PROFESSORAS: MARILENE, ANDRÉIA J. E JANINA.
TITULO:
EU E O OUTRO
PROBLEMA:
De que maneira devemos construir a
identidade e a autonomia?
JUSTIFICATIVA: O nome é a primeira homenagem que os
pais fazem aos seus filhos. É, portanto, repleto de significados, histórias,
sentimentos e o primeiro elemento que irá constituir a identidade da criança,
pois, é um dos fatores que a difere das outras, sua marca. A identidade, por
sua vez, é determinante na formação do ser. Só consciente de si é que a criança
pode relacionar-se com segurança e posicionar-se no mundo, tendo autonomia para
ser socialmente e agir. Como explica o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil (volume 2), “o desenvolvimento da identidade e da autonomia está
intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações
sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer
com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento
do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizados e
aproveitados para o enriquecimento de si próprias”. Sendo assim, ambas, tanto a
autonomia quanto a identidade, auxiliam no desenvolvimento e uso dos recursos
pessoais para fazer frente ás diferentes situações de vida, e partem,
primeiramente, da consciência de seu próprio nome, oral e escrito, e,
posteriormente, do seu corpo, gênero e personalidade.
Tendo em vista essas premissas, a
instituição pode desempenhar um de seus papéis principais: ser a primeira
referencia de convívio social e, consequentemente, protagonista na formação de
pessoas, não apenas do ponto de vista da educação formal, mas também social,
formando cidadãos. Dessa forma é essencial que as crianças percebam as
igualdades e diferenças, assim, como as mudanças ocorridas no meio em que
vivemos, portanto, enquanto professoras, propiciaremos situações de ajuda mútua
e cooperação, estimulando a troca entre as crianças e o respeito ás diferenças.
Para isso, desenvolvemos algumas atividades que serão fundamentais para o
desenvolvimento das crianças.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver uma
imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas
capacidades e a percepção de suas habilidades e competências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Expressar
suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus
argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
·
Manipular diferentes objetos e materiais,
explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Explorar o corpo com a voz, mãos, pés,
produzindo música;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memória musical;
·
Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura
infantil, ficha com nomes, música) a fim de reconhecer a função da escrita e
aprimorar-se de algumas noções de letramento;
·
Identificar
papéis sociais existentes em seu grupo de convívio;
·
Participar
de brincadeiras musicais;
·
Estabelecer comunicação através da linguagem
oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·
Explorar o
ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os
diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;
·
Utilizar a
contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a
necessidade;
·
Desenvolver
noções de comprimento, peso, volume, tempo, temperatura, velocidade nas
diferentes situações de aprendizagem a fim de que se aproprie destes conceitos;
·
Movimentar
e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·
Explorar e
utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para
desenvolver a coordenação motora fina;
·
Desenvolver
atitudes de interesse para com corpo humano a fim de familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo e das demais crianças;
·
Brincar com
diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
CONTEÚDOS:
·
Eu e o
outro, cuidado com o corpo, nome, comunicação e expressão: oral, corporal,
escrita e exploração do espaço (identidade
e autonomia);
·
Exploração
de diferentes materiais, fazer artístico, observação e conversação sobre
imagens e objetos (artes visuais);
·
Expressão
oral e corporal, canto e linguagem musical(música);
·
Comunicação,
linguagem oral, escrita e corporal, gêneros e formas de expressão (linguagem);
·
Família,
higiene e escola ( natureza e
sociedade);
·
Contagem
oral, comparação, raciocínio lógico, número e velocidade
(rápido, lento,
depressa, devagar) (matemática);
·
Coordenação
motora fina e ampla, sensações, expressividade e corpo humano (movimento).
METODOLOGIA:
·
Iniciar,
discutindo em nossa roda de conversa sobre as diferenças, que cada um de nós
possui sua própria identidade, que temos características diferentes e que
nenhum amiguinho é igual ao outro;
·
Decorar a porta da sala referente ao projeto
que está sendo desenvolvido;
·
Enviar uma
entrevista para os pais ou responsáveis, conhecendo a visão dos pais sobre seus
filhos e um pouco de sua história. Por meio desse trabalho, falamos sobre a
escolha do nome de cada um e suas características. Em seguida, iremos realizar
ilustrações do corpo usando papel Kraft, com cada criança em tamanho natural e
pintar com tinta guache;
·
Pedir para
os pais mandarem uma foto atual de seu filho (a), onde as crianças observaram
cada amigo que aparece nas fotos;
·
Cantar a
música boa tarde amiguinho, como vai? Diferenciando pelo nome de cada um, e
observando a preocupação de reconhecer e procurar onde o amigo se encontra;
·
Levar para
dentro da roda de conversa o texto: por enquanto eu sou pequeno, medindo cada
criança com barbante fazendo com que perceba o quanto ela é única (gráfico de
altura);
·
Outro
momento trabalhar com algo que chama muita atenção das crianças: a caixa
surpresa. Sendo um momento mágico, onde as crianças se entregam a imaginação e
a curiosidade em saber o que tem dentro dela;
·
Visita ao
berçário (observação dos bebês, refletir sobre como eram quando eram bebês, e
os cuidados necessários);
·
Momento do
toque (cabra cega);
·
Contação de
histórias: (Mamãe Botou Um Ovo ( Balbete Cole), Os Dez Amiguinhos (Ziraldo),
Menino Maluquinho (Ziraldo);
·
Desenho no
asfalto com giz, completando o que falta no corpo;
·
Desenho com
guache (auto retrato no espelho);
·
Músicas:
quando eu era neném, boneca de lata, cabeça, ombro, joelho e pé, pezinho,
dedinhos, casinha, meu corpo, ai bota aqui seu pezinho, polegares, lavar as
mãos e palminhas;
·
Livro aqui
tem um pouco da minha história: impressão digital (capa) entrevista com a
família, aqui está a minha mamãe grávida, esperando este momento importante,
que é a minha chegada (colar foto da mamãe grávida), já fui bebê e também era
assim (recorte e colagem), a cada dia que passa estou me desenvolvendo. Agora
já sou assim (fotografar cada criança e colar a foto), meu nome é (escrever o
nome de cada criança pontilhados onde irão fazer bolinhas de papel crepom e
colar nas letras), tenho uma família e com desenhos vou representar (carimbar a
mão com tinta guache e escolher cada dedo para ser um membro da família) ;
·
Escrever o
nome com o auxílio da professora e sozinho;
·
Modelagem
com as mãos utilizando massa de modelar: identificando as partes do corpo;
·
Brincadeiras
de falar baixinho no ouvido e brincadeiras de estátua;
·
Pula corda;
·
Contar a
história do menino maluquinho e montar um painel com formas geométricas (cortar espuma de louça
em formas de triângulo, círculo e quadrado) em seguida carimbar no papel Kraft
com tinta guache) ;
·
Oferecer
giz para que as crianças utilizam o quadro, possam fazer seus registros e
tenham habilidade para segurar e manusear o material (rabiscar e identificar a
letra inicial do nome);
·
Escrever a
letra inicial do nome em uma folha A4, e oferecer as crianças tiras de debrum
para os mesmos colarem em cima da letra;
·
Completar
seu retrato (olhos, boca e nariz) com lápis de cor e o corpo com retalhos de
tecidos, e impressão digital com tinta guache;
·
Assistir
DVD referente ao projeto;
·
Circuito: o
que eu consigo fazer com o meu corpo;
·
Auxiliar o
grupo para realizarmos um momento fotográfico, no qual escolhemos o canto da
sala e os amigos se prepararam para serem fotografados;
·
Confeccionar
um mural com TNT e bolsos, onde iremos colar em cada bolso um a ficha de
chamada com suas fotos seguido de seus nomes. O objetivo é que cada criança
identifique a letra inicial de seu nome.
CRONOGRAMA: 11 Á 28 DE FEVEREIRO.
AVALIAÇÃO:
·
Vivenciou
bem o processo de adaptação;
·
Comunica
ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·
Brinca com
outras crianças;
·
Reconhece
seus colegas de sala e professores;
·
Explora com
prazer materiais variados;
·
Explora as
possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e
texturas);
·
Rabisca;
·
Reconhece
cores e formas;
·
Participa
de brincadeiras musicais;
·
Reconhece,
produz e imita sons diferenciados;
·
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons;
·
Participa
de brincadeiras musicais;
·
Responde ás
perguntas dirigidas;
·
Comunica-se
através de gestos, sinais e linguagem corporal;
·
Presta
atenção ao ouvir alguém falando;
·
Demonstra
capacidade de memorização;
·
Respeita
regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpe, por favor,
com licença, obrigado;
·
Brinca
reconhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
·
Demonstra
noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e formas)
;
·
Realiza
contagem oral;
·
Brinca de
contar;
·
Demonstra
coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
·
Explora os
diferentes espaços oferecidos pela instituição;
·
Demonstra
prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos.
O projeto aguçou
bastante a curiosidade das crianças, onde através de fotos identificaram as
diferenças entre eu e o outro, conhecendo e identificando seu auto retrato,
esboçando as letras do alfabeto, através de músicas infantis, histórias e
atividades referente ao projeto. A avaliação aconteceu diariamente por meio de
observação das atividades realizadas, sendo que o maior objetivo era incentivar
as crianças a identificar a letra inicial do seu nome. Dessa forma percebemos que
as crianças apresentam habilidades para desenvolver atividades de traçados das
letras e que no final do projeto a grande maioria das
crianças já reconhecem a letra inicial do seu nome e de alguns coleguinhas nos
mais variados contextos.
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