terça-feira, 5 de março de 2013

PROJETO: UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE - BERÇÁRIO I B

TURMA: BI B

PROFESSORAS: JURÁRIA, MARIA TATIANA, VALMIRA, ILINISE.


UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE

Problema:
De que maneira realizar momentos de prazer onde a ausência dos familiares seja amenizada?
Justificativa:
Os primeiros dias no CEI geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustia medo e duvidas em pais professores e crianças. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao CEI planejando atividades que garantam uma inserção gradativa envolvendo todos em um ambiente objetivo e acolhedor. Criar um ambiente saudável onde a criança ira permanecer por varias horas longe de seus familiares ambiente este que devera suprir a dependência tanto física quanto o emocional em relação ao adulto nas rotinas de cuidados (higiene, limpeza, saúde).
            Desta forma a criança inicia suas experiências com o mundo físico e social, onde estabelece interações com o grupo de pessoas para se desenvolver.

Objetivo Geral: Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de conhecimentos e construção de vínculos afetivos entre as crianças, professoras, instituição e familiares a fim de que todos possam conhecer e viver novas experiências, expressando seus sentimentos e emoções livremente.
 
Objetivos específicos:
Promover confiança no ambiente da instituição vivenciando um processo de adaptação;
Brincar com as demais crianças do grupo da instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manipular diferentes objetos e materiais explorando características e possibilidade de manuseio;
Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.
 
Conteúdos:
Eu e o outro, adaptação, família e exploração (identidade e autonomia).
Coordenação motora corpo humano e sensações (movimento).
Comunicação, linguagem oral e corporal (linguagem)
Exploração de diferentes tipos de materiais, fazer artístico (artes visuais)
Expressão oral e corporal, ritmos e gêneros musicais (musica)
Família (natureza e sociedade).
 
Metodologia
-Cantar fazer gestos, dançar utilizando recursos como rádio, CDS, etc...
-Sentar no chão e participar das brincadeiras (interferindo ou não em sua escolha.)
-Manusear objetos coloridos e sonoros para chamar atenção.
-Evitar ao máximo que as crianças chorem deixa-las mais tranquilas possíveis no ambiente que se encontram.
-Alimenta-las e higieniza-las adequadamente sempre buscando o bem estar enquanto permanecerem no CEI.
-Sempre que possível leva-las a outros ambientes, salas corredores e solário.
-Dar banho sempre que necessário possibilitando um contato maior com a criança e proporcionado prazer e descontração neste momento.
-Cuida-las com muito afeto e carinho para que ela sinta se amada e protegida.
-Confecção de uma lembrança.
-Confecção de mural para enfeite da sala onde se torne um ambiente aconchegante.
 
Cronograma:
Este projeto devera ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças no berçário I é constante.
 
Avaliação:
-Reconhece pessoas do seu convívio.
-Manifesta confiança no ambiente da instituição.
-Reconhece som do seu próprio nome.
-Explora sons, texturas e imagens.
-Chora e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo sons.
-Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
 
Os primeiros dias no CEI geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustia, medo e dúvidas entre pais, crianças e professores. Pensando nisso proporcionamos um ambiente acolhedor, através de muito carinho, amor e dedicação. Hoje é gratificante ver o entusiasmo das crianças ao chegarem, no momento das brincadeiras e entre outros. O desenvolvimento e aprendizado das crianças está ocorrendo através de estímulos e desafios, exploração e descobertas, sempre com um olhar atento das professoras.











Um comentário: