terça-feira, 10 de junho de 2014

Projeto: Mundo Animal

PROFESSORA:JOSIANE KUBNICK                              TURMA:Pré II Matutino


Problemática: Como fazer com que os alunos entendam que existem várias espécies de animais e que esses são seres vivos?

 

Justificativa: Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias e desenhos animados, levando a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O projeto leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza.

 

Objetivo Geral: Conhecer diversas espécies de animais, como os selvagens e os domésticos, reconhecendo que os animais são seres vivos, respeitando, valorizando e protegendo-os.

 

Objetivos Específicos:

 

- Definir suas principais características, comparando diferenças e semelhanças, através da observação;

- Saber distinguir selvagens de domésticos;

-Conhecer a importância da correta alimentação dos animais para a manutenção da sua saúde;

- Reconhecer a importância dos animais na natureza.

 

Conteúdos:

 

Eixos Artes Visuais: Observação de imagens e objetos;

Eixo Linguagem: Alfabeto;

Eixo Natureza e Sociedade: Seres Vivos;

Eixo Matemática: Grandezas e medidas;

Eixo Corpo e Movimento: Formas de movimento.

 

Metodologia:

 

- Apresentação de figuras de animais e socialização em grupo;

- letras do alfabeto relacionado aos nomes dos animais;

- Confecção de maquete de onde alguns animais vivem;

- diferenciação de animais pequenos e grandes, alto e baixo, através de     desenhos e recoste e colagem;

- Pesquisa de como os animais se locomove;

- Atividades produzidas e xerocadas,

- Música de animais;

- Utilização de recursos como TV, DVD e CD;

- Visita ao Zoológico.

- sugestão: A professora que faz um trabalho diversificado com seus alunos de pré-escola, poderá convidá-los a sentar em mesas com atividades diferentes e ali trabalharem no desenho ou no recorte e colagem, ou na pintura ou na massinha ou na dobradura, o bichinho que mais gostam. A professora deverá ter uma prática com esse trabalho de modo que consiga dar atenção a cada criança dos diferentes grupos. A criança, após o trabalho pronto, será convidada a mostrar aos colegas, dizendo o nome do “bichinho” e por quê ele é de sua preferência.

- A professora escolhe alguns animais e pede aos seus alunos que façam imitação através de gestos. Ex: macaco, galinha, galo, sapo, gato cachorro, vaca, etc.

- A professora arruma a turma em círculo e combina com os alunos que irá passar uma bola, ao som de uma música. Quando tirar o som da música, o aluno que estiver com a bola, não pode passá-la adiante. A professora mostrará a figura de um animal e esse aluno deverá dizer tudo que sabe sobre ele.

- Conversa informal sobre alimentação dos animais.

Serão lançadas algumas perguntas:

•De que se alimentam os animais que você tem em casa?

•Os animais que você conhece comem o mesmo alimento?

•O leão e o elefante são animais selvagens. Porém leão é “carnívoro” e o elefante é herbívoro. Alguém sabe por quê?

•Você conhece mais algum animal selvagem que seja carnívoro? E um herbívoro?

•Há animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais. Como são chamados esses animais?

•Vocês podem citar algum?

- Batata quente: A turma deverá estar organizada em círculo e, ao som de uma música, irá passar uma caixa fechada com gravuras de animais. Quando a música cessar, a criança que estiver com a caixa, pegará uma das gravuras e falará sobre as características do animal. No decorrer da atividade, serão feitos comentários comparando diferenças e semelhanças entre as gravuras tiradas.

 

Cronograma: Mês de Maio /2014

 

Avaliação: Será feita a avaliação de cada aluno através da observação e registro.
 














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário