TURMA: BI B
PROFESSORAS: JURÁRIA, MARIA TATIANA, VALMIRA, ILINISE.
UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE
Problema:
De que maneira realizar momentos de prazer onde a ausência
dos familiares seja amenizada?
Justificativa:
Os
primeiros dias no CEI geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustia medo
e duvidas em pais professores e crianças. Considerando esse momento muito
importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do
ambiente familiar ao CEI planejando atividades que garantam uma inserção
gradativa envolvendo todos em um ambiente objetivo e acolhedor. Criar um
ambiente saudável onde a criança ira permanecer por varias horas longe de seus
familiares ambiente este que devera suprir a dependência tanto física quanto o
emocional em relação ao adulto nas rotinas de cuidados (higiene, limpeza, saúde).
Desta forma a criança inicia suas experiências com o
mundo físico e social, onde estabelece interações com o grupo de pessoas para
se desenvolver.
Objetivo Geral: Oferecer tranquilidade e fazer com
que todos se sintam seguros, pois é um momento de conhecimentos e construção de
vínculos afetivos entre as crianças, professoras, instituição e familiares a
fim de que todos possam conhecer e viver novas experiências, expressando seus
sentimentos e emoções livremente.
Objetivos específicos:
Promover confiança no
ambiente da instituição vivenciando um processo de adaptação;
Brincar com as demais crianças do grupo da instituição
a fim de interagir e socializar-se;
Manipular diferentes objetos e materiais explorando
características e possibilidade de manuseio;
Estabelecer comunicação através da linguagem oral e
corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.
Conteúdos:
Eu e o outro, adaptação, família e exploração
(identidade e autonomia).
Coordenação motora corpo humano e sensações
(movimento).
Comunicação, linguagem oral e corporal (linguagem)
Exploração de diferentes tipos de materiais, fazer
artístico (artes visuais)
Expressão oral e corporal, ritmos e gêneros musicais
(musica)
Família (natureza e sociedade).
Metodologia
-Cantar fazer gestos, dançar utilizando recursos como rádio,
CDS, etc...
-Sentar no chão e participar das brincadeiras (interferindo
ou não em sua escolha.)
-Manusear objetos coloridos e sonoros para chamar
atenção.
-Evitar ao máximo que as crianças chorem deixa-las
mais tranquilas possíveis no ambiente que se encontram.
-Alimenta-las e higieniza-las adequadamente sempre
buscando o bem estar enquanto permanecerem no CEI.
-Sempre que possível leva-las a outros ambientes,
salas corredores e solário.
-Dar banho sempre que necessário possibilitando um
contato maior com a criança e proporcionado prazer e descontração neste
momento.
-Cuida-las com muito afeto e carinho para que ela
sinta se amada e protegida.
-Confecção de uma lembrança.
-Confecção de mural para enfeite da sala onde se torne
um ambiente aconchegante.
Cronograma:
Este projeto devera ser trabalhado o ano inteiro, pois
o fluxo de crianças no berçário I é constante.
Avaliação:
-Reconhece pessoas do seu convívio.
-Manifesta confiança no ambiente da instituição.
-Reconhece som do seu próprio nome.
-Explora sons, texturas e imagens.
-Chora e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo
sons.
-Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
Os primeiros dias no CEI geram
expectativas, ansiedade, insegurança, angustia, medo e dúvidas entre pais,
crianças e professores. Pensando nisso proporcionamos um ambiente acolhedor,
através de muito carinho, amor e dedicação. Hoje é gratificante ver o
entusiasmo das crianças ao chegarem, no momento das brincadeiras e entre
outros. O desenvolvimento e aprendizado das crianças está ocorrendo através de
estímulos e desafios, exploração e descobertas, sempre com um olhar atento das
professoras.
Amei.
ResponderExcluir