sexta-feira, 1 de março de 2013

TURMA: BII A
PROFESSORAS: ROSELI, LETÍCIA, BRUNA E SUZANA.
Projeto:

Adaptação: Aconchego, Carinho e muita Diversão.

Problema: Como adaptar e readaptar as crianças ao novo momento e ambiente do C.E.I?

Justificativa: Com o novo ano que começa, dá-se início a readaptação das crianças que já frequentavam a escola e também a adaptação dos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte de nós professoras.

                                       “Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

 

                                   “Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)
 
Portanto, consideramos muito importante a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis à troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.

        Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas na medida em que vão conhecendo as professoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.
 
Objetivos geral: Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um processo de adaptação mais tranquilo.

Objetivos específicos:

  • Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
  • Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
  • Interessar-se por leitura de histórias;
  • Apresentar procedimentos de contato com os livros;
  • Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal;
  • Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  • Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
  • Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas;
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva;
  • Promover a integração família e escola;
  • Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
  • Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.
Conteúdos:
IDENTIDADE E AUTONOMIA

Integração, socialização

Comunicação

Afetividade (vínculo)

Auto-estima

Autonomia

MÚSICA

Canções variadas

CORPO E MOVIMENTO

Equilíbrio e coordenação:

- Arrastar-se

- Engatinhar

- Andar

- Rolar

- Correr

- Saltar

 ARTES VISUAIS

Exploração e manipulação de materiais

 LINGUAGEM

Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos.

Estimulação da fala, sons e balbucios.

NATUREZA E SOCIEDADE

Conhecimento do corpo.

Manuseio de sucatas.

MATEMÁTICA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Conhecer e explorar as formas geométricas.

 
Metodologia:
            ·         Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente.

·         Recepção e despedida de forma afetiva.

·         Estimulo e diálogo para estabelecer o vínculo afetivo: na hora do banho, troca, alimentação.

·         Chamar a criança sempre pelo seu nome.

·         Músicas com o nome das crianças (“Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha”, “Fui ao tororó”).

·         Oferecer brinquedos que emitem som (pianinho, chocalhos, violão, etc).

·         Teatros de fantoches.

·         Manuseio de livros, revistas, jornais, etc.

·         Brincadeiras: casinha, motoca, cavalinho, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.

·         Músicas cantadas variadas.

·         CD de músicas de vários ritmos.

·         DVD musical.

·         Passeios pelas dependências do C.E.I.

·         Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.

·         Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).

·         Piquenique no bosque. 

·         Atividades de relaxamento (música, massagem).

·         Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater os pés.

·         Banho de mangueira.

·         Piscina de bolinhas.

·         Banho na piscina.

·         Brincadeiras no solário, gramado e areia.

Cronograma: Mês de janeiro e fevereiro

 Avaliação

Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório avaliativo do semestre.

Nós professoras do Berçário II “A”, ao concluímos o projeto Adaptação:  Aconchego, Carinho e muita Diversão, podemos afirmar que foi um sucesso, visto que as crianças se adaptaram muito bem. É claro que durante o projeto, principalmente na primeira semana, tivemos períodos de choro e ansiedade das crianças, o que é normal, pois o período de adaptação é marcado por encontros e desencontros. Em contra partida para as crianças que já frequentavam o CEI no ano anterior, foi uma adaptação/readaptação bem mais tranquila, pois já conheciam a rotina, amiguinhos, o ambiente e algumas das pessoas ao seu redor.

              O ambiente acolhedor e a maneira lúdica de como foram conduzidas as atividades foram essenciais no alcance dos objetivos. Sempre nos preocupamos em oferecer um ambiente aconchegante, dando muita atenção e carinho para todas as crianças, respeitando todos os seus momentos e sentimentos, favorecendo a construção de muitas conquistas e aprendizagens.








 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário