quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PROJETO: ADAPTAÇÃO - FACILITANDO A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - MATERNAL I

TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: DOLARICE, DENISE, LEIDIMARA E CLARICE.

PROJETO: ADAPTAÇÃO
TÍTULO: FACILITANDO A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS 
                                          NO MATERNAL I
PROBLEMA: Porque preciso socializar-me?
 
JUSTIFICATIVA: O período conhecido como de adaptação da criança no maternal é de suma importância na sua vida e merece todo cuidado das professoras do C.E.I. O projeto tem como finalidade proporcionar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência e confiança em si. Ficar bem no maternal, sem chorar (nem sofrer), envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho.  A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superada em pouco tempo, o fato da criança chorar na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que ela não queira ficar na escola, por outro lado, a ausência do choro não significa que a criança não sinta a separação. Não é necessário encarar esse fato com ansiedade, pode até ser um bom sinal. Caberá a nós professoras estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento.
 
DÚVIDAS:
Quanto tempo falta para eu ir para casa? o que vou encontrar no CEI. (livros? Brinquedos? Colegas?). Tenho que dormir? Comer? Dividir brinquedos? Participar de atividades?
 
CERTEZAS:
  Mamãe está trabalhando; vou ter que ficar no CEI, conheço algumas professoras, tem escorregador, parque crianças. Vou encontrar meus amigos, a professora gosta de mim.
 
OBJETIVO GERAL: Favorecer um ambiente rico em estímulos, para que as crianças possam conhecer novas experiências, socializar-se, a fim de expressar seus sentimentos,
pensamentos e emoções.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Proporcionar à criança o contato ao novo ambiente;
  • Promover a interação da criança com as demais;
  • Estabelecer uma relação afetiva entre a criança, a professora e o ambiente, proporcionando afetividade e segurança;
  • Propiciar uma relação de confiança com os pais, favorecendo uma parceria com os mesmos, visando o bem-estar da criança;
  • Promover segurança, confiança, incentivo, elogio e limites;
  • Organizar o espaço físico adequado á faixa etária e que privilegie a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis;
CONTEÚDOS:
  • Eu e o outro (Identidade e autonomia)
  • Adaptação (Identidade e Autonomia)
  • Nome (Identidade e Autonomia)
  • Exploração do Espaço (Identidade e Autonomia)
  • Família (Identidade e Autonomia)
  • Expressividade (movimento)
  • Expressão corporal (música)
  • Sensações (movimento)
METODOLOGIA:
Receber as crianças, dando-lhes atenção, carinho e afeto;
Levar as crianças no colo, sempre que necessário, para que as mesmas sintam-se protegidas e seguras;
Cantar músicas variadas para possibilitar a interação das crianças, batendo palmas e fazendo gestos da música;
Chamar a criança pelo nome sempre que se comunicar com ela;
Fazer carinho e brincadeiras com a criança na hora da troca de fraldas ou durante o banho;
Acompanhar as crianças no banheiro;
Brincar com massinha;
Atividades de colagem;
Pintura com guache e giz de cera;
Amassar papel, fazendo bolinhas, rasgar papel e recortar com tesourinha;
Assistir DVD;
Roda de conversa;
Contação de histórias;
Passear com as crianças pelas dependências do CEI, aproveitando os espaços do pátio para desenvolver brincadeiras na areia, gramado e bosque;
Manter um bom relacionamento com os pais, para que em conjunto possamos possibilitar o maior e o melhor desenvolvimento da criança;
Expor fotos das crianças na sala e também em atividades que ficaram expostas no CEI, para que as mesmas se reconheçam e também reconheçam seus colegas;
Realizar comparação de características físicas e objetos semelhantes;
Estimular incentivo aos primeiros cuidados pessoais.
 
CRONOGRAMA:
Este tema deverá ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças no maternal I é constante, e constante também se faz a adaptação, uma vez que a cada nova criança que entra no CEI o tema deve ser retomado.
 
AVALIAÇÃO:
 → Manifesta confiança no ambiente da instituição;
→ Vivenciou bem o processo de adaptação;
→ Reconhece pessoas do seu convívio;
→ Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
→ Reconhece seus colegas de sala e professoras;
→ Brinca com as outras crianças;
→ Reconhece o ambiente.
 
As crianças de forma geral estão bem adaptadas quanto a vivência no ambiente do CEI.  A acolhida das crianças neste período de adaptação foi um pouco tumultuada, as crianças choraram bastante e em vários momentos do dia pediam pela mãe. Porém, passados duas semanas, as crianças já estavam mais tranquilas. As crianças demonstram confiança, tanto no ambiente do CEI, quanto nas professoras, e já estão bem adaptadas também com a rotina.
Podemos destacar que as crianças já se conhecem entre si, e estão aos poucos aprendendo o nome dos coleguinhas e a chama-lós, da forma que consegue.
 











 

 

Um comentário:

  1. Muito obrigada é maravilhoso este projeto tudo que preciso para o processo de adaptação

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