Problemática: Como fazer com que os alunos entendam que existia vida antes do ser humano
Justificativa: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. O trabalho desenvolvido facilitará a correlação entre os animais com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos e trabalhos relacionados ao tema. E com isso terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no nosso planeta a milhões de anos atrás.
Objetivo geral: Possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos referentes aos dinossauros. Explorando sobre a extinção e a necessidade da preservação das espécies existentes.
Objetivos Específicos:
-Compreender o que é extinção;
-Entender o modo de sobrevivência dos dinossauros;-Aproximar as crianças à natureza;
-Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;
-Despertar a observação e a curiosidade na criança.
Eixo
Artes: Fazer artístico
Eixo
Linguagem: Falar e escutar
Eixo
Natureza e Sociedade: Os fenômenos da natureza
Eixo
Matemática: Grandezas e medidas
Eixo
Corpo e Movimento: Expressividade
Metodologia:
-Pesquisa da história dos dinossauros, conhecimentos prévios (habitat, moradia, etc.;
-Coleta de dados por meio de pesquisas e observações;
-Atividades lúdicas;
-Elaboração de cartazes relacionados ao tema;
-Registros do assunto através de atividades produzidas e xerocadas;
-Leituras mostrando gravuras e bonecos de dinossauros;
-Comparação dos tipos e tamanhos dos dinossauros;
-Apresentação de filmes sobre o tema;
-Confecção de dinossauro com material reciclado;
-Confecção de maquete;
-Construção do vulcão.
Cronograma: Durante todo o mês de Maio/2014.
Avaliação:
-Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;
-Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa;
-Manuseia com interesse materiais disponíveis sobre o tema;
-Reconhece as letras do alfabeto;
-Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de objetos;-Faz comparações;
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário