quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PROJETO: VOLTEI E AGORA? - MATERNAL II B

TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: ANDRÉIA, JULIANA E VÂNIA.

 
Titulo: Voltei e Agora?

Problema: Como fazer da adaptação um momento tranquilo?

Justificativa: O período de adaptação é muito importante na vida da criança, neste momento elas passam a vivenciar outras experiências, conviver com pessoas e crianças diferentes.
Portanto, é necessário reconhecer as reações da criança como: choro, ficar sem se alimentar, agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento.
São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição junto a sua família.
Nós educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e inseri-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui para frente.
O professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para que se sinta segura e capaz de se socializar.
O período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será novidade.
É um período em que as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente acolhidas pelo educador e todas as pessoas que fazem parte da escola; então, sentindo-se seguras e felizes suas famílias poderão contribuir ainda mais com esse período tão difícil para eles e importante no desenvolvimento educacional de seu filho.

Objetivo Geral: Proporcionar um ambiente que inicie o processo de socialização de forma acolhedora, estimulando a autonomia e promovendo o desenvolvimento integral da criança através da interação em um ambiente rico em estímulos e com a própria família fortalecendo os laços afetivos.

Objetivos Específicos:

·         Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação.

 

·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia.

 

·         Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de aprender a comer sozinho e criar bons hábitos alimentares.

 

·         Aprender a conviver no espaço físico da instituição, identificando os locais favoráveis à brincadeira, à descoberta e também os locais que trazem riscos.

 

·         Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência.

 

·         Apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades fisiológicas.

 

·         Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se.

 

Conteúdos

Exploração do espaço (Identidade e autonomia);

Saúde e bem estar (Higiene e alimentação; Identidade e autonomia);

Sensações (Movimentos);

Exploração de diferentes materiais ( Artes visuais);

Canto (Música).

Metodologia

Apresentação das Professoras, dos colegas de turma e o nome da escola;

Rodas de historias utilizando: livros com desenhos, fantoches, dramatizações, CDs e filmes;

Rodas de musicas com CDs e exploração do conhecimento de cada um cantando a musica que conheça, também cantando musicas sem o aparelho de som;

Estimular as crianças, o uso correto dos banheiros e bebedouros;

Jogos de encaixe e brinquedos como bolas e  brinquedos diversos , observando o comportamento das crianças quanto à socialização, tempo, respeito, coordenação e desenvolvimento.

Brincar e passear na brita, gramado, areia, fazendo a socialização das crianças e interagindo com as mesmas;

Rasgar e colar imagens de revistas em papel pardo grande, neste momento as crianças poderão expressar seus sentimentos, onde depois será exposto para os pais olharem;

Cronograma

No mês de janeiro e fevereiro e sempre que for necessário na adaptação de novas crianças

Avaliação

·         Manifesta confiança no ambiente da instituição;

·         Vivenciou bem o processo de adaptação;

·         Expressa satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, escovar os dentes, usar o vaso sanitário);

·         Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa);

·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;

·         Reconhece seus colegas de sala e professores;

·         Atende aos combinados;

·         Respeita regras simples de convívio social (regras de grupo, cumprimentos);

·         Compartilha objetos ou alimentos com outras crianças;

·         Brinca com outras crianças;

·         Reconhece o ambiente;

·         Experimenta diferentes materiais;

·         Respeita o seu trabalho e dos colegas;

·         Canta e realiza movimentos de interpretação musical;

·         Participa de brincadeiras musicais;

·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;

·         Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;

·         Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;

 

Observamos no decorrer do projeto, que as crianças se adaptaram facilmente pois foram realizadas várias propostas como: brincadeiras, jogos, danças, etc. tornando o dia-a-dia no CEI mais alegre e aconchegante. As crianças também participaram de atividades onde apreenderam sobre algumas regras de convivência. Ao final observamos que nossos objetivos iniciais com a turma foram alcançados.
 











 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário