sexta-feira, 1 de março de 2013

PROJETO: ADAPTAÇÃO, INICIANDO UMA NOVA ETAPA - BERÇÁRIO II B

TURMA: BII B
PROFESSORAS: CHEILA R., JANAÍNE, TATIANE, MAIARA.

ADAPTAÇÃO, INICIANDO UMA NOVA ETAPA
PROBLEMA: De que maneira realizar a adaptação os bebês do Berçário II “B”?

JUSTIFICATIVA: Inicia-se com a adaptação, uma nova etapa na vida de todos nós, professores, crianças e pais. Uma etapa delicada que precisa de muita dedicação por parte de todos envolvidos, momento de novas experiências, de conhecer, de aprender, de cuidar um do outro, de amar e acolher. Segundo Rosseti-Ferreira e Vitória (2008), “o processo de adaptação ao novo ambiente da instituição é medida pelos outros: pela família, pelas professoras e pelos próprios companheiros do grupo que a criança passa a frequentar.” O processo de adaptação inicia-se com o nascimento e nos acompanha no decorrer de toda vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e seguro, dar um passo à frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para o qual precisamos olhar, perceber, sentir, avaliar, nos leva as mais diferentes reações. Em meio a tantas novidades, à medida que este processo ocorre de forma planejada e gradual, possibilita à criança construir vínculos e sentimentos de confiança com os professores, com os colegas e outras pessoas presentes na instituição. É esta relação afetiva com o outro que possibilita a segurança, tão necessária para conhecer e explorar este novo espaço.

OBJETIVO GERAL: Oferecer tranqüilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer, viver novas experiências, expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;

·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;

·         Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;

·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

·         Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;

·         Explorar o corpo com a voz, mãos e pés, produzindo música;

·         Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;

·         Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;

·         Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;

·         Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;

·         Conhecer seu próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;

·         Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em seu grupo de convívio;

·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconhece a necessidade;

·         Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;

·         Reconheçer e ampliar os movimentos, percebendo assim as potencialidades e limites do corpo;

·         Desenvolver atitudes de interesse para com o corpo humano a fim de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das demais crianças.

CONTEÚDOS:

·         Adaptação, Eu e o outro, nome, Exploração do espaço, Familia (IDENTIDADE E AUTONOMIA);

·         Exploração de diferentes materiais, Observação e conversação sobre imagens e objetos (ARTES VISUAIS);

·         Exploração oral e corporal, Canto, Linguagem musical (MÚSICA);

·         Linguagem oral e corporal, Comunicação (LINGUAGEM);

·         Familia, Escola (NATUREZA E SOCIEDADE);

·          Contagem oral e velocidade rápido, lento, depressa, devagar (MATEMÁTICA);

·         Corpo humano, Expressividade, Sensações (CORPO E MOVIMENTO).

METODOLOGIA:

·         Acolhimento das crianças e familias no novo ambiente;

·         Muito colinho, carinho e atenção;

·         Confecção da lembrançinha da abelinha;

·         Exploração do ambiente do CEI, passeios aos arredores da instituição;

·         Maniseio de revistas, rasgar, amassar etc;

·         Decoração da sala e porta a fim de deixar o ambiente colorido e alegre;

·         Cantar e gesticular cantigas infantis;

·         Exposição das fotos dos melhores momentos da adaptação;

·         Recepção e despedida de forma afetiva;

·         Interação com outras turmas e outros profissionais;

·         Diante do espelho dialogar com a criança, nomeando as partes do corpo;

·         Oferta do alimento, nomeando os nomes, formas, cores, sabor;

·         Brincadeiras na areia;

·         Contação de histórias, manuseio de livros de diversas texturas;

·         Utilização de recursos tecnológicos: CD, DVD, rádio, câmeras fotográficas;

·         Utilização de brinquedos musicais;

·         Nos dias de calor utilizar a piscina;

·         Na oralidade, conversar sobre distancias e os espaços: “o brinquedo esta longe, vá busca-lo!”, “a bola esta debaixo do berço!”.

·         Brincadeiras de bolas de diferentes tamanhos;

·         Atividades de sopro, bolinhas de sabão;

·         Pedir para os pais fotos da família, para expor na parede da sala para as crianças observarem.

CRONOGRAMA:
Este projeto deverá ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de criança no berçário II é constante, a cada nova criança que entra nesta sala o projeto deve ser retomado, onde se faz adaptação da criança. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013.
AVALIAÇÃO:
                A adaptação por ser um momento delicado marcado pela separação da criança e da família, vem acompanhado de muito insegurança e choro. O chorinho faz parte desta etapa. Por isso, nós professoras neste sentido damos muito carinho e afeto. A decoração da sala e a construção de móbiles confeccionados com cd´s chamaram a atenção de todos, que ao observarem sorriam alegres. As canções cantadas e gesticuladas pelas professoras fizeram as crianças imitar os gestos e babulciar os sons, bater palminhas e movimentar o corpo, na canção “meu pintinho amarelinho” imitiam os gestos igual as professoras.  Todas as crianças tiveram uma ótima adaptação, fazendo do CEI um lugar de aprendizagem e muita diversão. O mesmo projeto ainda será desenvolvido durante o decorrer do ano de acordo com a demanda das crianças novas.
           










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