sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tema: O fantástico mundo dos Dinossauros


PROFESSORA:LIANA                                         TURMA:Pré  II Matutino e Vespertino

Problemática: Como fazer com que os alunos entendam que existia vida antes do ser humano?

 

Justificativa: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. O trabalho desenvolvido facilitará a correlação entre os animais com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos e trabalhos relacionados ao tema. E com isso terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no nosso planeta a milhões de anos atrás.

 

Objetivo geral: Possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos referentes aos dinossauros. Explorando sobre a extinção e a necessidade da preservação das espécies existentes.

 

Objetivos Específicos:

 

- Compreender o que é extinção;

- Entender o modo de sobrevivência dos dinossauros;

- Aproximar as crianças à natureza;

- Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;

- Despertar a observação e a curiosidade na criança.

 

Conteúdos:

 

Eixo Artes: Fazer artístico

Eixo Linguagem: Falar e escutar

Eixo Natureza e Sociedade: Os fenômenos da natureza

Eixo Matemática: Grandezas e medidas

Eixo Corpo e Movimento: Expressividade

 

Metodologia:

 

- Pesquisa da história dos dinossauros, conhecimentos prévios (habitat, moradia, etc.;

- Coleta de dados por meio de pesquisas e observações;

- Recorte e colagem

- Atividades lúdicas;

- Elaboração de cartazes relacionados ao tema;

- Registros do assunto através de atividades produzidas e xerocadas;

- Leituras mostrando gravuras e bonecos de dinossauros;

- Comparação dos tipos e tamanhos dos dinossauros;

- Apresentação de filmes sobre o tema;

- Confecção de dinossauro com material reciclado;

- Confecção de maquete;

-Construção do vulcão.

 

Cronograma: Durante todo o mês de Maio/2014.

 

Avaliação:

 

-Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;

-Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa;

-Manuseia com interesse materiais disponíveis sobre o tema;

-Reconhece as letras do alfabeto;

-Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de objetos;

-Faz comparações;
-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário