Problemática:
Como fazer com que os alunos entendam que existem várias espécies de animais e
que esses são seres vivos?
Justificativa: Os
animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua
presença através de histórias e desenhos animados, levando a criança a possuir
um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O projeto
leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, que são seres
vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da
Natureza.
Objetivo
Geral: Conhecer diversas espécies de animais, como os selvagens
e os domésticos, reconhecendo que os animais são seres vivos, respeitando,
valorizando e protegendo-os.
Objetivos
Específicos:
- Definir suas principais características, comparando
diferenças e semelhanças, através da observação;
- Saber distinguir selvagens de domésticos;
-Conhecer a importância da correta alimentação dos
animais para a manutenção da sua saúde;
- Reconhecer a importância dos animais na natureza.
Conteúdos:
Eixos Artes Visuais: Observação de imagens e objetos;
Eixo Linguagem: Alfabeto;
Eixo Natureza e Sociedade: Seres Vivos;
Eixo Matemática: Grandezas e medidas;
Eixo Corpo e Movimento: Formas de movimento.
Metodologia:
- Apresentação de figuras de animais e socialização em
grupo;
- letras do alfabeto relacionado aos nomes dos animais;
- Confecção de maquete de onde alguns animais vivem;
- diferenciação de animais pequenos e grandes, alto e
baixo, através de desenhos e recoste
e colagem;
- Pesquisa de como os animais se locomove;
- Atividades produzidas e xerocadas,
- Música de animais;
- Utilização de recursos como TV, DVD e CD;
- Visita ao Zoológico.
- sugestão: A professora que
faz um trabalho diversificado com seus alunos de pré-escola, poderá convidá-los
a sentar em mesas com atividades diferentes e ali trabalharem no desenho ou no
recorte e colagem, ou na pintura ou na massinha ou na dobradura, o bichinho que
mais gostam. A professora deverá ter uma prática com esse trabalho de modo que
consiga dar atenção a cada criança dos diferentes grupos. A criança, após o
trabalho pronto, será convidada a mostrar aos colegas, dizendo o nome do
“bichinho” e por quê ele é de sua preferência.
- A professora escolhe
alguns animais e pede aos seus alunos que façam imitação através de gestos. Ex:
macaco, galinha, galo, sapo, gato cachorro, vaca, etc.
- A
professora arruma a turma em círculo e combina com os alunos que irá passar uma
bola, ao som de uma música. Quando tirar o som da música, o aluno que estiver
com a bola, não pode passá-la adiante. A professora mostrará a figura de um
animal e esse aluno deverá dizer tudo que sabe sobre ele.
- Conversa
informal sobre alimentação dos animais.
Serão lançadas algumas
perguntas:
•De que se alimentam os
animais que você tem em casa?
•Os animais que você conhece
comem o mesmo alimento?
•O leão e o elefante são
animais selvagens. Porém leão é “carnívoro” e o elefante é herbívoro. Alguém
sabe por quê?
•Você conhece mais algum
animal selvagem que seja carnívoro? E um herbívoro?
•Há animais que se alimentam
tanto de carne como de vegetais. Como são chamados esses animais?
•Vocês podem citar algum?
- Batata
quente: A turma deverá estar organizada em círculo e, ao som de uma música, irá
passar uma caixa fechada com gravuras de animais. Quando a música cessar, a
criança que estiver com a caixa, pegará uma das gravuras e falará sobre as
características do animal. No decorrer da atividade, serão feitos comentários
comparando diferenças e semelhanças entre as gravuras tiradas.
Cronograma: Mês
de Maio /2014
Avaliação:
Será feita a avaliação de cada aluno através da observação e registro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário