TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: LIANA E KÁTIA
PROJETO
ADAPTAÇÃO: EM UM ESPAÇO DIFERENTE, QUANTAS COISAS A
GENTE APRENDE.
Problema:
O que podemos aprender e conhecer ao chegar para mais um ano no C.E.I?
Justificativa:
É natural que ao chegar
a um novo espaço a criança possa se sentir um pouco apreensiva em relação a sua
nova sala, amigos, e professoras. Para que esta fase de adaptação possa transcorrer
e maneira tranquila, faz-se necessário que essa criança recém-chegada possa
reconhecer este ambiente como seguro e acolhedor, cheio de estímulos e carinho.
Um local onde possa sentir-se, segura e livre para expressar seus desejos,
angustias, opiniões e que seja instigada a satisfazer suas curiosidades e
construir seu conhecimento.
Objetivo Geral:
Proporcionar atividades que possibilitem momentos
diversificados para que a criança possa explorar os espaços e as possibilidades
de aprendizagens e assim aos poucos criar um vínculo de amizade e segurança com
as professoras e coleguinhas de sala.
Objetivos
específicos:
·
Expressar necessidades, desejos,
pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua
autonomia.
·
Desenvolver atitudes relacionadas a
alimentação afim de estimular o consumo de alimentos saudáveis.
·
Estimular para que a criança comece a
apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas
necessidades fisiológicas hábitos de higiene.
·
Indicar os locais favoráveis para
brincadeiras e os locais que apresentam risco nas dependências do C.E.I.
·
Estimular a participação da criança em
jogos, brincadeiras, atividades e passeios.
·
Instigar a criança para que utilize a
expressão oral para manifestar seus desejos, necessidades, opiniões, ideias
afim de que possa relatar fatos ocorridos ou presenciados por ela.
·
Brincar com fazeres artístico, para
explorar o potencial criativo.
·
Cantar e interpretar diversas musicas,
para que aos poucos a criança desenvolva sua memória musical.
·
Contar
e recontar histórias, estimulando o faz de conta.
Conteúdos:
·
Eu e o outro (identidade e autonomia).
·
Exploração do espaço (identidade e
autonomia).
·
Saúde e bem estar: higiene e alimentação
·
Coordenação motora ampla e fina
(movimento).
·
Comunicação (linguagem).
·
Fazer artístico (artes visuais).
·
Canto (música).
Metodologia:
·
Roda de conversa com os temas: como
estão se sentindo neste novo ambiente e combinados.
·
Contação de história- Valores para a
vida toda Amizade
·
Músicas com gestos.
·
DVD Thimoty vai a escola
·
Passeio pelo CEI para conhecer o espaço
escolar.
·
Desenho livre
·
Pintura dos desenhos para o mural de
combinados
·
Mural de combinados
·
Decoração e murais diversificados para a
sala (cartaz de aniversário, painel com a rotina da tuma, decoração da porta,
lembrancinhas, pasta para guardar atividades, caixas para organizar materiais e
brinquedos).
·
Fotos com nome e colar no local onde a
criança vai guardar a mochila para que possa começar a reconhecer o seu nome e
o de seus colegas.
·
Massinha de modelar.
·
Brincadeiras no campo com cones bolas e
bambolês
·
Passeio de motoca na quadra da escola
Pedro Aleixo.
·
Brincadeiras de roda
·
Pintura de desenho relacionado a
história contada ( A GALINHA RUIVA)
·
Música a Dona Aranha, confeccionar um
móbile com garrafa pet
·
Corrida com obstáculos (correr, saltar,
agaixar, passar por cima e por baixo de corda).
·
Contar
história com fantoches
Cronograma:
20 dias
Avaliação:
·
Expressa satisfação ao realizar algumas
ações de higiene.
·
Comunica ideias e sentimentos através de
diferentes linguagens;
·
Brinca com as outras crianças;
·
Reconhece o ambiente;
·
Demonstra coordenação motora fina e
ampla em correr, subir descer;
·
Participa oralmente das ações em grupo;
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Canta e realiza movimentos de
interpretação musical;
A adaptação de um modo
geral transcorreu de forma tranquila. Sendo assim conseguimos realizar todas as
atividades propostas inicialmente. Durante o desenvolvimento das atividades as
crianças demonstraram interesse e satisfação em realiza-las. No decorrer do
projeto também trabalhamos o tema carnaval por 4 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário