PROFESSORAS: ROSELI, LETÍCIA, BRUNA E SUZANA.
Projeto:
Adaptação:
Aconchego, Carinho e muita Diversão.
Problema: Como adaptar e readaptar as crianças ao novo
momento e ambiente do C.E.I?
Justificativa: Com o novo ano que começa, dá-se início a
readaptação das crianças que já frequentavam a escola e também a adaptação dos novos.
São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos. E para
fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que
reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima
de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte de nós professoras.
“Marcado
por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança
e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a
favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes
muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)
“Como
adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar
ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual,
com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que
ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e
superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)
Portanto, consideramos muito importante a parceria e
a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis
favoráveis à troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo
ela o principal sujeito da adaptação.
Sabemos que a confiança e a segurança
dos pais vão sendo construídas na medida em que vão conhecendo as professoras e
o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria,
compreensão, carinho e confiança.
Objetivos geral: Propiciar um ambiente acolhedor
e seguro para a criança, possibilitando um processo de adaptação mais
tranquilo.
Objetivos específicos:
- Promover
espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos,
vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem
corporal e oral;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
- Estabelecer
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua
auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
- Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
- Interessar-se por
leitura de histórias;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Descobrir o mundo sonoro à sua volta e
valorizá-lo;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Ampliar progressivamente a destreza de
deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Experimentar situações de interação com a
música, canções e movimentos corporais;
- Manusear diversos
portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e
de pano, etc.);
- Estimular a emissão
de sons, balbucios e palavras cantando músicas;
- Desenvolver a
percepção visual e auditiva;
- Promover a integração família e escola;
- Explorar materiais
de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas
geométricas);
- Conhecer
a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e
reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Integração, socialização
Comunicação
Afetividade (vínculo)
Auto-estima
Autonomia
MÚSICA
Canções variadas
CORPO
E MOVIMENTO
Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar
Exploração
e manipulação de materiais
Manuseio de diferentes tipos de
portadores de textos.
Estimulação da fala, sons e balbucios.
NATUREZA E SOCIEDADE
Conhecimento do corpo.
Manuseio de sucatas.
MATEMÁTICA
Conhecer e explorar as formas
geométricas.
Metodologia:
·
Acolhimento das crianças e famílias no novo
ambiente.
·
Recepção e despedida de forma afetiva.
·
Estimulo e diálogo para estabelecer o vínculo
afetivo: na hora do banho, troca, alimentação.
·
Chamar a criança sempre pelo seu nome.
·
Músicas com o nome das crianças (“Se Eu Fosse um
Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha”, “Fui ao tororó”).
·
Oferecer brinquedos que emitem som (pianinho,
chocalhos, violão, etc).
·
Teatros de fantoches.
·
Manuseio de livros, revistas, jornais, etc.
·
Brincadeiras: casinha, motoca, cavalinho,
esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
·
Músicas cantadas variadas.
·
CD de músicas de vários ritmos.
·
DVD musical.
·
Passeios pelas dependências do C.E.I.
·
Manuseio e rasgadura de papéis de diversas
texturas.
·
Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de
espuma (formas geométricas e túnel).
·
Piquenique no bosque.
·
Atividades de relaxamento (música, massagem).
·
Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas,
assovios, estalar a língua, bater os pés.
·
Banho de mangueira.
·
Piscina de bolinhas.
·
Banho na piscina.
·
Brincadeiras no solário, gramado e areia.
Cronograma: Mês de janeiro e fevereiro
Será realizada de forma contínua e sistemática
durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e
acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e
individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base
nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório
avaliativo do semestre.
Nós professoras do Berçário
II “A”, ao concluímos o projeto Adaptação:
Aconchego, Carinho e muita Diversão, podemos afirmar que foi um sucesso,
visto que as crianças se adaptaram muito bem. É claro que durante o projeto,
principalmente na primeira semana, tivemos períodos de choro e ansiedade das
crianças, o que é normal, pois o período de adaptação é marcado por encontros e
desencontros. Em contra partida para as crianças que já frequentavam o CEI no
ano anterior, foi uma adaptação/readaptação bem mais tranquila, pois já
conheciam a rotina, amiguinhos, o ambiente e algumas das pessoas ao seu redor.
O ambiente acolhedor e a maneira lúdica de como foram conduzidas as
atividades foram essenciais no alcance dos objetivos. Sempre nos preocupamos em
oferecer um ambiente aconchegante, dando muita atenção e carinho para todas as
crianças, respeitando todos os seus momentos e sentimentos, favorecendo a construção
de muitas conquistas e aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário