quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PROJETO ADAPTAÇÃO: EM UM ESPAÇO DIFERENTE, QUANTAS COISAS A GENTE APRENDE. - JARDIM B

TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: LIANA E KÁTIA
 
PROJETO ADAPTAÇÃO: EM UM ESPAÇO DIFERENTE, QUANTAS COISAS A GENTE APRENDE.

Problema:
O que podemos aprender e conhecer  ao chegar para mais um ano no C.E.I?
Justificativa:
É natural que ao chegar a um novo espaço a criança possa se sentir um pouco apreensiva em relação a sua nova sala, amigos, e professoras. Para que esta fase de adaptação possa transcorrer e maneira tranquila, faz-se necessário que essa criança recém-chegada possa reconhecer este ambiente como seguro e acolhedor, cheio de estímulos e carinho. Um local onde possa sentir-se, segura e livre para expressar seus desejos, angustias, opiniões e que seja instigada a satisfazer suas curiosidades e construir seu conhecimento.
Objetivo Geral:
Proporcionar atividades que possibilitem momentos diversificados para que a criança possa explorar os espaços e as possibilidades de aprendizagens e assim aos poucos criar um vínculo de amizade e segurança com as professoras e coleguinhas de sala.
Objetivos específicos:
·         Expressar necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia.
·         Desenvolver atitudes relacionadas a alimentação afim de estimular o consumo de alimentos saudáveis.
·         Estimular para que a criança comece a apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades fisiológicas hábitos de higiene.
·         Indicar os locais favoráveis para brincadeiras e os locais que apresentam risco nas dependências do C.E.I.

·         Estimular a participação da criança em jogos, brincadeiras, atividades e passeios.
·         Instigar a criança para que utilize a expressão oral para manifestar seus desejos, necessidades, opiniões, ideias afim de que possa relatar fatos ocorridos ou presenciados por ela.
·         Brincar com fazeres artístico, para explorar o potencial criativo.
·         Cantar e interpretar diversas musicas, para que aos poucos a criança desenvolva sua memória musical.
·           Contar e recontar histórias, estimulando o faz de conta.
Conteúdos:
·         Eu e o outro (identidade e autonomia).
·         Exploração do espaço (identidade e autonomia).
·         Saúde e bem estar: higiene e alimentação
·         Coordenação motora ampla e fina (movimento).
·         Comunicação (linguagem).
·         Fazer artístico (artes visuais).
·         Canto (música).

Metodologia:
·         Roda de conversa com os temas: como estão se sentindo neste novo ambiente e combinados.
·         Contação de história- Valores para a vida toda Amizade
·         Músicas com gestos.
·          DVD Thimoty vai a escola
·         Passeio pelo CEI para conhecer o espaço escolar.
·         Desenho livre
·         Pintura dos desenhos para o mural de combinados
·         Mural de combinados
·         Decoração e murais diversificados para a sala (cartaz de aniversário, painel com a rotina da tuma, decoração da porta, lembrancinhas, pasta para guardar atividades, caixas para organizar materiais e brinquedos).

·         Fotos com nome e colar no local onde a criança vai guardar a mochila para que possa começar a reconhecer o seu nome e o de seus colegas.
·         Massinha de modelar.
·         Brincadeiras no campo com cones bolas e bambolês
·         Passeio de motoca na quadra da escola Pedro Aleixo.
·         Brincadeiras de roda
·         Pintura de desenho relacionado a história contada ( A GALINHA RUIVA)
·         Música a Dona Aranha, confeccionar um móbile com garrafa pet
·         Corrida com obstáculos (correr, saltar, agaixar, passar por cima e por baixo de corda).
·         Contar  história com fantoches  

Cronograma: 20 dias
Avaliação:
·         Expressa satisfação ao realizar algumas ações de higiene.
·         Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·         Brinca com as outras crianças;
·         Reconhece o ambiente;
·         Demonstra coordenação motora fina e ampla em correr, subir descer;
·         Participa oralmente das ações em grupo;
·         Explora com prazer materiais variados;
·           Canta e realiza movimentos de interpretação musical;

A adaptação de um modo geral transcorreu de forma tranquila. Sendo assim conseguimos realizar todas as atividades propostas inicialmente. Durante o desenvolvimento das atividades as crianças demonstraram interesse e satisfação em realiza-las. No decorrer do projeto também trabalhamos o tema carnaval por 4 dias.











Nenhum comentário:

Postar um comentário