sexta-feira, 6 de junho de 2014

TÍTULO: O prazer da leitura se ensina – Literatura Infantil

PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a leitura?

 JUSTIFICATIVA: A Literatura Infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede um processo formal de alfabetização e a pré-escola. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.
Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo, sem achar que é algo do outro mundo, remoto, enfadonho ou chato... É uma questão de aproximá-la dos livros de modo aberto – seja na livraria ou na biblioteca... Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se o veredicto inocente... Mais culpados são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhe abrem essas – e outras tantas – trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico e encantado das letras... (ABRAMOVICH, 2006, p. 163).

 
A imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida. Este projeto será aplicado no Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca, com todas as turmas.

 CONHECIMENTOS PRÉVIOS: DÚVIDAS E CERTEZAS

 OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a autoestima;
  • Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
  • Envolver-se em várias situações de comunicação;
  • Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação;
  • Recontar histórias e fatos em sequência;
  • Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;
  • Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;
  • Manusear diferentes tipos de livros.
CONTEÚDOS:

  • Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita) – Identidade e autonomia 0 a 3 anos
  • Comunicação de desejos e sentimentos – Identidade e autonomia 4 e 5 anos
  • Manifestações culturais – Artes visuais 0 a 3 anos
  • Ritmos e gêneros musicais – Música 0 a 3 anos
  • Repertório de canções – Música 4 e 5 anos
  • Comunicação e gêneros textuais – Linguagem 0 a 3 anos
  • Conto e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros – Linguagem 4 e 5 anos
  • Expressividade – Movimento 0 a 3 anos e 4 e 5 anos
METODOLOGIA:

  • A atividade proposta pelo CEI: será confeccionada a uma Bolsa Literária, onde esta irá para a casa do educando uma vez por semana. Está bolsa será enviada vazia e ao retornar para o CEI ela deverá retornar com um livro literário dentro. A proposta pedagógica é que os pais possam adquirir um livro do gosto, ou preferência do seu filho (a) e posteriormente enviá-lo para o CEI para compartilhar com os demais educandos.
  • Uma vez por mês, no dia do aniversário coletivo teremos turmas responsáveis em realizar uma apresentação para as demais turmas do CEI e pré-escola assistirem. Os gêneros são variados, a escolha fica a critérios das professoras. Pode ser teatro (dramatização), contação de uma história, teatro de fantoches, teatro de sombras, histórias cantadas, teatro de vara, teatro mudo, etc. Esta atividade se estenderá durante todo o ano.

·                   Será realizado o Festival da literatura com apresentações envolvendo as turmas desde o berçário I ao Jardim. Sendo que estas apresentações acontecerão no dia 25/04/14.

·                    Outra atividade realizada pelo CEI será uma Feira do Livro (interna). Os expositores serão: Elisia e S. Mário.

 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Confecção de um mascote da turma;
  • Confecção da Sacola Literária;
  • Dramatizações das professoras e crianças;
  • Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras;
  • Contação de histórias em ambientes diferentes;
  • Contação de histórias utilizando o retro-projetor (teatro de sombras);
  • Criar livros de histórias com as crianças;
  • Leitura de imagens;
  • Organizar cantinho para leitura na sala;
  • Visualização de histórias no data show;
  • Contação de história através de objetos diversos;
  • Visita a Biblioteca da Escola Pedro Aleixo;
  • Contação de histórias em diferentes ambientes (bosque, videoteca, parque, área coberta...)
  • Momento diferenciado no momento da contação com caixa diferente, molho de chaves, pau da chuva, música, etc;
  • Dia da contação onde uma criança escolhe um livro e faz uma contação para os colegas;
  • Fotografar e registrar as atividades realizadas referentes ao projeto; (lembrando que este projeto da instituição será o projeto que apresentaremos no III Seminário da Educação, 14/10/14).
  • Contação de Histórias Clássicas realizadas pelas professoras com fantasias e adereços.

 AVALIAÇÃO:

A avaliação far-se-á de acordo com a faixa etária de cada turma, mediante observação, reflexão e registro de:

ü  Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;

ü  Identifica imagens;

ü  Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;

ü  Canta e realiza movimentos de interpretação musical;

ü  Memoriza canções, reproduzindo parte delas;

ü  Reconta histórias conhecidas com aproximação à original;

ü  Manuseia livros, folheando-os;

ü  Explora sons, texturas e imagens dos livros;

ü  Narra fatos com seqüência temporal e causal;

ü  Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento;

ü  Faz escolhas de livros para apreciar ou ler;

ü  Demonstra espontaneidade em movimentar seu corpo;

ü  Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário