PROFESSORAS: Dalva, Josiane e Rosana M.,
TÍTULO: O CAMINHÃO
PROBLEMA: O QUE O CAMINHÃO FAZ?
JUSTIFICATIVA: Em uma manhã enquanto brincávamos
no bosque, as crianças escutaram um barulho na estrada e foram observar o que era.
Avistaram um caminhão passando e gritavam “caminhão prô”. Partindo deste fato e
também do CEI localizar-se em um lugar de trânsito intenso de caminhões o
projeto vem com o intuito de sanar a curiosidade das crianças e de oportunizar
a chance de conhecer mais sobre o caminhão e ao mesmo tempo compreenderem
algumas regras e sinais de trânsito.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
CERTEZAS:
DÚVIDAS:
O que é um caminhão Quem dirige o caminhão?
Ele é grande
Como ele anda na estrada?
O caminhão tem rodas
O caminhão anda na estrada
Tem buzina
OBJETIVO GERAL:
Conhecer um caminhão que carrega água a fim de
saber o que ele faz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer algumas regras e placas de trânsito;
Identificar alguns meios de transporte;
Construir bons hábitos de respeito às regras e ao
próximo;
Cantar e interpretar músicas;
Comparar formas geométricas.
CONTEÚDOS:
Movimento: expressividade, coordenação motora;
Linguagem: oral, corporal, comunicação;
Natureza e Sociedade: comunidade, meios de
comunicação e transporte;
Artes e visuais: exploração de diferentes
materiais, linguagem visual;
Música: expressão oral e corporal, canto.
METODOLOGIA:
Confecção de um caminhão com turma com caixa de
papelão;
Conversa com o motorista;
Passeio pela cidade observando a sinalização;
Procura em revistas figuras de caminhões e outros
meios de transporte e recorte para confecção de um cartaz;
Rodas de conversas;
Músicas sobre o trânsito;
Confecção de semáforos;
Brincadeira de circuito de trânsito.
CRONOGRAMA:
15 dias
AVALIAÇÃO:
Identifica regras e sinais de trânsito?
Reconhece os meios de transporte?
Consegue cantar as músicas e as reconhece?
O
caminhão d’água nos visitou em uma manhã e também à tarde. As crianças puderam
chegar perto, entrar na cabine e ver como a água jorra da parte traseira do
caminhão.
Alguns estranharam e até choraram ao se
aproximar-se, mas no geral todos aplaudiram e demonstraram euforia.
Durante
sua visita foi possível conversar com o motorista, conhecer a sua importância e
observá-lo de perto. Falou-se sobre os
meios de transportes e as regras e sinais de trânsito.
Uma professora que estava realizando seu estágio
no período da tarde, falou ainda mais sobre o assunto e confeccionou carros de
garrafas pet e quebra-cabeças sobre o assunto.
Durante o ano será abordado novamente o assunto
reforçando o que foi falado e o que passou despercebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário