quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TITULO: ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ELO ENTRE A CRIANÇA, A FAMÍLIA, PROFESSORES E INSTITUIÇÃO - JARDIM A

TURMA: JARDIM A
PROFESSORAS: MARILENE, ANDRÉIA J. E JANINA.

TITULO: ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ELO ENTRE A CRIANÇA, A FAMÍLIA, PROFESSORES E INSTITUIÇÃO

PROBLEMA: De que maneira realizar a adaptação das crianças?
JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na instituição geram expectativas, ansiedades, inseguranças, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças e professores. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao institucional, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor. Segundo Borges (1999, p.45), considerando a importância do período de adaptação da criança á instituição, sobretudo a criança pequena que frequenta a instituição pela primeira vez, ou aquela que terá um novo nível de escolaridade, o professor deve ser facilitador neste processo, de forma lúdica, atrativa, segura, prazerosa, dando início ao processo de ensino-aprendizagem.
 
OBJETIVO GERAL: Ofereceram ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente, bem como, proporcionar, além de um clima de afetividade e confiança mútua entre as crianças, pais, professores e demais funcionários da instituição, o desenvolvimento psicomotor das crianças, através de um ambiente lúdico e prazeroso.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •          Promover confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação, visando o bem estar das crianças;
  •          Compartilhar diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
  •          Estabelecer, progressivamente vínculo afetivo com as pessoas do ambiente institucional a fim de interagir e socializar-se;
  •          Desenvolver atividades com diferentes situações de movimento (correr, subir, descer, rolar, pular, rasgar, amassar, dançar, dentre outras, afim de explorar os movimentos do corpo;
  •          Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e para relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
  •          Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;
  •          Promover e brincar com os números no diversos contextos que se encontram para reconhecê-los;
CONTEÚDOS:
  •          Eu e o outro, adaptação, nome, família e exploração do espaço (identidade e autonomia);
  •          Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
  •          Expressão oral e corporal, canto e linguagem musical(música);
  •          Comunicação, linguagem oral, escrita e corporal, gêneros e formas de expressão(linguagem);
  •          Família, seres vivos, fenômenos da natureza, higiene e escola ( natureza e sociedade);
  •          Contagem oral, comparação, formas geométricas, raciocínio lógico, número e velocidade
  • (rápido, lento, depressa, devagar)(matemática);
  •          Coordenação motora fina e ampla, sensações, equilíbrio, expressividade e corpo humano (movimento).
METODOLOGIA:
  •          Acolhimento das crianças e famílias no novo ambiente e entregar para cada criança uma lembrancinha com o nome das professoras e uma mensagem anexada. (palhaço confeccionado com Eva e rolo de papel higiênico);
  •          Decorar a porta da sala e o teto com balões coloridos para deixar o ambiente mais aconchegante;
  •          Estabelecer uma rotina com atividades que visem alcançar os objetivos propostos de uma maneira prazerosa e significativa, possibilitando tanto a convivência entre as crianças e entre os adultos e crianças quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas promovendo a igualdade de oportunidades e construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia e a sustentabilidade, valorizando o diálogo, o respeito e as formas de organização;
  •          Estimular para que a criança sirva-se sozinha durante o horário do almoço com o auxílio das professoras, assim, incentivando a ter autonomia;
  •          Estimulação para a higiene bucal e incentivo aos cuidados pessoais conforme a rotina de todos os dias estabelecidas pela instituição;
  •          Cantar músicas com as quais seja possível incluir o nome das crianças e brincadeiras de roda, estátua, dança da laranja e cadeira, vivo ou morto;
  •          Realizar atividades através dos sentidos (tátil, olfativo, gustativo, visual e auditivo) a partir da exploração de materiais e recursos diversos;
  •          Contar histórias e comentar sobre os personagens e em seguida conversar com as crianças fazendo com que elas interagem e se expressam por meio da linguagem oral;
  •          Realizar brincadeiras com água e bolhas de sabão, jogos e músicas que envolvam contagem oral, explorando noções matemáticas presentes no nosso cotidiano;
  •          Realizar atividades utilizando jogos de encaixe, memória, quebra-cabeça auxiliando-as e levando em conta as necessidades das crianças.
  •          Realizar brincadeiras no parque, interagir com as outras turmas, passear aos arredores próximo ao CEI (brincar barro vermelho, Pedro Aleixo e na pracinha);
  •          Realizar durante o ano roda de conversa, se possível na segunda-feira, onde as crianças terão oportunidades de relatar fatos ocorridos nos finais de semana;
  •          Utilizar as expressões corteses: obrigado, desculpe, por favor, com licença, entre outras;
  •          Incentivar as crianças para que elas se vistam e se calcem sozinhas e também organizar seus pertences, brinquedos e demais objetos, confiando em suas capacidades, habilidades e competências ;
  •          Exploração do ambiente da instituição (observar os animais no viveiro que temos na instituição);
  •          Recepção e despedida de forma afetiva (diálogo de como está sendo a adaptação de seu filho (a);
  •          Interação com outras turmas e outros profissionais;
  •          Organização de espaço físico adequado á faixa etária e que privilegie a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis;
  •          Oferta do alimento explorando seu nome, sua forma, cor, textura, sabor, etc...Utilização de música com as quais seja possível incluir o nome das crianças;
  •          Brincadeiras no parque (balanço,escorregador, casinha etc...)
  •          Utilização de recursos tecnológicos: CD, TV, DVD, rádio, câmeras fotográficas;
  •          Exposição de trabalhos (mural com fotos das crianças para os pais observarem como está sendo a adaptação de seu filho(a) na instituição;
  •          Exploração de sons produzidos com o corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater os pés (músicas cantadas e gesticuladas pelas professoras);
  •          Utilização de CDs de músicas de repertório variado;
  •          Utilização do microfone e caixa de som para cantar com as crianças dentro da sala e deixá-las eles explorarem;
  •          Nos dias de calor deixar as crianças tomar banho de chuveiro;
  •          Brincadeira com bolas no campo de futebol;
  •          Realizar pintura com tinta guache na parede de piso.

CRONOGRAMA: Este projeto deverá ser trabalhado o ano inteiro, pois a cada nova criança que entra nesta sala o projeto deve ser retomado, onde se faz a adaptação da criança.

AVALIAÇÃO:
  •          Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa);
  •          Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
  •          Explora com prazer materiais variados;
  •          Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas);
  •          Rabisca;
  •          Participa de brincadeiras musicais;
  •          Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
  •          Manipula brinquedos e materiais sonoros;
  •          Responde ás perguntas dirigidas;
  •          Comunica-se através de gestos, sinais e linguagem corporal;
  •          Presta atenção ao ouvir alguém falando;
  •          Demonstra capacidade de memorização;
  •          Identifica fenômenos da natureza (chuva, sol, vento, noite, dia...);
  •          Brinca reconhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
  •          Demonstra noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e formas;
  •          Realiza contagem oral;
  •          Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
  •          Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição;
  •          Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos.

     A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo e individual, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. O projeto teve um bom resultado, alcançando todos os objetivos propostos, pois durante o processo de adaptação observamos bastante interesse das crianças em relação a rotina, brincadeiras e atividades que foram desenvolvidas. Portanto, a adaptação transcorreu com tranquilidade, sendo que a grande maioria já frequentavam a instituição no ano anterior.











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