e sua nova situação, Animais domésticos;
Cantigas: Cachorrinho está latindo, A
carrocinha;
Filme: Cliford;
Brincadeira: Cachorrinho sai da casinha;
Dobradura de cachorro;
Confecção do mascote da turma;
Escolha nome do mascote;
Visita do mascote na casa das crianças.
Relatório de como foi a visita;
Visita de um cachorro no CEI;
Passeio para observação dos cachorros
que moram próximos ao CEI.
Cronograma:
3 semanas 17/03 à 04 de abril
- Reconhece os animais;
- Expressou-se através da linguagem oral e
corporal;
- Manifestou suas ideias e pensamentos sobre o
tema;
- Ampliou o conhecimento a respeito do cachorro
e quais os cuidados necessários;
Amei seu projeto. Deve ter sido bem produtivo e divertido para os pequenos. Tomei a liberdade de levar algumas ideias. Parabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluirJá estou seguindo o blog!