TEMA:
DANÇANDO COM A MÁGIA DO CARNAVAL
Professoras:
Jenifer, Kátia e Andressa.
Turma:
Jardim A.
JUSTIFICATIVA: O Brasil é um país rico em sua cultura, música, dança etc. Porém grande parte de seu povo não tem vivência direta com todas as tradições existentes, conhecendo apenas por meios de comunicação que geralmente nos mostra uma realidade distante. Considerando isso, pretende-se proporcionar para as crianças um pouco da base cultural que representa o carnaval para o país.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Trabalhar o tema através da
ludicidade, utilizando a música e dança;
-Conhecer um pouco da história do
carnaval.
- Explorar a criatividade utilizando
materiais diversos;
-Despertar na criança a participação
através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua
interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
- Desenvolver sua linguagem oral e
escrita e seu raciocínio lógico, físico e motor.
CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia:
*Eu e o outro
*Valores
*Convívio Social
Artes Visuais:
*Fazer artístico
*Exploração de diferentes materiais
*Observação e discussão de imagens e
objetos
Música:
*Expressão oral e corporal
*Ritmo e gêneros musicais
*Canto
*Linguagem
Linguagem:
*Linguagem oral, escrita e corporal.
*Comunicação
*Gêneros e formas de expressão
Natureza e sociedade:
*Escola
*Tradições e diversidades
socioculturais
*Meio ambiente
Matemática:
*Noções de espaço e tempo
*Contagem
Corpo e Movimento:
*Expressividade
*Sensações
*Equilíbrio
METODOLOGIA:
-Roda de conversa, explicando para as
crianças sobre o significado do Carnaval, suas danças, músicas, tradições.
-Mostrar imagens que representam o carnaval.
-Pintura facial.
-Confecção de máscaras.
-Pom- Pons com papel crepom para
enfeitar a sala.
-Massinha de modelar.
-Recorte, colagem e pintura.
-Atividades de pintura no papel.
-DVD-Rio
-Ouvir músicas de Carnaval: Marchinhas:
Mamãe eu quero, Me dá um dinheiro aí, Cabeleira do Zezé, Ó abre alas.
-Brincadeiras dirigidas: Seu mestre mandou,
História da serpente, Dança da cadeira, Corre cotia.
-Dia da folia, as crianças vêm
fantasiadas para pular o carnaval.
CRONOGRAMA:
24/02 à 06/03
AVALIAÇÃO: A execução do referido
projeto teve como eixo norteador a expressão de ideias e sentimentos através
das diferentes linguagens. Haja vista que os alunos tiveram a oportunidade de
explorar e vivenciar momentos cuja cultura brasileira esteve representada no decorrer
desse projeto, com o objetivo de ampliar a diversidade cultural, os alunos
participaram de momentos de musicalização, jogos cantados e ritmos;
Demonstrando assim espontaneidade em movimentar seu corpo e expressar seus
desejos e anseios durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário