terça-feira, 5 de março de 2013

TURMA:JARDIM A
PROFESSORAS: MARILENE, ANDRÉIA J. E JANINA.

TITULO: EU E O OUTRO

PROBLEMA: De que maneira devemos construir a identidade e a autonomia?

JUSTIFICATIVA: O nome é a primeira homenagem que os pais fazem aos seus filhos. É, portanto, repleto de significados, histórias, sentimentos e o primeiro elemento que irá constituir a identidade da criança, pois, é um dos fatores que a difere das outras, sua marca. A identidade, por sua vez, é determinante na formação do ser. Só consciente de si é que a criança pode relacionar-se com segurança e posicionar-se no mundo, tendo autonomia para ser socialmente e agir. Como explica o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (volume 2), “o desenvolvimento da identidade e da autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizados e aproveitados para o enriquecimento de si próprias”. Sendo assim, ambas, tanto a autonomia quanto a identidade, auxiliam no desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente ás diferentes situações de vida, e partem, primeiramente, da consciência de seu próprio nome, oral e escrito, e, posteriormente, do seu corpo, gênero e personalidade.

Tendo em vista essas premissas, a instituição pode desempenhar um de seus papéis principais: ser a primeira referencia de convívio social e, consequentemente, protagonista na formação de pessoas, não apenas do ponto de vista da educação formal, mas também social, formando cidadãos. Dessa forma é essencial que as crianças percebam as igualdades e diferenças, assim, como as mudanças ocorridas no meio em que vivemos, portanto, enquanto professoras, propiciaremos situações de ajuda mútua e cooperação, estimulando a troca entre as crianças e o respeito ás diferenças. Para isso, desenvolvemos algumas atividades que serão fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades e a percepção de suas habilidades e competências.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;

·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;

·          Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

·          Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;

·          Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;

·          Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, ficha com nomes, música) a fim de reconhecer a função da escrita e aprimorar-se de algumas noções de letramento;

·         Identificar papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;

·         Participar de brincadeiras musicais;

·          Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;

·         Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;

·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;

·         Desenvolver noções de comprimento, peso, volume, tempo, temperatura, velocidade nas diferentes situações de aprendizagem a fim de que se aproprie destes conceitos;

·         Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;

·         Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora fina;

·         Desenvolver atitudes de interesse para com corpo humano a fim de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das demais crianças;

·         Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;

 

CONTEÚDOS:

·         Eu e o outro, cuidado com o corpo, nome, comunicação e expressão: oral, corporal, escrita e exploração do espaço (identidade e autonomia);

·         Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);

·         Expressão oral e corporal, canto e linguagem musical(música);

·         Comunicação, linguagem oral, escrita e corporal, gêneros e formas de expressão (linguagem);

·         Família, higiene e escola ( natureza e sociedade);

·         Contagem oral, comparação, raciocínio lógico, número e velocidade

(rápido, lento, depressa, devagar) (matemática);

·         Coordenação motora fina e ampla, sensações, expressividade e corpo humano (movimento).

 

METODOLOGIA:

·         Iniciar, discutindo em nossa roda de conversa sobre as diferenças, que cada um de nós possui sua própria identidade, que temos características diferentes e que nenhum amiguinho é igual ao outro;

·          Decorar a porta da sala referente ao projeto que está sendo desenvolvido;

·         Enviar uma entrevista para os pais ou responsáveis, conhecendo a visão dos pais sobre seus filhos e um pouco de sua história. Por meio desse trabalho, falamos sobre a escolha do nome de cada um e suas características. Em seguida, iremos realizar ilustrações do corpo usando papel Kraft, com cada criança em tamanho natural e pintar com tinta guache;

·         Pedir para os pais mandarem uma foto atual de seu filho (a), onde as crianças observaram cada amigo que aparece nas fotos;

·         Cantar a música boa tarde amiguinho, como vai? Diferenciando pelo nome de cada um, e observando a preocupação de reconhecer e procurar onde o amigo se encontra;

·         Levar para dentro da roda de conversa o texto: por enquanto eu sou pequeno, medindo cada criança com barbante fazendo com que perceba o quanto ela é única (gráfico de altura);

·         Outro momento trabalhar com algo que chama muita atenção das crianças: a caixa surpresa. Sendo um momento mágico, onde as crianças se entregam a imaginação e a curiosidade em saber o que tem dentro dela;

·         Visita ao berçário (observação dos bebês, refletir sobre como eram quando eram bebês, e os cuidados necessários);

·         Momento do toque (cabra cega);

·         Contação de histórias: (Mamãe Botou Um Ovo ( Balbete Cole), Os Dez Amiguinhos (Ziraldo), Menino Maluquinho (Ziraldo);

·         Desenho no asfalto com giz, completando o que falta no corpo;

·         Desenho com guache (auto retrato no espelho);

·         Músicas: quando eu era neném, boneca de lata, cabeça, ombro, joelho e pé, pezinho, dedinhos, casinha, meu corpo, ai bota aqui seu pezinho, polegares, lavar as mãos e palminhas;

·         Livro aqui tem um pouco da minha história: impressão digital (capa) entrevista com a família, aqui está a minha mamãe grávida, esperando este momento importante, que é a minha chegada (colar foto da mamãe grávida), já fui bebê e também era assim (recorte e colagem), a cada dia que passa estou me desenvolvendo. Agora já sou assim (fotografar cada criança e colar a foto), meu nome é (escrever o nome de cada criança pontilhados onde irão fazer bolinhas de papel crepom e colar nas letras), tenho uma família e com desenhos vou representar (carimbar a mão com tinta guache e escolher cada dedo para ser um membro da família) ;

·         Escrever o nome com o auxílio da professora e sozinho;

·         Modelagem com as mãos utilizando massa de modelar: identificando as partes do corpo;

·         Brincadeiras de falar baixinho no ouvido e brincadeiras de estátua;

·         Pula corda;

·         Contar a história do menino maluquinho e montar um painel  com formas geométricas (cortar espuma de louça em formas de triângulo, círculo e quadrado) em seguida carimbar no papel Kraft com tinta guache) ;

·         Oferecer giz para que as crianças utilizam o quadro, possam fazer seus registros e tenham habilidade para segurar e manusear o material (rabiscar e identificar a letra inicial do nome);

·         Escrever a letra inicial do nome em uma folha A4, e oferecer as crianças tiras de debrum para os mesmos colarem em cima da letra;

·         Completar seu retrato (olhos, boca e nariz) com lápis de cor e o corpo com retalhos de tecidos, e impressão digital com tinta guache;

·         Assistir DVD referente ao projeto;

·         Circuito: o que eu consigo fazer com o meu corpo; 

·         Auxiliar o grupo para realizarmos um momento fotográfico, no qual escolhemos o canto da sala e os amigos se prepararam para serem fotografados;

·         Confeccionar um mural com TNT e bolsos, onde iremos colar em cada bolso um a ficha de chamada com suas fotos seguido de seus nomes. O objetivo é que cada criança identifique a letra inicial de seu nome.

CRONOGRAMA: 11 Á 28 DE FEVEREIRO.

AVALIAÇÃO:

·         Vivenciou bem o processo de adaptação;

·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;

·         Brinca com outras crianças;

·         Reconhece seus colegas de sala e professores;

·         Explora com prazer materiais variados;

·         Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas);

·         Rabisca;

·         Reconhece cores e formas;

·         Participa de brincadeiras musicais;

·         Reconhece, produz e imita sons diferenciados;

·         Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;

·         Participa de brincadeiras musicais;

·         Responde ás perguntas dirigidas;

·         Comunica-se através de gestos, sinais e linguagem corporal;

·         Presta atenção ao ouvir alguém falando;

·         Demonstra capacidade de memorização;

·         Respeita regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpe, por favor, com licença, obrigado;

·         Brinca reconhecendo a natureza e a sociedade em que vive;

·         Demonstra noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e formas) ;

·         Realiza contagem oral;

·         Brinca de contar;

·         Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);

·         Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição;

·         Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos.

O projeto aguçou bastante a curiosidade das crianças, onde através de fotos identificaram as diferenças entre eu e o outro, conhecendo e identificando seu auto retrato, esboçando as letras do alfabeto, através de músicas infantis, histórias e atividades referente ao projeto. A avaliação aconteceu diariamente por meio de observação das atividades realizadas, sendo que o maior objetivo era incentivar as crianças a identificar a letra inicial do seu nome. Dessa forma percebemos que as crianças apresentam habilidades para desenvolver atividades de traçados das letras e que no final do projeto a grande maioria das crianças já reconhecem a letra inicial do seu nome e de alguns coleguinhas nos mais variados contextos.









 

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