PROFESSORAS: MAURA ROZANA, ISOLDE, DILVA E VANDERLÉIA.
TÍTULO: ADAPTAÇÃO:
COLINHO, CARINHO E MUITA DIVERSÃO.
PROBLEMA: Que lugar é esse?
JUSTIFICATIVA: A entrada da criança em uma instituição infantil
implica na separação dos pais ou daquelas pessoas que constituem o seu
universo. Implica também a separação de um contexto físico, em que a criança
está habituada, juntamente com a sua mudança diária.
A fase de adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.
A fase de adaptação à creche significa a entrada da criança em um mundo diferente em que necessita da ajuda, interferência e proteção do adulto. É necessário que se transmita segurança, confiança, para aos poucos, ir conquistando seu espaço e aprendendo a conviver com outras pessoas, adultos e crianças.
“Marcado por encontros e desencontros, a
adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar
com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo
social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”.
(Luciana Wolker da Silva)
Pensando no
processo de adaptação como o único, pela singularidade de cada criança, pela
sua maneira de sentir, de se expressar, de assimilar e pensar o mundo
acreditamos que, para cada adaptação será necessário um olhar, uma escuta, uma
atenção e determinada ação.
Sem dúvida, a
convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a
possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus
conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos
se firmam e se constroem.
OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo espaço, a fim de constituir
vínculos e sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se
encontram.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover espaços/situações para que a criança
possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos
por meio da linguagem corporal e oral;
Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a
criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
Proporcionar atividades variadas realizando uma
observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os
registros e diagnósticos de cada criança;
Promover
o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com
adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente
suas possibilidades de comunicação;
Apreciar leitura de histórias;
Apresentar procedimentos de contato com os
livros;
Descobrir
o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
Desenvolver
a linguagem oral e corporal;
Ampliar
progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, rolar,
etc.);
Realizar atividades que desenvolvam e estimulem
a coordenação motora;
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
Experimentar
situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
Estimular a emissão de sons, balbucios e
palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
Desenvolver a percepção visual e auditiva;
Desenvolver a motricidade fina e ampla;
Promover
a integração família e escola;
Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que
trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e
seguro;
Interagir com outras crianças e adultos no dia da folia.
CONTEÚDOS:
Eu e
o outro (
Identidade e autonomia);
Exploração do espaço ( Identidade e autonomia);
Saúde
e bem estar: higiene e alimentação (Identidade e autonomia);
Coordenação
motora (
movimento);
Comunicação ( Linguagem);
Canto ( musica);
METODOLOGIA:
Músicas
cantadas variadas que envolvam: nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
Lembrança de boas vindas ( borboleta com bala de
goma);
CD
de músicas de vários ritmos.
DVD
musical.
Passeios pelas dependências da escola;
Explorar, brincar, subir, descer dos brinquedos
existentes no CEI;
Massagem relaxante;
Estimular as crianças para que sentem,
engatinhem; andem, etc;
Estimular as crianças a se alimentarem com o
cardápio do CEI;
Banho de piscina nos dias quentes;
Explorar espaços como a grama, areia, brita;
Participar do dia da folia e confecção de máscaras de carnaval.
CRONOGRAMA: 30 dias.
Este projeto será reaplicado sempre que houver a necessidade, ou a entrada de uma criança nova.
AVALIAÇÃO:
Este projeto será reaplicado sempre que houver a necessidade, ou a entrada de uma criança nova.
AVALIAÇÃO:
Expressa satisfação em estar no CEI;
Expressa sentimentos através de diferentes
linguagens;
Reconhece sua imagem no espelho;
Brinca com as outras crianças;
Reconhece o ambiente;
Demonstra coordenação motora em andar,
engatinhar, rolar, etc;
Explora
com prazer materiais variados;
A chegada de
cada criança no CEI é sempre um fator de ansiedade para as crianças, pais e
professores. O cuidado especial com o período de adaptação é muito importante
para um ótimo atendimento, proporcionando condições adequadas para um
desenvolvimento integral das crianças.
Durante
adaptação das crianças do BI A, as reações das crianças foram variadas: choro,
resistência na separação dos pais, estranhavam diante de pessoas e situações
diferentes das que não são familiares, algumas tiveram alterações de sono e
resistência na alimentação e teve também as que interagiram normalmente.
Hoje percebemos
que a turma está muito bem adaptada, são crianças tranquilas que interagem bem
com os amiguinhos e professoras.
Gostei muito, boas idéias! vão me ajudar na adaptação deste começo de ano.
ResponderExcluirMuito bom. Obrigada
ResponderExcluirAdorei esse projeto é exatamente o que preciso.Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirMuito bom...vai ajudar com toda certeza..obrigada.
ResponderExcluirMuito bom mesmo!!!
ResponderExcluirBom mesmo, vai me ajudar muito.
ResponderExcluirGOSTEI ME AJUDOU BASTANTE!
ResponderExcluirAmeiiii❤️irá me ajudar muitoooo.
ResponderExcluirÓtimo projeto ! Irá me auxiliar no próximo ano com os bebês!
ResponderExcluirMuito obrigada