PROFESSORAS: ANDRÉIA, JULIANA E VÂNIA.
Titulo: Voltei e Agora?
Problema: Como fazer da adaptação um momento
tranquilo?
Justificativa:
O período de adaptação é muito importante na vida da criança, neste momento
elas passam a vivenciar outras experiências, conviver com pessoas e crianças
diferentes.
Portanto, é necessário reconhecer as reações da criança como: choro, ficar sem se alimentar, agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento.
São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto a sua família.
Nós educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e inseri-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui para frente.
O professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período em que as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelo educador e todas as pessoas que fazem parte da escola; então, sentindo-se seguras e felizes suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil para eles e importante no desenvolvimento educacional de seu filho.
Portanto, é necessário reconhecer as reações da criança como: choro, ficar sem se alimentar, agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento.
São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto a sua família.
Nós educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e inseri-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui para frente.
O professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período em que as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelo educador e todas as pessoas que fazem parte da escola; então, sentindo-se seguras e felizes suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil para eles e importante no desenvolvimento educacional de seu filho.
Objetivo Geral: Proporcionar um ambiente que inicie
o processo de socialização de forma acolhedora, estimulando a autonomia e
promovendo o desenvolvimento integral da criança através da interação em um
ambiente rico em estímulos e com a própria família fortalecendo os laços
afetivos.
Objetivos Específicos:
·
Manifestar
confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação.
·
Expressar suas
necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos,
para desenvolver sua autonomia.
·
Desenvolver
atitudes relacionadas à alimentação a fim de aprender a comer sozinho e criar
bons hábitos alimentares.
·
Aprender a conviver no espaço físico da instituição, identificando
os locais favoráveis à brincadeira, à descoberta e também os locais que trazem
riscos.
·
Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de
normas de convivência.
·
Apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o
momento de suas necessidades fisiológicas.
·
Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de
interagir e socializar-se.
Conteúdos
Exploração do espaço (Identidade e autonomia);
Saúde e bem estar (Higiene e alimentação; Identidade e
autonomia);
Sensações (Movimentos);
Exploração de diferentes materiais ( Artes visuais);
Canto (Música).
Metodologia
Apresentação das Professoras, dos colegas de turma e o
nome da escola;
Rodas de historias utilizando: livros com desenhos,
fantoches, dramatizações, CDs e filmes;
Rodas de musicas com CDs e exploração do conhecimento de
cada um cantando a musica que conheça, também cantando musicas sem o aparelho
de som;
Estimular as crianças, o uso correto dos banheiros e
bebedouros;
Jogos de encaixe e brinquedos como bolas e brinquedos diversos , observando o
comportamento das crianças quanto à socialização, tempo, respeito, coordenação
e desenvolvimento.
Brincar e passear na brita, gramado, areia, fazendo a
socialização das crianças e interagindo com as mesmas;
Rasgar e colar imagens de revistas em papel pardo grande,
neste momento as crianças poderão expressar seus sentimentos, onde depois será
exposto para os pais olharem;
Cronograma
No mês de janeiro e fevereiro e sempre que for necessário
na adaptação de novas crianças
Avaliação
·
Manifesta
confiança no ambiente da instituição;
·
Vivenciou bem o
processo de adaptação;
·
Expressa
satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, escovar os
dentes, usar o vaso sanitário);
·
Reconhece pessoas
do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa);
·
Comunica ideias e
sentimentos através das diferentes linguagens;
·
Reconhece seus colegas de sala e professores;
·
Atende aos combinados;
·
Respeita regras simples de convívio social (regras de grupo,
cumprimentos);
·
Compartilha objetos ou alimentos com outras crianças;
·
Brinca com outras crianças;
·
Reconhece o ambiente;
·
Experimenta
diferentes materiais;
·
Respeita o seu
trabalho e dos colegas;
·
Canta e realiza
movimentos de interpretação musical;
·
Participa de
brincadeiras musicais;
·
Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·
Demonstra
habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·
Explora os
diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
Observamos no decorrer do projeto, que as crianças se
adaptaram facilmente pois foram realizadas várias propostas como: brincadeiras,
jogos, danças, etc. tornando o dia-a-dia no CEI mais alegre e aconchegante. As
crianças também participaram de atividades onde apreenderam sobre algumas
regras de convivência. Ao final observamos que nossos objetivos iniciais com a
turma foram alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário