PROBLEMA: Que lugar é esse?
JUSTIFICATIVA: A entrada da criança em uma
instituição infantil implica na separação dos pais ou daquelas pessoas que
constituem o seu universo. Implica também a separação de um contexto físico, em
que a criança está habituada, juntamente com a sua mudança diária.
A fase de adaptação à creche
significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda,
interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança,
confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver
com outras pessoas, adultos e crianças.
“Marcado por encontros e desencontros,
a adaptação escolar é o momento em que a
criança e seus familiares passam a criar
com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo
social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”.
(Luciana Wolker da Silva)
Pensando no processo de adaptação
como o único, de singularidade de cada criança, pela sua maneira de sentir, de
se expressar, de assimilar e pensar o mundo acreditamos que, para cada
adaptação será necessário um olhar, uma escuta, uma atenção e determinada ação.
Sem dúvida, a convivência familiar
é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar
essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que
é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem.
OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo espaço, a fim de
constituir vínculos e sentimentos de confianças com o ambiente e as pessoas que
nele se encontram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário