PROFESSORAS: DOLARICE, DENISE, LEIDIMARA E CLARICE.
PROJETO: ADAPTAÇÃO
TÍTULO: FACILITANDO A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
NO
MATERNAL I
PROBLEMA:
Porque preciso
socializar-me?
JUSTIFICATIVA: O período
conhecido como de adaptação da criança no maternal é de suma importância na sua
vida e merece todo cuidado das professoras do C.E.I. O projeto tem como
finalidade proporcionar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua
presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se
harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência
e confiança em si. Ficar bem no maternal, sem chorar (nem sofrer), envolve
muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e
filho. A separação, apesar de
necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas
é superada em pouco tempo, o fato da criança chorar na hora da separação é
freqüente e nem sempre significa que ela não queira ficar na escola, por outro
lado, a ausência do choro não significa que a criança não sinta a separação.
Não é necessário encarar esse fato com ansiedade, pode até ser um bom sinal.
Caberá a nós professoras estimular e orientar a criança, considerando os estágios
de seu desenvolvimento.
DÚVIDAS:
Quanto
tempo falta para eu ir para casa? o que vou encontrar no CEI. (livros?
Brinquedos? Colegas?). Tenho que dormir? Comer? Dividir brinquedos? Participar
de atividades?
CERTEZAS:
Mamãe está trabalhando; vou ter que ficar no
CEI, conheço algumas professoras, tem escorregador, parque crianças. Vou
encontrar meus amigos, a professora gosta de mim.
OBJETIVO GERAL: Favorecer um ambiente rico em
estímulos, para que as crianças possam conhecer novas experiências,
socializar-se, a fim de expressar seus sentimentos,
pensamentos e emoções.
pensamentos e emoções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar à criança o contato ao novo ambiente;
- Promover a interação da criança com as demais;
- Estabelecer uma relação afetiva entre a criança, a professora e o ambiente, proporcionando afetividade e segurança;
- Propiciar uma relação de confiança com os pais, favorecendo uma parceria com os mesmos, visando o bem-estar da criança;
- Promover segurança, confiança, incentivo, elogio e limites;
- Organizar o espaço físico adequado á faixa etária e que privilegie a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis;
CONTEÚDOS:
- Eu e o outro
(Identidade e autonomia)
- Adaptação
(Identidade e Autonomia)
- Nome
(Identidade e Autonomia)
- Exploração do
Espaço (Identidade e Autonomia)
- Família
(Identidade e Autonomia)
- Expressividade
(movimento)
- Expressão
corporal (música)
- Sensações
(movimento)
METODOLOGIA:
Receber
as crianças, dando-lhes atenção, carinho e afeto;
Levar
as crianças no colo, sempre que necessário, para que as mesmas sintam-se
protegidas e seguras;
Cantar
músicas variadas para possibilitar a interação das crianças, batendo palmas e
fazendo gestos da música;
Chamar
a criança pelo nome sempre que se comunicar com ela;
Fazer
carinho e brincadeiras com a criança na hora da troca de fraldas ou durante o
banho;
Acompanhar
as crianças no banheiro;
Brincar
com massinha;
Atividades
de colagem;
Pintura
com guache e giz de cera;
Amassar
papel, fazendo bolinhas, rasgar papel e recortar com tesourinha;
Assistir
DVD;
Roda
de conversa;
Contação
de histórias;
Passear
com as crianças pelas dependências do CEI, aproveitando os espaços do pátio
para desenvolver brincadeiras na areia, gramado e bosque;
Manter
um bom relacionamento com os pais, para que em conjunto possamos possibilitar o
maior e o melhor desenvolvimento da criança;
Expor
fotos das crianças na sala e também em atividades que ficaram expostas no CEI,
para que as mesmas se reconheçam e também reconheçam seus colegas;
Realizar
comparação de características físicas e objetos semelhantes;
Estimular
incentivo aos primeiros cuidados pessoais.
CRONOGRAMA:
Este
tema deverá ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças no maternal
I é constante, e constante também se faz a adaptação, uma vez que a cada nova
criança que entra no CEI o tema deve ser retomado.
AVALIAÇÃO:
→
Manifesta confiança no ambiente da instituição;
→
Vivenciou bem o processo de adaptação;
→
Reconhece pessoas do seu convívio;
→
Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
→
Reconhece seus colegas de sala e professoras;
→
Brinca com as outras crianças;
→
Reconhece o ambiente.
As crianças de forma geral
estão bem adaptadas quanto a vivência no ambiente do CEI. A acolhida das crianças neste período de
adaptação foi um pouco tumultuada, as crianças choraram bastante e em vários
momentos do dia pediam pela mãe. Porém, passados duas semanas, as crianças já estavam
mais tranquilas. As crianças demonstram confiança, tanto no ambiente do CEI,
quanto nas professoras, e já estão bem adaptadas também com a rotina.
Podemos destacar que as
crianças já se conhecem entre si, e estão aos poucos aprendendo o nome dos
coleguinhas e a chama-lós, da forma que consegue.
Muito obrigada é maravilhoso este projeto tudo que preciso para o processo de adaptação
ResponderExcluir