PROFESSORA:LIANA
TURMA:Pré II Matutino e
Vespertino
Problemática:
Como
fazer com que os alunos entendam que existia vida antes do ser humano?
Justificativa: O
tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária
que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. O trabalho
desenvolvido facilitará a correlação entre os animais com seu ambiente que
serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos e trabalhos relacionados ao
tema. E com isso terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no
nosso planeta a milhões de anos atrás.
Objetivo
geral: Possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a
aquisição de novos conhecimentos referentes aos dinossauros. Explorando sobre a
extinção e a necessidade da preservação das espécies existentes.
Objetivos
Específicos:
- Compreender o que é extinção;
- Entender o modo de sobrevivência dos dinossauros;
- Aproximar as crianças à natureza;
- Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;
- Despertar a observação e a curiosidade na criança.
Conteúdos:
Eixo Artes: Fazer artístico
Eixo Linguagem: Falar e escutar
Eixo Natureza e Sociedade: Os fenômenos da natureza
Eixo Matemática: Grandezas e medidas
Eixo Corpo e Movimento: Expressividade
Metodologia:
- Pesquisa da história dos
dinossauros, conhecimentos prévios (habitat, moradia, etc.;
- Coleta de dados por meio
de pesquisas e observações;
- Recorte e colagem
- Atividades lúdicas;
- Elaboração de cartazes
relacionados ao tema;
- Registros do assunto
através de atividades produzidas e xerocadas;
- Leituras mostrando
gravuras e bonecos de dinossauros;
- Comparação dos tipos e
tamanhos dos dinossauros;
- Apresentação de filmes
sobre o tema;
- Confecção de dinossauro
com material reciclado;
- Confecção de maquete;
-Construção do vulcão.
Cronograma: Durante
todo o mês de Maio/2014.
Avaliação:
-Explora
e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;
-Elabora
perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa;
-Manuseia
com interesse materiais disponíveis sobre o tema;
-Reconhece
as letras do alfabeto;
-Manuseia
e participa de atividades que envolvem confecção de objetos;
-Faz
comparações;
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de
manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário