PROFESSORAS: DÉBORA E ADRIANA R.
TÍTULO: CRIANDO ELOS:
ADAPTAÇÃO E SEUS MOMENTOS
TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ADRIANA R. E DEBORA
PROBLEMA: De
que forma pode acontecer um bom processo de adaptação para as crianças do
maternal misto?
JUSTIFICATIVA:
Uma das tarefas mais difíceis dos profissionais que trabalham em creches é
conseguir equilibrar o “cuidar” e o “educar”. De um lado estão a proposta
pedagógica, a construção do conhecimento e as ferramentas de estímulo para
favorecer o desenvolvimento infantil. Do outro, estão o carinho, o afeto,
atividades de rotina, como a alimentação, e o inevitável envolvimento com as
crianças. [...] Equilibrar tudo isso não é tarefa fácil. Mas esse é o grande
desafio do educador da creche e deve ser encarado com determinação e vontade de
aprender sempre mais (Fernanda Montano, Revista Projetos Escolares Creche,
número 20).
Neste
período de adaptação às rotinas do CEI há a necessidade de se orientar,
estimular com amor e paciência, aos novos compromissos das crianças.
Mais um ano
de trabalho se inicia, com ele também iniciam as atividades da creche e
pré-escola. Os primeiros dias de retorno a este ambiente ficam conhecidos pelo
período de adaptação pelo qual criança, família e escola passam.
“A criança
está deixando a convivência com seu ente familiar para ir a um ambiente que lhe
é estranho, portanto, precisa se sentir acolhida. Para tanto é essencial que o
educador crie um vínculo efetivo com o pequeno, de forma que a criança perceba
essa transferência de cuidado, afeto e confiança. [...] O abaixar para falar
com a criança, o olhar para ela nos olhos, o conversar sobre o que está
acontecendo, o reconhecer o sentimento dela naquele momento, o esperar pelo seu
tempo, o brincar, a interação lúdica como recurso de aproximação, o colocar o
limite necessário com firmeza de alguém que quer ajudar são algumas indicações
importantes para que o novo aluno sinta-se acolhido e escutado” (Revista
Projetos Escolares Creche, número 20).
Durante a
adaptação a professora auxilia a criança a familiarizar-se com os novos
horários do sono, alimentação e banho, buscando um equilíbrio dos seus hábitos
e costumes, aproximando-os gradualmente até acomodá-los a rotina da creche.
É importante nesta fase que todos, pais e
educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o
novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai se integrando,
podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência em uma creche
que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.
OBJETIVO
GERAL: Estimular nas crianças a manifestação da confiança no ambiente da
instituição vivenciando um bom processo de adaptação, afim de, desenvolver uma
imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas
capacidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
confiança da criança no ambiente da instituição;
·
Comunicar
ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·
Reconhecer o
ambiente do CEI;
·
Reconhecer
colegas e professores;
·
Desenvolver
identidade e autonomia;
·
Incentivar o
desenvolvimento de seus movimentos;
·
Utilizar
comparação e contagem oral nas brincadeiras realizadas;
·
Explorar
conceitos de família e higiene;
·
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir como adulto
ou com outra criança;
·
Participar
de brincadeiras musicais;
·
Brincar com
as linguagens artísticas;
CONTEÚDOS:
·
Adaptação,
Eu e o outro, Repouso, Saúde e Bem-estar (Identidade e autonomia);
·
Exploração
de diferentes materiais, Fazer artístico (Artes Visuais);
·
Expressão
oral e corporal, Canto (Música);
·
Linguagem
corporal e oral (Linguagem);
·
Família,
Higiene (Natureza e sociedade);
·
Contagem
oral, Comparação (Matemática);
·
Expressividade,
Sensações (Corpo e movimento).
METODOLOGIA:
·
Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente e
entregar para cada criança uma lembrancinha com o nome das professoras e uma
mensagem anexada. (um agarradinho em formato de animais como coelho, urso,
cachorro, leão, sapo, porco, vaca);
·
Recepção e despedida de forma afetiva ( diálogo de como está
sendo a adaptação de seu filho(a);
·
Interação com outras turmas e outros profissionais;
·
Estímulo para estabelecer o vinculo afetivo: na hora da
troca, banho, recepção e entrega da criança, hora das refeições e na hora do
repouso;
·
Exploração do ambiente da instituição (observar os animais
no viveiro que temos na instituição);
·
Identificação da criança com nome e foto em determinados
espaços da sala (painel de aniversário);
·
Pedir fotos da criança em diferentes momentos de sua vida
(brincando com os pais, passeando, brincando...), com estas fotos confeccionar
painel identificando em baixo das fotos os momentos. Expor o painel na sala
para que as crianças identifiquem as pessoas nas fotos, isto dá a sensação de
extensão de casa na instituição;
·
Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos
corporais. Músicas: O sapo não lava o pé, Olá amiguinho, Quem morra na casa
torta, Lagartixa, Jacaré, Roda cutia, comer comer, se esta rua fosse minha, etc.
·
Disponibilizar de músicas relaxantes em cd’s, principalmente na hora do
soninho;
·
Utilização de CDs de músicas de repertório variado;
·
Músicas com
gestos;
- DVD do
filme “O segredo dos animais”;
·
Manusear diversos portadores de textos (revistas, livros de papel,
plástico e pano);
·
Passeios aos arredores do CEI;
·
Histórias ilustrativas que chamem a atenção;
·
Apreciação de imagens presentes na literatura infantil (
contação de histórias);
·
Contação de histórias e comentários sobre os personagens;
conversa com a criança; oferta de materiais diversificados para que a criança
crie sua oralidade individualmente e em grupo ( utilizar os fantoches da
instituição, bichinhos, livros com texturas);
·
Contação de
histórias ( Coleção sentimentos: FELIZ
TRISTE SOZINHO);
·
Desenvolver a autonomia durante as brincadeiras na escolha dos
brinquedos que lhe agradam;
·
Diante do espelho, diálogo com a criança, apontando e
nomeando características das crianças;
·
Oferta do alimento explorando seu nome, sua forma, cor,
textura, sabor, etc;
·
Incentivar o uso do vaso sanitário demonstrando para a criança
segurança;
·
Brincadeiras no parque ( balanço, escorregador, casinha, etc...);
·
Atividades que as crianças possam: rasgar papéis livremente
com várias espessuras, manusear com cuidado areia e brita.
·
Exposição de trabalhos (mural com fotos das crianças para os
pais observarem como está sendo a adaptação de seu filho(a) na instituição);
·
Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas, assovios,
estalar a língua, bater os pés ( músicas cantadas e gesticuladas pelas
professoras);
·
Utilização de brinquedos que emitem som ( bandinha da
instituição);
·
Nos dias de calor deixar as crianças tomar banho de piscina
e chuveiro externo;
·
Passagem por um túnel, brincar com as motocas no ambiente
externo da instituição;
·
Utilização de balões para lançar para o alto, jogar, pegar,
soltar;
·
Atividade de sopro ( bolinha de sabão);
- Pintura
com guache em papel kraft, expressando os sentimentos;
- Pintar
desenhos;
- Caixa
surpresa com vários objetos para ver se conseguem identificá-los;
- Massinha
de modelar.
CRONOGRAMA: 21/01 à 22/02
AVALIAÇÃO:
·
Manifesta
confiança no ambiente da instituição;
·
Vivenciou
bem o processo de adaptação;
·
Reconhece
seus colegas de sala e professores;
·
Reconhece o
ambiente;
·
Explora com
prazer materiais variados;
·
Observa e
relaciona imagens;
·
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons;
·
Demonstra
prazer em ouvir sons;
·
Participa de
brincadeiras musicais;
·
Reage aos
estímulos de linguagem;
·
Imita sons,
palavras e frases;
·
Interessa-se
pela fala;
·
Demonstra
noções de comparativos;
·
Realiza
contagem oral;
·
Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·
Identifica
sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).
AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:
Conforme
descrito na justificativa deste projeto no período de adaptação há necessidade
de orientar, estimular com amor, paciência aos novos compromissos das crianças
e familiares. Foi desta forma que desenvolvemos as atividades realizadas no
período de adaptação. Percebemos que a maioria das crianças se adaptaram
facilmente ao ambiente, aos colegas, as professoras, as rotinas estabelecidas
como alimentação, banho, troca e higiene, descanso, brincadeiras, atividades do
projeto. Acreditamos que o bom desenvolvimento da adaptação se deu de forma
positiva devido a compreensão e parceria de todos os envolvidos, criança,
professoras e familiares.
Amei muito o blog, será de grande contribuição nas minhas atividades 😍
ResponderExcluirGrande contribuição!! Parabéns!
ResponderExcluirEu adorei o projeto, vocês tem projetos escolares.!
ResponderExcluirBoa tarde.parabéns pelo projeto
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