terça-feira, 5 de março de 2013

PROJETO - ADAPTAÇÃO: COLINHO, CARINHO E MUITA DIVERSÃO. - BERÇÁRIO I A

TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: MAURA ROZANA, ISOLDE, DILVA E VANDERLÉIA.

TÍTULO: ADAPTAÇÃO: COLINHO, CARINHO E MUITA DIVERSÃO.

PROBLEMA: Que lugar é esse?

JUSTIFICATIVA: A entrada da criança em uma instituição infantil implica na separação dos pais ou daquelas pessoas que constituem o seu universo. Implica também a separação de um contexto físico, em que a criança está habituada, juntamente com a sua mudança diária.
            A fase de adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

Pensando no processo de adaptação como o único, pela singularidade de cada criança, pela sua maneira de sentir, de se expressar, de assimilar e pensar o mundo acreditamos que, para cada adaptação será necessário um olhar, uma escuta, uma atenção e determinada ação.
Sem dúvida, a convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem.


OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo espaço, a fim de constituir vínculos e sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se encontram.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
Apreciar  leitura de histórias;
Apresentar procedimentos de contato com os livros;
Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
Desenvolver a linguagem oral e corporal;
Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, rolar, etc.);
Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
Desenvolver a percepção visual e auditiva;
Desenvolver a motricidade fina e ampla;
Promover a integração família e escola;
Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro;
Interagir com outras crianças e adultos no dia da folia.


CONTEÚDOS:

Eu e o outro ( Identidade e autonomia);
Exploração do espaço ( Identidade e autonomia);
Saúde e bem estar: higiene e alimentação (Identidade e autonomia);
Coordenação motora ( movimento);
Comunicação ( Linguagem);
Canto ( musica);


METODOLOGIA:

Músicas cantadas variadas que envolvam: nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
Lembrança de boas vindas ( borboleta com bala de goma);
CD de músicas de vários ritmos.
DVD musical.
Passeios pelas dependências da escola;
Explorar, brincar, subir, descer dos brinquedos existentes no CEI;
Massagem relaxante;
Estimular as crianças para que sentem, engatinhem; andem, etc;
Estimular as crianças a se alimentarem com o cardápio do CEI;
Banho de piscina nos dias quentes;
Explorar espaços como a grama, areia, brita;
Participar do dia da folia e confecção de máscaras de carnaval.

CRONOGRAMA: 30 dias.
Este projeto será reaplicado sempre que houver a necessidade, ou a entrada de uma criança nova.

AVALIAÇÃO:
Expressa satisfação em estar no CEI;
Expressa sentimentos através de diferentes linguagens;
Reconhece sua imagem no espelho;
Brinca com as outras crianças;
Reconhece o ambiente;
Demonstra coordenação motora em andar, engatinhar, rolar, etc;
Explora com prazer materiais variados;

A chegada de cada criança no CEI é sempre um fator de ansiedade para as crianças, pais e professores. O cuidado especial com o período de adaptação é muito importante para um ótimo atendimento, proporcionando condições adequadas para um desenvolvimento integral das crianças.
Durante adaptação das crianças do BI A, as reações das crianças foram variadas: choro, resistência na separação dos pais, estranhavam diante de pessoas e situações diferentes das que não são familiares, algumas tiveram alterações de sono e resistência na alimentação e teve também as que interagiram normalmente.
Hoje percebemos que a turma está muito bem adaptada, são crianças tranquilas que interagem bem com os amiguinhos e professoras.
Cabe ressaltar a importância do período de adaptação, pois é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, escola e família.












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