segunda-feira, 25 de março de 2013


PROFESSORAS: Dalva, Josiane e Rosana M.,

TÍTULO: O CAMINHÃO

PROBLEMA: O QUE O CAMINHÃO FAZ?


JUSTIFICATIVA: Em uma manhã enquanto brincávamos no bosque, as crianças escutaram um barulho na estrada e foram observar o que era. Avistaram um caminhão passando e gritavam “caminhão prô”. Partindo deste fato e também do CEI localizar-se em um lugar de trânsito intenso de caminhões o projeto vem com o intuito de sanar a curiosidade das crianças e de oportunizar a chance de conhecer mais sobre o caminhão e ao mesmo tempo compreenderem algumas regras e sinais de trânsito.


CONHECIMENTOS PRÉVIOS:

CERTEZAS:                                                                      DÚVIDAS:

O que é um caminhão                                                   Quem dirige o caminhão?

Ele é grande                                                               Como ele anda na estrada?

O caminhão tem rodas

O caminhão anda na estrada

Tem buzina


OBJETIVO GERAL:

Conhecer um caminhão que carrega água a fim de saber o que ele faz.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer algumas regras e placas de trânsito;

Identificar alguns meios de transporte;

Construir bons hábitos de respeito às regras e ao próximo;

Cantar e interpretar músicas;

Comparar formas geométricas.


CONTEÚDOS:

Movimento: expressividade, coordenação motora;

Linguagem: oral, corporal, comunicação;

Natureza e Sociedade: comunidade, meios de comunicação e transporte;

Artes e visuais: exploração de diferentes materiais, linguagem visual;

Música: expressão oral e corporal, canto.


METODOLOGIA:

Confecção de um caminhão com turma com caixa de papelão;

Conversa com o motorista;

Passeio pela cidade observando a sinalização;

Procura em revistas figuras de caminhões e outros meios de transporte e recorte para confecção de um cartaz;

Rodas de conversas;

Músicas sobre o trânsito;

Confecção de semáforos;

Brincadeira de circuito de trânsito.


CRONOGRAMA:

15 dias


AVALIAÇÃO:

Identifica regras e sinais de trânsito?

Reconhece os meios de transporte?

Consegue cantar as músicas e as reconhece?

      O caminhão d’água nos visitou em uma manhã e também à tarde. As crianças puderam chegar perto, entrar na cabine e ver como a água jorra da parte traseira do caminhão.

Alguns estranharam e até choraram ao se aproximar-se, mas no geral todos aplaudiram e demonstraram euforia.

     Durante sua visita foi possível conversar com o motorista, conhecer a sua importância e observá-lo de perto.  Falou-se sobre os meios de transportes e as regras e sinais de trânsito.

Uma professora que estava realizando seu estágio no período da tarde, falou ainda mais sobre o assunto e confeccionou carros de garrafas pet e quebra-cabeças sobre o assunto.

Durante o ano será abordado novamente o assunto reforçando o que foi falado e o que passou despercebido.












Nenhum comentário:

Postar um comentário