sexta-feira, 7 de março de 2014

TÍTULO: Adaptação: Colinho, Carinho e Muita diversão.

Turma: B I A                        Professoras:Dilva,Rose,Tatiane,Andréa.
 
PROBLEMA: Que lugar é esse?
JUSTIFICATIVA: A entrada da criança em uma instituição infantil implica na separação dos pais ou daquelas pessoas que constituem o seu universo. Implica também a separação de um contexto físico, em que a criança está habituada, juntamente com a sua mudança diária.
              A fase de adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.
“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em  que a criança e  seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)
             Pensando no processo de adaptação como o único, de singularidade de cada criança, pela sua maneira de sentir, de se expressar, de assimilar e pensar o mundo acreditamos que, para cada adaptação será necessário um olhar, uma escuta, uma atenção e determinada ação.
             Sem dúvida, a convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem.
OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo espaço, a fim de constituir vínculos e sentimentos de confianças com o ambiente e as pessoas que nele se encontram.
 





 
 
 
 

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